Mar Fundido

PorFraternidade Rosacruz de Campinas

Mar Fundido

« Back to Glossary Index

É o mesmo que o “Lavabo da Consagração” ou Lavabo de Bronze do Tabernáculo no Deserto, no qual se lavavam os Sacerdotes, só que com o elemento de pureza e sabedoria preparado por Hiram Abiff.

Sabemos que o Tabernáculo no Deserto, antigo Templo de Mistério Atlante, foi providenciado para que pudéssemos encontrar o Senhor (pois estávamos em um momento nesse Esquema de Evolução que deveríamos começar a “voltar para a casa do Pai”, ou seja, alcançamos o pináculo da materialidade e deveríamos começar o caminho de volta para viver nos Mundos mais elevados do que essa Região Química do Mundo Físico). Esse encontrar o Senhor é feito pela qualificação pelo serviço e pela subjugação da natureza inferior pelo “Eu superior”.

O Tabernáculo no Deserto foi projetado por Jeová, e era a personificação das grandes verdades cósmicas ocultas por um véu de simbolismo, o qual falava ao “Eu interno” ou “Eu superior”. Foi a nossa primeira igreja.

Já o Templo de Salomão foi construído quando o Tabernáculo no Deserto tomou seu lugar definitivo. Tinha tudo que o Tabernáculo tinha, mas agora em posições fixas e permanentes.

Assim, tanto o fogo milagrosamente aceso no Altar de Bronze na parte oriental do Tabernáculo quanto a invisível Glória de Shekinah na parte mais ocidental do santuário também estavam presentes no Templo de Salomão. Sobre a “Traição” dos Filhos de Seth (os “filhos da água”): tentaram apagar o fogo que era usado por Hiram Abiff para fazer o “Mar Fundido” com a arma natural deles: a água, pois sabiam que o Filho do Fogo, Hiram Abiff não era adestrado na manipulação do elemento aquoso e não poderia combiná-lo com sua maravilhosa liga. Assim, o sublimado conhecimento espiritual, incomparável em potência e mais valioso do que todas as coisas da Terra, e que solucionaria o problema da união entre “cabeça-coração” não conseguiu ser construído para ser utilizado por quem quisesse. Assim como Cristo iniciou Seus três anos de ministério por meio das águas batismais, assim também, o Aspirante ao serviço no antigo Templo devia se santificar na corrente sagrada que fluía do Mar Fundido.

« Back to Glossary Index

Sobre o autor

Fraternidade Rosacruz de Campinas administrator

Idiomas