Ecos da Fraternidade Rosacruz em Campinas – SP – Brasil – Janeiro de 2021

PorFraternidade Rosacruz de Campinas

Ecos da Fraternidade Rosacruz em Campinas – SP – Brasil – Janeiro de 2021

O Ecos de um Centro Rosacruz tem como objetivo informar as atividades públicas de um Centro, bem como fornecer material de estudo sobre os assuntos estudados durante o mês anterior.

Para acessá-lo (formatado e com as figuras): ECOS nº 55 – Janeiro de 2021 (Pandemia/Trânsito do Sol/Os Quatro Reinos/O Segundo Céu/O Terceiro Céu/Preparações para o Renascimento/Quando levar um Trânsito astrológico a sério? Esses dados correspondem a algum acontecimento real?/eu poderia ingressar na 3ª Ordem Franciscana da Religião Católica sem prejuízo ao Probacionismo Rosacruz, já que lá eu poderia complementar muito meu crescimento espiritual inclusive com o serviço desinteressado?/Para que vivemos, para que estamos evoluindo, qual o objetivo final de tudo isso? Eu tenho um mapa astral tão ruim, minha vida foi um martírio/Um dia conversando com uma amiga percebi que ela estava sentindo os mesmos sintomas que eu. Como que ela sentiu os meus sintomas de ansiedade que eu? Será que é algo energético, espiritual? O que é essa energia e como lidar com isso?/Há uma intenção oculta em todas as coisas/Humildade/São João Evangelista/Normalmente, cremos que 25 de dezembro, celebrado como o Natal, termina o festival espiritual da estação do Solstício de Dezembro/Quem é o Cristo Cósmico?/Oração e Concentração/Qual é a simbologia contida na Capa do Conceito Rosacruz do Cosmos?/O que é ‘uitwaieen’, o simples remédio holandês para combater o estresse e as preocupações e como explicar isto usando os Ensinamentos Rosacruzes?/Visão da Fraternidade Rosacruz em relação à Acidentes Coletivos/ /Serviço de Auxílio e Cura: novembro e dezembro

Para acessar somente os textos:

A Fraternidade Rosacruz é uma escola de filosofia cristã, que tem por finalidade divulgar a filosofia dos Rosacruzes, tal como ela foi transmitida ao mundo por Max Heindel. Exercitando nosso papel de Estudantes da Filosofia Rosacruz, o entro Rosacruz de Campinas-SP-Brasil, edita o informativo: Ecos.

Informação

De acordo com as orientações da Organização Mundial da Saúde (OMS) na prevenção do avanço da pandemia de corona vírus (Covid 19), as atividades presenciais continuam suspensas em nossa sede em Campinas-SP por tempo indeterminado. Nossas reuniões semanais estão ocorrendo virtualmente.

Atividades gerais ocorridas em nosso Centro, no mês de Dezembro/20:

Trânsito do Sol pelo Signo de Capricórnio, em Janeiro

Como já foi dito, a força dourada de Cristo toca a periferia da Terra no Equinócio de Setembro, passa através do Mundo do Desejo em novembro (Escorpião) e através da Região Etérica do Mundo Físico em dezembro (Sagitário), para alcançar o coração do Planeta no momento do Solstício de Dezembro (Capricórnio).

Essa penetração final da força de Cristo até o centro da Terra marca a Noite Santa do ano, quando uma calma e um silêncio profundos impregnam a Terra inteira. Logo segue uma poderosa onda de todas as forças vitais do Planeta. É essa nova infusão de vida na natureza a que foi maravilhosamente descrita em várias lendas da Noite Santa, nas quais se assegura que, incluindo os membros dos reinos vegetal e animal, todos rendemos humilde obediência à mística hora da meia-noite.

Quando essa poderosa força de Cristo entra na Terra, é liberado um impulso que acelera a vida e espiritualiza as condições de toda a esfera terráquea. Como esse trabalho, sanador e redentor, vem se repetindo ano após ano, a Terra passará de um estado discordante para um estado de harmonia universal. O ódio, a inimizade e o conflito, finalmente desaparecerão. Então, aquela imagem gloriosa, descrita por Isaías a tanto tempo atrás, se converterá em uma realidade: “Ele julgará as nações, ele corrigirá a muitos povos. Estes quebrarão as suas espadas, transformando-as em relhas, e as suas lanças, a fim de fazerem podadeiras. Uma nação não levantará a espada contra a outra, e nem se aprenderá mais a fazer guerra”.

Assuntos abordados durante as Reuniões de Estudos desse mês:

Conceito Rosacruz do Cosmos: O Segundo Céu

O que as religiões chamam de Céu ou Paraíso Celestes?

Entende-se por Céu um estado feliz de consciência ou condição de ativa bem-aventurança, aonde vamos ao morrer, depois de passar pelo Purgatório. É formado por três níveis: Primeiro Céu, Segundo Céu e Terceiro Céu.

Como definimos o Segundo céu?

O Segundo Céu se encontra na Região do Pensamento Concreto. É o nosso lar. Lá o Ego permanece por séculos inteiros, assimilando o fruto de sua última vida terrestre e preparando as condições terrestres mais apropriadas para seu próximo passo no progresso.

O que significa “preparando as condições terrenas”?

Todos os habitantes do Mundo celeste trabalham sobre os modelos da Terra – a totalidade dos quais se encontra na Região do Pensamento Concreto – lhe alterando as formas físicas e produzindo-lhe mudanças graduais no aspecto. Assim, em cada retorno à vida física eles encontram um ambiente diferente onde podem adquirir novas experiências.

O nosso trabalho no Céu está limitado somente as alterações na superfície da Terra?

Não. Dirigidos por instrutores das mais elevadas Hierarquias Criadoras o Ego ocupa-se também, ativamente, em aprender como construir um corpo que tenha os melhores meios de expressão, inclusive os dos outros que estão em processo de renascimento.

No Segundo Céu conseguimos interagir com os Egos que estão renascidos aqui na Terra?

Sim. No Purgatório e Primeiro Céu não vemos e não nos relacionamentos com as pessoas que estão renascidos. Já no Segundo Céu, como não temos mais o Corpo de Desejos, podemos fazer esse contato sem desejo nenhum.

