Dicas e Receitas Culinárias

PorFraternidade Rosacruz de Campinas

Dicas e Receitas Culinárias

Apresentamos, abaixo, algumas dicas práticas para a nossa culinária, aproveitando conhecer, ao máximo, os princípios ativos dos alimentos que manipulamos quando preparamos para nossa família.

  1. Tratar os alimentos com respeito e delicadeza.
  2. Se são cortados em pedaços para sua manipulação, que seja feito com firmeza e precisão, procurando seguir as linhas de força que o próprio alimento apresenta.
  3. Ao cortar cebolas, não retire a parte “dos cabelos” delas. Deixe-as até o fim, evitando que espirre suco da polpa nos olhos, aproveitando-o ao máximo.
  4. Se os alimentos vão ao fogo, cozinhe-os em fogo brando ou baixo para não queimar os nutrientes e princípios ativos deles, procurando sempre tampar os recipientes para não perder, no vapor, o éter contido nos alimentos.
  5. Mexa os alimentos com cuidado e de preferência com colher de pau.
  6. Procure transformar os alimentos e não os destruir.
  7. Apresente-os de formas agradáveis aos olhos. Procuremos lembrar que a estimulação para se alimentar poderá começar bem antes de comer a primeira porção.
  8. Procure alimentar-se agradecendo e saboreando lentamente os alimentos, misturando-os bem com a saliva, pois o processo digestivo inicia-se na boca e não no estômago.
  9. Evite tomar líquidos com alimentos sólidos; os líquidos deverão ser ingeridos 20 minutos antes ou uma hora após as refeições.

(Publicado no Ecos da Fraternidade Rosacruz de São Paulo – SP de setembro-outubro/1998)

Sobre o autor

Fraternidade Rosacruz de Campinas administrator

1 comentário até agora

João Miguel MorenoPublicado em9:56 am - set 29, 2021

Bom dia Glauco, na verdade eu acho que deveríamos comer alimentos cruz si for possível, quando eu era criança a gente andava no mato cansando passarinho quando dava fome a gente comia frutas da época, e também batata doce crua, cenoura 🥕crua, cana, até mandioca crua, andava descauso e tinha saúde, alimento natural. um abraço Glauco.

Deixe uma resposta

Idiomas