Glândula Pineal – A Glândula Pineal (ou epífese) junto com a Glândula Pituitária (hipófise ou Corpo Pituitário) é um pequeno órgão, do grupo das glândulas endócrinas. O aumento da sua taxa de vibração, junto com o aumento da mesma taxa da glândula pituitária, nos capacita a termos a visão espiritual. Nos Iniciados, estes órgãos são ligados ao sistema nervoso voluntário.
É um corpo cônico, em forma de pinha (Conarium pinealis, cone de pinha). É de cor avermelhada, com mais ou menos 1,2 em de comprimento, isto é, pouco maior do que um grão de trigo. Está situada na parte inferior do terceiro ventrículo do cérebro. Pesa cerca de 0,13 gramas. Está oculta na base do cérebro (ao qual se acha ligada por uma haste oca pineal) numa diminuta cavidade atrás e acima do Corpo Pituitário.
A glândula Pineal é regida por Netuno, o portador do Sol espiritual que é o Pai. A natureza desse Planeta é oculta, profética e espiritual. A intelectualidade regida por Mercúrio sobrepõe o ser humano à condição animal e fez dele o ser humano. Mas a espiritualidade regida por Netuno o elevará do estado humano ao divino.
Quando sua nota-chave se desperta pela vibração do Espírito de Netuno, a consciência do indivíduo se eleva ao Mundo do Espírito Divino.
Quando a Glândula Pineal entra em ação, sua cor vibra num azul deslumbrante.
Sobre o autor