Somente em dois momentos depois da morte, conseguimos contatar as pessoas encarnadas:

  • Logo que a pessoa morre, enquanto ser apegado à Terra ele contata as pessoas que estão encarnadas, mas normalmente de fora negativa
  • Quando chegamos no segundo Céu, onde já descartamos o nosso Corpo de Desejos e estamos apenas de pose da Mente. Com a Mente podemos voltar e assistir o que acontece com os encarnados, conseguimos inclusive lançar orações no campo egóico dos mesmos; só que agora com o único interesse de fazer o bem.

Conceito Rosacruz do Cosmos: O Terceiro Céu

O que significa a expressão “chegar nu ao céu”

Por que existe a dor na nossa vida?

  • A dor é resultado da transgressão, sem transgressão não há dor.

Qual o papel dos Senhores ou Anjos do Destino?

  • Eles são responsáveis pelo planejamento e projeto da nossa vida futura. Temos que voltar ao caminho pelo nosso esforço pessoal e livre arbítrio, e eles criaram um sistema onde vamos tendo em ciclos essas oportunidades, e num processo cíclico vamos cada vez mais para cima, de ascensão, se não conseguimos resolver da primeira vez, vamos ter nova oportunidade, e vamos sendo auxiliados nesse processo. Depois do planejamento, os anjos fazem um projeto para nós. Temos ainda a Epigênese.

Alguém renascido, consegue funcionar na Região Abstrata

  • Sim, os Iniciados de 5º grau – Mistério Menores. Eles têm a competência de funcionar e entender como funciona a Região Abstrata e como funciona o Terceiro Céu.

Por que após um tempo no Terceiro Céu sentimos uma vontade imensa de retornar ao Mundo Físico?

  • Isso ocorre porque passamos a ter o entendimento dos nossos erros e das dívidas que temos, e queremos retornar para saldar essas dívidas e ter novas experiências.

Como podemos desenvolver a nossa Mente abstrata?

  • Estudando a astrologia espiritual, com o objetivo de cura.
  • Estudando matemática, aplicada ao dia-a-dia. Exercitando, por exemplo, técnicas mais fáceis de fazer contas.
  • Estudar o Esquema de Evolução.
  • Estudar músicas clássicas e elevadas.

Como saber se uma Música é elevada ou não?

  • A música não pode despertar vontade de dançar, e sim despertar saudades do Segundo e Terceiro Céu.
  • As músicas eruditas têm essa conotação.
  • Músicas relacionadas com os signos e com as coisas que temos dificuldades de usar.

Conceito Rosacruz do Cosmos – Preparações para o Renascimento

Em média, de quanto em quanto tempo (considerando a medida a partir daqui, do Mundo Físico) renascemos aqui? E Por que?

De 1000 em 1000 anos.

Porque pelo movimento conhecido como Precessão dos Equinócios, o Sol demora, em média, uns 2500 anos para percorrer um Signo. Renascendo de 1000 em 1000 anos e alternando os sexos aqui (pois a questão sexo está restrita aqui no Mundo Físico), temos a condição evolucionária de aprender as lições expressando as 2 qualidades distintas: a Vontade que é uma força masculina, aliada às forças solares e a Imaginação que é o poder feminino, aliada às forças lunares.

Como são montados os Panoramas da nossa vida Futura?

  • São montados pelos Anjos do Destino, com o conteúdo do nosso átomo semente e de acordo com as pessoas que estarão encarnadas e com quem precisamos nos relacionar. Nós apenas escolhemos, dentre os Panoramas que nos são apresentados.

Quando estamos renascidos, é possível sabermos as causas e efeitos dos principais eventos de nossa vida?

  • Sim através do estudo da astrologia, do estudo do nosso tema
  • Através do desenvolvimento da Clarividência voluntária

O que é Destino Maduro?

  • Refere-se à consequência que necessariamente deverão ser vivenciadas pela pessoa. No entanto, a Filosofia Rosacruz, uma Escola de Mistérios Ocidentais, ensina-nos que sempre há certa margem para a pessoa colocar coisas novas em movimento.

Em outras palavras, é possível modular a intensidade de um destino maduro, desde que a lição que se deve aprender tenha sido aprendida e o reequilíbrio com as forças da natureza, tenha sido reestruturado. Ver mais no Livro Filosofia Rosacruz em Perguntas e Respostas, Vol. II.

Depois de um tempo no Terceiro Céu, sentimos uma vontade de renascer o mais rápido que pudermos. Por que isso acontece?

  • Isso é inerente ao fato de, despido de toda ilusão, termos a certeza absoluta do porquê estamos percorrendo a roda de nascimentos e mortes: a necessidade de aprender lições que não aprendemos e, pior ainda, não aprendemos porque fizemos muito mal a muitos irmãos e irmãs não só na vida recém-finda, mas em várias vidas passadas.

E é essa certeza, unida a vontade intensa de se reformar intimamente, que nos impulsiona a querer voltar, a adquirir novas experiências, a evoluir para frente e para cima, cumprindo o Plano de Deus. É essa vontade que nos incentiva a começarmos a contemplar um novo nascimento aqui.

A hereditariedade (“coisas que herdei do meu pai e da minha mãe”) tem a haver com quais Corpos ou veículos meus? Por quê?

  • A hereditariedade diz respeito unicamente ao Corpo Denso, não às qualidades anímicas, que são completamente individuais. Não obstante, o Ego renascente também executa certa soma de trabalho em seu Corpo Denso ao incorporar-lhe a quintessência das qualidades físicas do passado. Atualmente é muito pouco, mas…sempre o suficiente para sermos expressão do nosso próprio espírito, diferente dos nossos pais. Assim, nenhum corpo é mescla exata das características físicas dos pais, ainda que o Ego se veja restringido a usar os materiais tomados dos corpos deles.

O Ego pode desistir de “viver essa vida escolhida”? O que acontece se ele tentar?

