No momento da morte, todos os outros veículos humanos deixam o Corpo Denso (físico), mas o Cordão Prateado não é imediatamente quebrado. O ser humano vê desdobrar na direção oposta, o Panorama da Vida escritos sobre o Éter Refletor do Corpo Vital. Esse Panorama da Vida é registrado no Corpo de Desejos como e quando ele se desdobra e é a base para a existência que se segue, no Purgatório e no Primeiro Céu.
Sua direção: de trás para frente. Desde o último acontecimento até o primeiro acontecimento. E envolve tudo: pensamentos, sentimentos, emoções, desejos, palavras, atos, ações e obras contidos em cada evento, focando em Efeito e a Causa que o originou.
A duração do Panorama da Vida é de até três dias e meio. Todas as violações no Corpo Denso, assim como a agitação causada em torno dele, durante este período (autópsia, embalsamamento, altas lamentações dos pais, parentes e conhecidos, etc.) será sentido em algum grau pelo falecido e que perturba a gravação do Panorama da Vida, privando o Ego dos frutos de sua vida, em parte ou no todo.
No final do Panorama da Vida, o Cordão Prateado se rompe. O Corpo Denso está, então, completamente morto e pode ser cremado (o meio mais higiênico e que evita qualquer apego que temos).
Depois de passarmos pelo Purgatório, entrando no Primeiro Céu, o Panorama da Vida se desenrola de novo para trás, mas então as boas obras da vida são à base dos sentimentos. Ao chegarmos às cenas em que ajudamos a outrem, viveremos de novo toda a alegria que isto nos proporcionou, como também sentiremos toda a gratidão emitida por aqueles a quem ajudamos. Quando contemplamos de novo as cenas em que fomos ajudados por outros, voltamos a sentir toda a gratidão que emitimos ao nosso benfeitor. Deste modo vemos a importância de apreciar os favores com que outros nos cumularam, porque a gratidão produz crescimento anímico. Nossa felicidade no céu depende da felicidade que tenhamos proporcionado a outros, e do valor que demos àquilo que outros fizeram por nós.
Note que esse Panorama da Vida é diferente do outro que temos e que é quando estamos iniciando o processo para um novo renascimento aqui, ainda no Terceiro Céu, quando vem a vontade de por meio de novas experiências pagarmos as nossas dívidas e adquirir mais conhecimento daqui e, aí ocorre a contemplação de um novo nascimento. Isto evoca uma série de quadros ante a visão do espírito – um panorama da nova vida que o espera. Contudo, note-se bem, este panorama contém somente os acontecimentos principais e a direção dele é contrária do Panorama de Vida antes da morte, ou seja, nesse Panorama que contém os principais eventos da Vida terrestre que começará em breve é de Causa e Efeito (diferente da do anterior que é de Efeito e Causa).
« Back to Glossary Index
Sobre o autor