Este é um serviço diário (exceto nas “Datas de Cura) realizado no Templo da Sede Mundial as 18h30 (hora local) e, também, nos Centros e Grupos de Estudos Rosacruzes espalhados pelo mundo e, também em casa pelo Estudante Rosacruz diariamente. O Ritual do Serviço Devocional do Templo deve ser oficiado todos os dias do ano, excetuando, como dissemos acima os dias das “Datas de Cura”. Nas Vésperas de Equinócios e Solstícios e de Noite Santa pode ser substituído pelos Rituais do Serviço específico para essas datas..
Perceba que o Ritual é dividido em três partes bem distintas:
1ª Parte – Preparação – composto por músicas e textos retirados da Bíblia que visam preparar o ambiente, separando o ambiente externo (de onde vem o Estudante Rosacruz) do interno (para o interior do Estudante Rosacruz); inicialmente ouvimos na preparação do ambiente o Adágio Molto e Cantabile – da Sinfonia nº 9 em Ré Menor de L. V. Beethovene depois ouvimos o Hino de Abertura e o Hino do mês. Após oficiamos o Ritual do Serviço do Tempo;
2ª Parte – Concentração do Serviço – é o clímax do Ritual, onde o Estudante se dedica a se concentrar com toda a sua dedicação, foco, disposição e vontade no Serviço amoroso e desinteressado voltado exclusivamente para a divina essência do irmão e da irmã “que sofre, que chora, que ri” utilizando todos os meios disponíveis: pensamentos, sentimentos, desejos, emoções, palavras, atos, obras e ações; aqui focamos nossa mente e coração em ajudar aos demais, dirigimos os nossos elevados pensamentos alimentados pelo Amor para ser usado onde mais for necessário.
3ª Parte – Finalização – composto por uma oração, admoestação de saída e música do Hino de Encerramento que visam preparar o Estudante para internalizar tudo o que aqui falou, ouviu, participou e se concentrou, recebendo toda a força espiritual gerada durante a oficiação do Ritual, a fim de aplicá-la no seu dia a dia, se esforçando para o cumprir no tema concentrado: servir amorosa e desinteressadamente exclusivamente a divina essência do irmão e da irmã “que sofre, que chora, que ri” utilizando todos os meios disponíveis: pensamentos, sentimentos, desejos, emoções, palavras, atos, obras e ações. Esta Luz espiritual que irradia destes lugares é o reflexo das aspirações sinceras e orações geradas por todos aqueles que participam destes serviços. Esta energia é alimentada pelo amor e serviço desinteressado a toda humanidade.
« Back to Glossary Index
Sobre o autor