  • Quando uma vida particularmente penosa se revela nessa visão ao Ego retornante, no momento de sua entrada no útero, muitas vezes ele se apavora e, assim assustado, procura escapar da nova prisão. Porém, já não pode romper a conexão. Mas pode forçá-la, e o faz de tal maneira que a cabeça do Corpo Vital, que deveria permanecer concêntrica com a do Corpo Denso, fica deslocada, sobressaindo para cima da cabeça densa. Isso produz o idiota congênito.

Fraternidade Rosacruz – Algumas das perguntas que recebemos e que talvez possam ser dúvidas de mais Estudantes

  1. Pergunta: Tenho a dúvida de quando um Trânsito realmente oferece perigo ou causa real num Tema? não ando bem e gostaria de esclarecimento, quanto a alguns Aspectos no meu Tema. Como tenho passado por situações continuamente desagradáveis e atualmente algumas esquisitas, resolvi verificar os Trânsitos. Eu ainda não consigo calcular sozinha o meu mapa natal para ter certeza da sua composição por completo e poder progredir o mapa. O foco da minha pergunta é de quando levar um Trânsito a sério? Esses dados correspondem a algum acontecimento real?
    Resposta: Não leve esses trânsitos a sério! Aqui é pura ilusão sua. Esses dados não correspondem a nenhum acontecimento real!
    Nossa sugestão:
    1) Inscrever-se no Departamento de Cura da Fraternidade Rosacruz e SEGUIR RELIGIOSA, PERSISTENTE e A LONGO PRAZO as orientações passadas;
    2) Esforçar-se para terminar o Curso Preliminar de Filosofia Rosacruz e se capacitar para o segundo grau do Caminho Rosacruz: Estudante Regular;
    3) Assim que estiver apta, começar o Curso Elementar de Astrologia Rosacruz. Ao chegar na 5ª Lição já comece a levantar o seu Tema e a iniciar a primeira interpretação
    Enquanto isso:
    1) Oficie os Rituais diários e os específicos para cada data
    2) Faça os exercícios esotéricos diários: Retrospecção e Concentração
    3) Faça os exercícios esotéricos cotidianos: Observação, Discernimento, Concentração, Meditação, Oração, Devoção.
    4) Dissemine os Ensinamentos Rosacruzes na sua vida, na prática, por atos e obras

  2. Pergunta: sou Probacionista e sei da proibição de integrar outras ordens ocultistas, mas isso envolve as ordens católicas? Porque tenho interesse em participar da 3ª ordem franciscana. É uma ordem que busca vivenciar o evangelho de acordo com as regras estabelecidas por S Francisco de Assis, ou seja, não é ocultismo, e só um braço leigo de uma regra monástica do catolicismo tradicional, ortodoxo. Aí eu poderia ingressar sem prejuízo ao Probacionismo Rosacruz, já que lá eu poderia complementar muito meu crescimento espiritual inclusive com o serviço desinteressado? Grato.
    Resposta: Sobre ordens católicas: a Fraternidade Rosacruz é clara nessa questão. Não devemos pertencer a nenhuma outra ordem esotérica ou ocultista. Entretanto, ser membro de uma Religião Cristã, como a igreja católica por exemplo, é fundamental para o nosso avanço, especialmente para contrabalançar o nosso lado devocional, o lado místico, já que muitos de nós pendem, quando estão em uma escola ocultista como a Fraternidade Rosacruz, para o lado intelectual, mesmo a Escola ensinando a importantíssima prática do equilíbrio Cabeça-Coração e fornecendo todo o ensinamento para a prática do tal. A 3º Ordem Franciscana da igreja católica é excelente. Aliás a prática monástica da igreja católica é excelente para um Estudante Rosacruz! Vá em frente, só cuidado em abraçar os dogmas. Isso lhe trará conflitos internos. Apenas os compreenda como um ótimo instrumento para irmãos e irmãs que ainda necessitam desse tipo de ensinamento, antes de buscarem o domínio por si mesmo e ter, de fato, a lei dentro de si, que nos leva a fazer o bem pelo simples prazer de fazer o bem e não por regras estabelecidas; e, também, o fato de não ter que obedecer a outro ser humano por uma hierarquia imposta. É só não se deixar levar por isso e vivenciar as maravilhas que uma regra monástica nos apresenta: disciplina, humildade, cooperativismo, fraternidade e fazer o bem.

  3. Pergunta – Para que vivemos, para que estamos evoluindo, qual o objetivo final de tudo isso? Eu tenho um mapa astral tão ruim, minha vida foi um martírio e eu só melhorei depois de conhecer a astrologia e pesquisando no youtube conheci a Fraternidade Rosacruz que me ajudou imensamente a entender e aceitar as dores da vida os porquês de tudo isso, pois há uns anos atrás eu já havia desistido.
    Resposta – Vivemos para 2 coisas básicas: redimir os erros em vidas passadas em que fizemos muitos irmãos e irmãs sofrerem e se atrasarem no seu desenvolvimento e evolução (pagamento das nossas dívidas até chegarmos a terminar nossos relacionamentos pelo amor àqueles que tanto fizemos sofrer) E gerar somente causas boas, daqui para frente, de modo a chegar um dia e não termos mais “dívidas a pagar”. Nesse ponto nos libertaremos da roda de nascimentos e mortes e seremos de fato um “colaborador consciente” nesse Esquema de Evolução criado por Deus, nosso Pai e criador. Quaisquer outros 2 objetivos são subconjuntos desses 2 citados. Lembre-se: todo relacionamento que você tem só se realiza quando tiver amor (do seu lado para com o outro (a) – o do (a) outro (a) para com você é uma tarefa dele (a) e você não deve e nem pode se preocupar ou se ocupar com isso; apenas orar para que Deus o (a) ilumine e respeitar o livre arbítrio dele (a). Se você se manter firme no caminho espiritual servirá como exemplo e experimentará o resultado do dito popular: “uma palavra convence, mas um exemplo arrasta”.
    Seu “mapa astral” não é ruim! Quando você estava no 3º Céu escolhendo entre os Panoramas da próxima vida (essa que você está vivendo agora) foi você a única responsável por escolher esse “mapa astral”! Ninguém mais! Ele contém 2 coisas básicas: as lições que você tem a aprender- fruto de erros das vidas passadas onde você fez muitos irmãos (ãs) sofrerem – e as lições que você tem a aprender utilizando as qualidades boas e as virtudes que você cultivou nas vidas passadas e em relacionamentos com irmãos (ãs) realizados com amor. Encare-o de frente e veja como você foi corajosa, ousada e decidida em escolher esse panorama lá no 3º Céu. Lembremos sempre que “Deus nos dá o fardo que conseguimos carregar”. Nem mais, nem menos, mas o exato!
    Faça os Cursos de Astrologia Rosacruz (depois de terminado o Curso Preliminar de Filosofia Rosacruz, que lhe dará a base, o alicerce para entre os Cursos de Astrologia) e você verá o que estou lhe dizendo acima.
    Quanto a não poder comparecer: demos graças à Deus por estarmos na órbita de influência do Signo de Aquário (a Era Aquariana) e podermos nos dispor dessas tecnologias aquarianas que reduzem distâncias e nos aproxima mais uns dos outros! Aproveite ao máximo! Leia os artigos, textos e livros que disponibilizamos no site (veja aqui: www.fraternidaderosacruz.com), escreva colocando suas dúvidas e pedindo mais informações (ou por aqui ou pelo e-mail fraternidade@fraternidaderosacruz.com) e assista os nossos vídeos! Outra opção muito estimulada pelo próprio Max Heindel: veja se no seu entorno há Estudantes da Rosacruz e se junte formando um Grupo Informal de Estudos. O material e como conduzir nos lhe passamos. De repente, você está ao lado de Probacionistas da Rosacruz, que muito lhe ajudará e você nem sabe!

