O Discípulo Tomé se correlaciona com o Signo de Gêmeos
O discípulo correlacionado com gêmeos é Tomás (ou Tomé) quem se identificou tão intimamente com cristo que suas dúvidas, próprias da mente morta, foram transcendidas por uma compreensão dinâmica dos poderes de cristo anteriormente latentes dentro dele. Realizou muitos e maravilhosos milagres logo que esta transformação teve lugar.
Tomé representa a dúvida e o ceticismo que necessariamente nasce durante o treinamento intelectual. Dúvida e ceticismo são dois dos maiores impedimentos enfrentados pelo moderno aspirante, na aquisição direta do conhecimento. As palavras do mestre para Tomé: “não sejas incrédulo, mas crê”, ainda estão ecoando através dos éteres. Não podemos esperar progressos longos no caminho, enquanto o estágio de Tomé de desenvolvimento não passe.
Tomé estava no limiar da compreensão, como por exemplo, quando testemunhou a ressurreição de Lázaro, mas na ocasião em que o mestre foi preso em Getsemani, ele foi dominado pela dúvida e conflito, e no momento da crucificação, ele fugiu. Na sua mente tortuosa, ele carregou a memória do corpo quebrado e do lado ferido, mas em seu coração, ele reteve como uma música escondida, as cadências divinas: “pai, perdoa-os, pois não sabem o que fazem”.
No final da triste semana da paixão do mestre, ele retornou a Jerusalém, onde os éteres já eram vibrantes com os ritmos dos hinos iniciáticos alegres da ressureição: “eu sou a ressureição e a vida”. Aqui, sua dedicação foi completa. Com as palavras, “meu senhor e meu deus,” um novo Tomé surgiu ao mundo, e seu coração incendiou e seus lábios se tocaram com aquela luz que nasceu da sintonia do amor que é eterno.
Na Índia, existe uma seita numerosa, com milhares de membros que se intitulam: “os cristãos São Tomé”, testemunhando os dias em que grandes trabalhos e milagres foram realizados pelo iluminado santo discípulo que fundou esta ordem.
(do Livreto: Corinne Heline – os 12 dias santos; a bíblia: o maravilhoso livro das épocas)
Sobre o autor