Para os Estudantes Rosacruzes “não há vácuo ou espaço vazio”. Segundo os Ensinamentos da Sabedoria Ocidental, neste período de materialismo, perdemos, lamentavelmente, a ideia de tudo o que se oculta por detrás da palavra “ESPAÇO”. Habituamo-nos a falar do espaço vazio ou do grande vácuo de tal maneira a desconhecermos o significado real de tais palavras. Somos, desta maneira, incapazes de sentir a reverência que a ideia de Espaço e Caos deveria inspirar-nos interiormente. O Espaço é Espírito em atenuada forma, enquanto a matéria é o espaço ou Espírito cristalizado.
O Espaço mantém em si os germes de tudo quanto existe durante a Manifestação física.
Aquilo que observamos e conceituamos como sendo Forma é a manifestação do polo negativo do Espírito, cristalizada e inerte. O polo positivo se expressa como vida, transformando a Forma em ação. Ambas, porém, Vida e Forma foram emanadas do Espírito, Espaço, Caos!
“A Vida pode existir independentemente da Forma Concreta. Pode haver Formas imperceptíveis aos nossos limitados sentidos físicos e inclusive, não sujeitas a nenhuma das leis que vigoram no presente estado concreto de matéria”.
“… A nebulosa ígnea (da Teoria Nebular) é Espírito… a atmosfera ao nosso redor, o espaço entre os mundos é “ESPÍRITO” e … há uma constante permuta: Forma dissolvendo-se em Espaço, e Espaço cristalizando-se em Forma”.
Quando a consciência do ser humano enfocar-se mais na região das causas (Mundos invisíveis), ele compreenderá o significado da palavra “ESPAÇO” no seu legítimo sentido.
« Back to Glossary Index
Sobre o autor