  4. Pergunta – eu tenho uma dúvida que parece ser banal, mas para mim é algo muito recorrente e gostaria de poder entender mais sobre isso. Tenho maléficos na Casa 12 em Escorpião Oposição a Mercúrio e sempre sinto muito forte as energias negativas dos ambientes, desenvolvi problemas como ansiedade generalizada e depressão desenvolvi problemas como ansiedade generalizada, depressão por ter sido criada por uma pessoa muito agressiva, negativa e violenta, extremamente crítica que fala muito em ódio, vingança, morte consegue criar uma aura ao redor de muita negatividade, eu desenvolvi muitos medos e fobias e por causa da ansiedade estava sempre sentindo mal estar e eu achava que esses sintomas eram “ apenas meus”. Um dia conversando com uma amiga percebi que ela estava sentindo os mesmos sintomas que eu. Como que ela sentiu os meus sintomas de ansiedade que eu? Será que é algo energético, espiritual?  O que é essa energia e como lidar com isso.

Resposta: Sobre: “Tenho malefícios na Casa 12 em Escorpião Oposição a Mercúrio e sempre sinto muito forte as energias negativas dos ambientes, desenvolvi problemas como ansiedade generalizada, depressão por ter sido criada por uma pessoa muito agressiva, negativa e violenta, extremamente crítica que fala muito em ódio, vingança, morte consegue criar uma aura ao redor de muita negatividade.”.
Vamos rever alguns conceitos:
1º Os Astros impelem, não compelem (ou seja: os Astros SUGEREM, não IMPÕE que você aja assim ou assado) – veja aqui as situações onde e quando VOCÊ se “deixa levar pelos Astros” e quando “você controla as sugestões que eles estão lhe propondo”: “Mesmo que a astrologia seja, como é, uma ciência absolutamente verdadeira, devemos levar sempre em consideração que o astrólogo é apenas humano e, portanto, falível. Ainda que um astrólogo honesto, com habilidade para combinar influências estelares, possa geralmente fazer previsões corretas, contudo sempre estará sujeito a encontrar o seu Waterloo quando menos espere.
2º não há o que entendemos como “maléficos” e sim “adversos” (ou seja: que nos coloca dificuldades por não sabermos lidar com o que estão nos “sugerindo”. Se aprendermos a lidar os “adversos” se tornam “benéficos”.). As progressões e trânsitos astrológicos (que você aprende no Curso Superior Suplementar de Astrologia Rosacruz ensina como fazer isso).
3º você não desenvolveu “problemas como ansiedade generalizada, depressão por ter sido criada por uma pessoa muito agressiva, negativa e violenta”. Você as desenvolveu porque você se deixou se envolver. Faltou-lhe utilizar o seu livre arbítrio e via sua força de vontade não deixar isso ocorrer. Ou seja: você “caiu em tentação” e escolheu aprender essas lições pela via da dor e não pela do amor. Sugiro que leia o que Shakespeare (um Iniciado) cunhou como “O Espelho da Vida” que replicamos para você conhecer e aplicar aqui:
Espelho da vida
O mundo ao seu redor é um reflexo, um espelho que mostra quem você é.
O que você acha de bom nos outros, está também em você.
Os defeitos que você encontra nos outros são os seus defeitos também.
Afinal, para reconhecer algo, você tem que conhecê-lo.
As potencialidades que você vê nos outros, são possíveis também para você.
A beleza que você vê ao seu redor, é a sua beleza.
O que você vê nos outros lhe mostra você mesmo.
Veja o melhor nos outros, e você será uma pessoa melhor.
Doe aos outros e doará a si mesmo.
Aprecie a beleza, e você será belo.
Admire a criatividade, e você será criativo.
Ame, e você será amado.
Procure compreender, e será compreendido.
Ouça, e sua voz será ouvida.
Ensine, e você aprenderá.
Mostre ao espelho sua melhor face, e você ficará feliz com o que ele vai lhe mostrar.
Shakespeare
Lembre-se sempre: foi você que escolheu essa vida que você está vivendo quando estava no Terceiro Céu. E você lá escolheu porque você lá tinha a consciência completa de 3 coisas: 1ª que lições você precisava aprender, 2ª com quais as pessoas você queria pagar as dívidas de vidas passadas, quando você as fez sofrer tanto quanto você está sofrendo ou até mais e 3ª que oportunidades você queria ter para aplicar a sua Epigênese, ou seja colocar novas Causas não relacionadas com as Causas das vidas passadas

Artigos Publicados nas redes sociais no mês de Dezembro:

Há uma intenção oculta em todas as coisas

 Descubramos qual é, pois toda a manifestação leva em si essa realidade. Tudo o que é feito ou produzido pela criatura humana também leva, no seu íntimo, uma intenção a respeito da qual podemos dizer que é a alma da causa.

