Pergunta: Que princípios da Filosofia Rosacruz você considera sendo os mais valiosos para ajudar a humanidade em geral a resolver os problemas da vida dela?

PorFraternidade Rosacruz de Campinas

Pergunta: Que princípios da Filosofia Rosacruz você considera sendo os mais valiosos para ajudar a humanidade em geral a resolver os problemas da vida dela?

Resposta: Os dois principais ensinamentos necessários para auxiliar a humanidade na solução dos problemas da vida dela são uma completa compreensão da Lei de Causa e Efeito e um conhecimento da Doutrina do Renascimento ou Lei do Renascimento.

Essas duas Leis contêm os princípios vitais que são da maior importância para todos. A Lei de Causa e Efeito nos ensina que as circunstâncias atuais de nossas vidas têm por causa as nossas ações passadas e somente nós somos responsáveis por elas. Se não gostamos do nosso atual ambiente, então, tendo-o feito, podemos certamente mudá-lo tão logo tenhamos aprendido as lições que nele se apresentam. A vida não é um acontecimento sem esperança. Assim que estivermos prontos para um novo ambiente, ele estará pronto para nós. A vida é um processo ativo. Devemos estar bem despertos e alertas, prontos para aproveitar todas as oportunidades oferecidas e ansiosos para aprender as lições ali contidas.

Um conhecimento da Doutrina do Renascimento nos revela a justiça perfeita no grande Plano Cósmico. O que somos hoje são os resultados de nossos “ontens” (ou vidas passadas), e os nossos “amanhãs” (vidas futuras) dependem de nós hoje. Sempre há oportunidades à nossa frente. Fizemos de nós, o que somos hoje e, com o tempo, podemos nos tornar o que gostaríamos de ser.

Cabe a nós desenvolver as potencialidades do Deus interno. Outros podem apontar o caminho, mas nós devemos fazer o trabalho pelo fato do renascimento nos proporcionar repetidas oportunidades. Aqueles que amamos em uma vida, certamente encontraremos entre vidas nos Mundos celestes, bem como no nosso retorno à Terra em mais um renascimento aqui. À medida que crescemos na Graça de Deus, deixamos de ter inimigos, pois nos sublimamos demais para abrigar ressentimentos. Nós amamos a eles, independentemente de sermos retribuídos ou não e, em última análise, esse amor atrai todos os demais até nós em laços de perfeita saúde e confiança.

Com o conhecimento dessas duas grandes Leis, Causa e Efeito e Renascimento, para nos ajudar, aos poucos vamos aprendendo a resolver todos os problemas que nos são apresentados, e a vida se torna um regozijo.

(Publicado na Revista Rays from the Rose Cross de março/1964 e traduzido pelos irmãos e pelas irmãs da Fraternidade Rosacruz em Campinas – SP – Brasil)

Sobre o autor

Fraternidade Rosacruz de Campinas administrator

Deixe uma resposta

Idiomas