Essa alma tem uma intenção inata, porque é produto de uma Fonte que sempre, permanentemente, procura a sua própria expressão.

Essa Fonte é o Espírito, a Luz que se encontra no íntimo de toda a criatura. A ação, a atividade do ser humano, geralmente frustra a intenção, a atividade anímica dessa Fonte, porque ele é livre para fazer o que bem entende (livre arbítrio). Essa liberdade lhe vem por força de sua origem – é um Filho de Deus, temporariamente esquecido da sua filiação.

Por causa dessa filiação, o ser humano é o Eterno Criador tal como seu Pai.  Possui essa prerrogativa; é a sua herança que o faz um criador inato. Passa a sua vida criando permanentemente coisas boas ou más; consequentes ou inconsequentes; trágicas ou cômicas, ao sabor das circunstâncias, ou melhor, sob a influência dos ciclos alternantes – a nota chave do Plano Físico, no qual, temporariamente, vive. Por isso o fruto de sua atividade (as suas criações) é relativo, perecível, divisível, penetrável e corruptível.

Assim a intenção, que está no âmago das coisas criadas e que deveriam ter o cunho da perenidade, da eternidade, porque provém daquela Fonte – do Espírito – é frustrada. Essa intenção, esse desígnio, se manifesta mesmo naquilo que independe da vontade do ser humano, isto é, nos processos físicos, químicos e fisiológicos; no comportamento da fauna e da flora, dos animais e da humanidade; nos agregados moleculares e atômicos e na aparente inércia da pedra.

Tem valor universal. Atrás de toda aparência e de todos os fenômenos, essa intenção exerce a sua ação. É a alma das coisas, é a razão da existência daquelas aparências e daqueles fenômenos e, por isso, sua ação não pode ser frustrada.

A criatura geralmente frustra essa intenção natural, universal, porque se situa no campo da relatividade. Porém, o destino da criatura é o de se expandir cada vez mais e, nisso, é idêntico ao da Vida. A vida leva-a a um permanente alargamento de consciência através de uma “longuíssima via não reta, mas serpenteante”. É um caminho que deverá conduzi-la a “união dos opostos”.

Evitar a frustração do desígnio, da intenção espiritual é o trabalho do Aspirante à vida superior. Não é um trabalho fácil, pois é idêntico ao trabalho do nosso Salvador. É requerida a coragem da renúncia, do esquecimento da personalidade para que todas aquelas fases da vida do nosso grande amigo, o Cristo, aconteçam também na vida do Aspirante. Haverá para o Aspirante: um Batismo, uma Tentação, uma Transfiguração, uma Última Ceia e um Lavapés; haverá também um Getsemani, haverá Estigmas e a Crucificação.

Mas o Aspirante à vida superior sabe que não há alternativa. Conhece qual a intenção que anima a Vida, o viver. Sabe que Vida é atividade cooperadora e que essa atividade tem um desígnio, uma intenção que tem por alvo a integração da criatura em Deus. É um destino que todas as criaturas partilham em comum e que todos devem aprender.

Há regras para isso, às quais o Aspirante se submete regozijosamente. Essas regras aceitas pelo Aspirante tem a finalidade de ordenar a sua Vida, o que quer dizer a sua Atividade em uma forma contínua, mesmo no sono. Isso é a prática da Ciência ou Doutrina Secreta, cuja regra fundamental é expressa pelos Irmãos Maiores da Ordem Rosacruz nos seguintes termos: “Em seus fundamentos a Doutrina Secreta, fonte dos mais profundos mistérios do Universo, é tão simples que pode ser compreendida por um menino. Por ter essa simplicidade, dela desdenham os que suspiram pela complexidade e pelas ilusões”. “Ama a Deus sobre todas as coisas e ao próximo como a ti mesmo”, eis a verdade. Com esse fundamento e nele apoiado praticando-o vai o Aspirante vivendo a Vida; dando a sua Vida para que também a seu próximo possa vivê-la, conscientemente, no seu desígnio e na sua intenção.                               (https://www.facebook.com/fraternidaderosacruz/)

Humildade

 Alcançar a verdadeira humildade é uma das coisas mais difíceis de atingir na vida. O ser humano sempre está sujeito a se vangloriar. Sempre sente prazer, considera-se bom, abnegado e serviçal. Com esses sentimentos no seu subconsciente pode transformar o trabalho dele em uma farsa. Trocar o ouro do espírito pelo brilho metálico da verdade.

Como se pode extirpar esse cancro que se aloja no íntimo do ser humano e compromete a obra dele para a perfeição? Orai e vigiai, aconselhou São Paulo, com o coração devoto, porque se uma oração carece de sentimento profundo de devoção, torna-se um exercício automático que não fornece ajuda nem sustentáculo. Devemos lembrar eternamente, que Deus está dentro de nós, e os nossos acertos são obras Dele. Sem essa Divina manifestação, de onde viria nossa glória?

A vaidade humana pode frustrar completamente a finalidade da nossa caminhada para alcançar a sublimação e o aperfeiçoamento da nossa divinificação na transformação do vil metal em ouro do espírito.

Para chegar à perfeição, a caminhada é longa, acidentada. Achar que não contrariando as leis humanas seremos virtuosos é uma ilusão. Quanto mais a luz brilha, mais nítidas são as sombras e cada vez podemos descobrir mais faltas, das quais, antes, nem tínhamos conhecimento. Quando nos conscientizamos desse fato, nossa reação não deve ser de desânimo.

Devemos agradecer ao Senhor pela oportunidade de poder sublimá-las, porque, como tudo é eterno, como nada se perde, como tudo se transforma, a sublimação é o único caminho que podemos tomar para efetuar o trabalho humildemente.

Os acertos não devem dar oportunidade para o orgulho, já que, num piscar de olhos, podemos tropeçar e todo nosso orgulho pode afundar, uma vez que a saúde corporal ou mental pode ser tirada, a lucidez de espírito pode se desvanecer.

O reconhecimento, o elogio dos outros são outras pedras de tropeço no caminho, dificultando mais do que ajudando o progresso. Quando perguntamos: será que reconhecem meu trabalho? Será que observam meu progresso e dedicação? Será que me consideram? São sugestões de vaidade do Eu inferior. Se quisermos realmente alcançar o reto e estreito caminho é bom nos abster dessas sugestões. Se formos sinceros conosco, não adiantam os reconhecimentos, bem sabemos quanto temos de melhorar, lutar, purificar nossas rejeições e antipatias e aprender a amar.

A verdadeira paz e harmonia só podemos alcançar com humilde aceitação e consciência de que tudo que é bom, verdadeiro e belo vem do nosso Divino Pai interior que quer nos salvar, dignificar, iluminar para alcançarmos a nossa meta, a união total.                                                                                                       (https://www.facebook.com/fraternidaderosacruz/)

 São João Evangelista

  (https://www.facebook.com/fraternidaderosacruz/)

Normalmente, cremos que 25 de dezembro, celebrado como o Natal, termina o festival espiritual da estação do Solstício de Dezembro

Não é bem assim. Isso só marca o começo ou a entrada em um período de profundo significado.

Esse período é o intervalo de doze dias entre o Natal e a Décima Segunda Noite que envolve o coração espiritual do ano que entra.

Esses 12 dias foram denominados, muito adequadamente, “o Santo dos Santos do ano”.

O Estudante Rosacruz aproveita cada dia desse período para visualizar o serviço prestado por cada uma das Hierarquias Zodiacais através dos centros espirituais por onde operam no seu Corpo Denso. É um excelente Exercício para o seu Treinamento Esotérico.

Cada Dia Santo está sob a direta supervisão de:

1) uma das 12 Hierarquias zodiacais, e cada uma das quais projeta sobre o Planeta um protótipo de como será o mundo quando o trabalho, combinado de todas elas, tenha terminado.

2) um dos 12 Discípulos

3) um dos 12 centros espirituais por meio dos quais operam as 12 forças no Corpo-templo do ser humano.

Veja a sequência:

26/12 – Hierarquia de Áries; São Tiago – maior -, irmão de São João Evangelista; cabeça

27/12 – Hierarquia de Touro; Santo André; garganta

28/12 – Hierarquia de Gêmeos; São Tomé; mãos

29/12 – Hierarquia de Câncer; Natanael ou Bartolomeu; Plexo Celíaco

30/12 – Hierarquia de Leão; Judas; coração

31/12 – Hierarquia de Virgem; São Tiago – menor -, irmão de Judas Tadeu e Simão; trato intestinal

01/01 – Hierarquia de Libra; São Judas Tadeu; glândulas suprarrenais

02/01 – Hierarquia de Escorpião; São João; sistema reprodutor

03/01 – Hierarquia de Sagitário; São Felipe; plexo sacro

04/01 – Hierarquia de Capricórnio; São Simão; joelhos

05/01 – Hierarquia de Aquário; São Mateus; tornozelos

06/01 – Hierarquia de Peixes; São Pedro; pés

Se quiser mais detalhes sobre como tudo isso funciona, é só acessar o CAPÍTULO III – OS DOZE DIAS SANTOS desse livro O MISTÉRIO DOS CRISTOS de Corinne Heline, aqui: https://fraternidaderosacruz.com/wp-content/uploads/2019/09/Corinne-Heline-O-Mistério-dos-Cristos.pdf

(https://business.facebook.com/FraternidadeRosacruzCampinas/)

Quem é o Cristo Cósmico?

À medida que nos aproximamos dos vários aspectos do Mistério de Cristo, percebemos que é tão sublime, e de importância tal, que transcende toda definição humana.

Seus significados são tão profundos que não podem ser expressos com meras palavras; tão só podem ser percebidos no silêncio da contemplação espiritual.

Todas as religiões reconhecem a natureza trina da Deidade. No Cristianismo a constituem o Pai, o Filho e o Espírito Santo. A essa Trindade, os Rosacruzes lhe designam os seguintes atributos: o Poder, ao Pai; o Verbo, ao Filho, o Cristo Cósmico; o Movimento, ao Espírito Santo.

No Conceito, Max Heindel faz uma distinção entre o Cristo Cósmico e o Cristo em Seus aspectos planetário e histórico. “Grande e glorioso como Cristo é, elevando-se muito acima da mera natureza humana, Ele não é esse Exaltado Ser. Certamente o ‘Verbo se fez carne’, não no sentido limitado da carne de um Corpo, mas carne de tudo quanto existe nesse e em milhões de outros Sistemas Solares”.

Assim, o Verbo é o centro divino criador para a disseminação do amor e da luz do Cristo Cósmico.

Como uma lâmpada que emite raios luminosos em todas as direções, refletindo-se ao mesmo tempo a si mesma em todos os pontos diferentes da esfera, o Cristo Cósmico, o mais alto Iniciado do Período Solar, emite da mesma forma Seus Raios. Ele é no Sol espiritual e o Sol é trino.

O Sol externo, o Sol físico, este podemos ver.

Por detrás desse – ou oculto neste – acha-se o Sol espiritual, donde irradia o impulso espiritual do Cristo Cósmico.

Assim, o Cristo Cósmico é o Espírito Solar.

Chegado o momento em que o Espírito de Cristo podia entrar na Terra – quando já nos havíamos adiantado bastante – então, um Raio do Cristo Cósmico desceu e aqui encarnou no corpo de nosso Irmão Maior Jesus.

(https://business.facebook.com/FraternidadeRosacruzCampinas/)

Oração e Concentração

O ocultista cientista prefere empregar a concentração à oração porque a primeira realiza-se com o auxílio da Mente, que é fria e insensível, enquanto a oração, geralmente, é ditada pela emoção.

Feita com devoção pura e impessoal, dirigida a elevados ideais, a oração é muito superior à fria concentração.

Aliás, nunca poderá ser fria, porque voa para Divindade sobre as asas do Amor, a exaltação do místico.

Pois a oração é um meio de produzir pensamentos delicados e puros que agem sobre o Corpo Vital.

Por isso lemos na Bíblia a recomendação de “orai sem cessar”.

Entretanto, o Estudante Rosacruz é ensinado a conquistar, sistematicamente, todos os arrebatamentos do Corpo de Desejos e assumir o próprio domínio.

Isto se efetua pela concentração sobre elevados ideais, que vigoriza o Corpo Vital.

Para esse objetivo é um meio muito mais eficaz do que as orações da igreja.

Também, um verdadeiro Cristão, como o é um Estudante Rosacruz, há de se cuidar para não orar de uma forma como, por exemplo: “…e, o Todo-Poderoso Deus protege e fortifica nosso exército e armada”… “Deus Todo-Poderoso me dê um carro novo”…”Deus Todo-Poderoso me dê recursos financeiros para viver uma vida sem preocupações” e muitas outras “parecidas”.

Uma oração semelhante só demonstra claramente que o Deus adorado é o Deus da Tribo ou Nacional, o Espírito de Raça, ou o Espírito de Família, e não o Deus Filho, Cristo.

Assim, podemos perguntar: “qual é a melhor oração?”. E a resposta é óbvia: para o Cristão é a Oração do Pai-Nosso, a Oração do Senhor, desde que feita de maneira ocultista e mística ao mesmo tempo. Isso é ensinado ao Estudante Rosacruz.

(https://www.instagram.com/frc_max_heindel/)

Qual é a simbologia contida na Capa do Conceito Rosacruz do Cosmos?

“Quantas vezes não olhamos para a capa do Conceito Rosacruz do Cosmos e as outras publicações e percebemos que é um bom projeto e bem singular.

E nos perguntamos quem o desenvolveu e se tem algum significado.

Nessa Reunião Dominical de Estudos iniciemos, mais uma vez, o estudo do Livro Conceito Rosacruz do Cosmos começando pela interpretação da sua capa.

(https://www.youtube.com/c/TutoriaisEstudosFraternidadeRosacruzCampinas)

Assuntos veiculados na Mídia visto pelos olhos dos Ensinamentos Rosacruzes

O que é ‘uitwaieen’, o simples remédio holandês para combater o estresse e as preocupações e como explicar isto usando os Ensinamentos Rosacruzes.

A reportagem de José Carlos Cueto do BBC News Mundo do dia 12 de novembro de 2020 vemos que sua pronúncia (“autvaien”), pode parecer complicada, mas seu significado é simples: é uma daquelas palavras que não tem tradução literal em português, mas equivale a “respirar ar fresco”.

É muito comum num dia de inverno ver muitos holandeses caminhando na beira do mar contra o vento e todo encasacados. A Holanda é muito plana e venta muito e como diz na reportagem esse termo surgiu no século 16 e significava “agitar” ou “agitar algo ao vento”, como uma bandeira ou a vela de um navio.

No texto vemos que “De acordo com o Serviço Nacional de Saúde Britânico (NHS, em inglês), o estresse excessivo pode afetar nosso humor, corpo e relacionamentos, “especialmente quando parece fora de controle”.

O estresse também nos deixa ansiosos, irritados e afeta nossa autoestima. Pode até gerar exaustão física, mental e emocional que pode levar a outros sintomas psicossomáticos”.

As causas do estresse podem ser internas ou externas. As causas internas são ligadas às características pessoais do indivíduo. Reconhecimento no trabalho ou ser aceito em algum grupo, por exemplo, pode ser estressante. Mudanças drásticas na vida podem ser causas externas de estresse, como uma separação ou morte de um ente querido.

Nos Ensinamentos Rosacruzes vemos que em Deus “vivemos, nos movemos e temos o nosso ser”, então não devemos temer mal algum.

Outro fato importante é que quando estamos no Terceiro Céu, no momento em que vem o desejo de termos uma nova experiência nesta vida, escolhemos o panorama da próxima vida que teremos. Portanto, nós, Egos, sabemos os pontos principais que iremos passar na próxima vida. Sabemos também que o baluarte da Evolução acontece enquanto estamos encarnados e que não nascemos para termos uma vida feliz e sim para termos crescimento anímico.

Quem se estressa por causas internas ou externas são as pessoas que estão muito ligadas ao materialismo ou que até cultivam uma parte espiritual, mas a parte material ainda está no primeiro lugar das coisas importantes na sua vida (mesmo que “jurem de pés juntos” que não). Se “pré-ocupar” com o que os outros vão pensar ou se vai bater as “metas” do trabalho normalmente acontece com pessoas que são materialistas ou que ainda estão colocando como maior prioridade da sua vida aqui a sua parte material e o materialismo é, conforme os Ensinamentos Rosacruzes, o maior perigo para perder o contato com o espírito pois assim se perderá no Caminho da Evolução.

A maioria das Histórias Infantis dos Ensinamentos Rosacruzes falam de fadas, duendes, ondinas, sílfides, todos seres da Natureza que nos ensinam maravilhosas lições. Passar tempo na Natureza, perto de nossos irmãos menores, sentindo a brisa e o vento nos ajuda a aceitar as vicissitudes da vida e entender os desígnios de Deus, pois estaremos em um ambiente saturado de Éter, o próximo elemento que será nosso nutriente de “sustentação da forma”, como hoje o é o gás oxigênio.

Visão da Fraternidade Rosacruz em relação à Acidentes Coletivos

Este mês nos deparamos com um lindo texto nas mídias sociais que contava as razões pelas quais várias pessoas tinham sobrevivido ao atentado do 11 de setembro. Razões muito simples são alguns dos fatos citados que fizeram com que eles não estivessem no World Trade Center no momento exato do atentado. Segue o texto:

“Depois do atentado do 11 de setembro, uma empresa que tinha o seu escritório em um dos andares do World Trade Center, convidou os seus sócios e empregados que por alguma razão haviam sobrevivido ao ataque, para compartilhar as suas experiências.

Aquelas pessoas estavam vivas pelas razões mais simples da vida, eram pequenos detalhes como esses:

  • O diretor de uma pequena companhia chegou tarde porque foi participar de uma reunião na escola do seu filho;
    • Uma mulher se atrasou porque o seu despertador não alarmou a tempo;
    • Outro funcionário havia se atrasado porque pegou um caminho diferente afim de chegar mais rápido e acabou atolado em um engarrafamento pois havia acontecido um acidente na rodovia que havia pegado;
    • Outro funcionário perdeu o ônibus;
    • Uma funcionária foi atingida por cocô de pombo e precisou voltar pra se trocar;
    • Um dos sócios teve problemas ao ligar o carro e precisou chamar um mecânico;
    • Outro funcionário teve que atender um telefone que acabou resultando em poucos minutos de atraso antes do atentado;
    • Uma secretaria entrou em trabalho de parto;
    • Um zelador não conseguiu um táxi;
    • Mas a história que mais me impressionou foi a de um senhor que ficou com uma bolha no calcanhar, devido ao seu sapato ser novo e antes de chegar ao trabalho ele decidiu parar em uma farmácia pra comprar um curativo e por isso ele está́ vivo hoje.

Agora, quando eu fico preso no trânsito, quando perco um ônibus, quando preciso me atrasar porque tive que atender alguém e muitas outras coisas que me desesperariam, penso primeiro

“Este é o lugar exato no que devo estar, nesse exato e precioso momento”.

Na próxima vez que a tua manhã̃ for uma loucura, que teus filhos demorem em se arrumar, ou que você não esteja conseguindo achar as chaves do carro, não fique chateado ou frustrado.

VOCÊ ESTÁ EXATAMENTE NO LUGAR QUE DEVERIA ESTAR, nesse grande quebra cabeça da vida. Aplique a gratidão agora e seja grato por como você está́ agora e pelas coisas que tem.

Isso suscita a seguinte pergunta: Por que morreram tantas pessoas e outras se salvaram por um triz?

Acidentes coletivos são, na realidade, resgastes coletivos, ou seja, segundo a Lei de Consequência somos responsáveis por nossos atos nesse mundo e colhemos o justo resultado de nossas obras, boas ou más. Temos responsabilidades por nossas ações individuais e também pelas coletivas, grupal ou nacional.

Por sermos membros de uma comunidade ou nação, algumas vezes, atuamos como um grupo gerando causas boas ou más e quando tais atos são maus, a dívida assim contraída é geralmente liquidada no curso dos chamados acidentes de grandes proporções, ou seja, os Egos participantes dessas ações são atraídos para colherem, em conjunto, o que em conjunto efetuaram. Importante enfatizar que por estarmos em uma teia de destino, não necessariamente as causas que colocamos em ação nessa vida gerarão efeitos nessa vida. O que acontece, muitas vezes e que nos dá essa sensação é que o efeito de uma causa já está latente no nosso horóscopo (e isso é até fácil de descobrir, difícil é a pessoa aceitar) e uma vez que ativamos a causa, o efeito acontece. Agora, para tais efeitos que nos levam a sermos retirados dessa vida terrena são causas que colocamos em ação em vidas passadas.

Os Anjos do Destino tomam todas as providências para que nada seja alterado por interferência humana, que impeça que alguém experimente os efeitos da causa gerada, ou seja, nesse caso, o destino será cumprido, pois é a melhor maneira que existe para aprendermos a lição que nos é apresentada.

Há um caso citado no “Conceito Rosacruz do Cosmos” de um senhor que foi alertado sobre um acidente que ele sofreria. Ele então se programou para não sair de casa naquele dia. Só que ele se enganou com a data e acabou sendo ferido numa colisão de trens. Entendemos que o sofrimento decorrente desse acidente lhe era destinado como uma expiação de determinados erros.

Contudo, o inverso também é verdadeiro, pois se está previsto a queda de um avião, onde várias pessoas resgatarão uma dívida, e nesse avião tem passageiros que não fizeram parte dessa geração de dívidas, tenha a certeza de que essas pessoas, por qualquer razão, não embarcarão nesse voo.

Resumindo, todas as Leis da Natureza, incluindo a Lei de Consequência estão sob a administração de grandes Seres de sublime espiritualidade e sabedoria. Essas Leis são feitas para que possamos evoluir, nunca para nos prejudicar ou como vingança. Tudo está sob a orientação de Deus – em Quem vivemos, nos movemos e temos o nosso ser. Estamos sob Sua proteção amorosa em tudo, portanto, nada nos pode acontecer que não esteja em harmonia com o Seu grande plano divino.

SERVIÇO DE AUXÍLIO E CURA

Todas as semanas, quando a Lua se encontra num Signo Cardeal ou Cardinal (Áries, Câncer, Libra ou Capricórnio), reunimo-nos com o propósito de gerar a Força Curadora por meio de fervorosas preces e concentrações. Esta força pode depois ser utilizada pelos AUXILIARES INVISÍVEIS, que trabalham sob a direção dos IRMÃOS MAIORES com o propósito de curar os doentes e confortar os aflitos.

Nessas datas, as 18h30, os Estudantes podem contribuir com esse serviço de ajuda, conforto e cura, sentando-se e relaxando-se na quietude do seu lar ou onde quer que se encontre, fechando os olhos e fazendo uma imagem mental da Rosa Branca e Pura situada no centro do Símbolo Rosacruz. Em seguida leia o Serviço de Cura e concentre-se intensamente sobre AMOR DIVINO e CURA, pois só assim, você poderá fazer de si um canal vivo por onde flui o Poder Divino Curador que vem diretamente do Pai. Após o serviço de cura, emita os sentimentos mais profundos do amor e gratidão ao Grande Médico para as bênçãos passadas e futuras da cura.

Datas de Cura 2021:

Janeiro: 05, 12, 19, 26

“Curem os enfermos, ressuscitem os mortos, purifiquem os leprosos, expulsem os demônios.

Vocês receberam de graça; deem também de graça.” (Mt 10:8)

Sobre o autor

Fraternidade Rosacruz de Campinas administrator

Deixe uma resposta

Idiomas