Bebidas Alcoólicas – O álcool tem como efeito entorpecer, adormecer o Espírito e de neutralizar a atividade da Hipófise e da Glândula Pineal, que são os órgãos da percepção espiritual. Estes se tornam incapazes de vibrar em harmonia com os mundos superiores, e o ser humano perdeu pouco a pouco consciência de tudo o que não pertencia ao mundo material. Quando o ser humano tinha conhecimento dos mundos espirituais, ele não levava suficientemente a sério sua passagem no Mundo Físico. É, assim, para fazê-lo esquecer, durante algumas encarnações, sua verdadeira natureza e sua estadia nos Mundos Celestes que o vinho (as bebidas alcoólicas) foram incorporados à sua alimentação.
O ser humano atual, imaginando que possui apenas uma única e curta vida, concentra seus esforços no desenvolvimento do mundo material e aprende, assim, as lições que só podem lhe ser ensinadas nesse mundo concreto. Ele desenvolve em particular suas faculdades intelectuais se esforçando para descobrir e utilizar as leis da natureza a fim de melhorar suas condições de existência ou de satisfazer suas ambições.
Ele aprende igualmente – mesmo que ele não se dê conta disso – a se conformar às leis da moral divina, cuja transgressão é também perigosa assim como aquela das leis físicas porque ela tem como consequência os sofrimentos do Purgatório e seus eventos infelizes do destino.
O consumo de bebidas alcoólicas apresenta, entretanto, inúmeros inconvenientes. O Espírito Humano não tem o poder de dominar as vibrações muito rápidas do álcool e não pode assimilar tal substância. Nos casos de embriaguez, o álcool toma perigosamente o controle da personalidade. Não obstante, muitas pessoas apreciam seus efeitos eufóricos e abusam dessa bebida no detrimento de sua saúde. Nós assistimos agora ao fim da Era do vinho, porque o momento é chegado para o ser humano de tomar conhecimento de sua verdadeira natureza. Não é mais concebível que ele passe sua vida toda sem saber de onde ele vem, para onde ele vai e o que ele veio fazer na Terra. É por isso que os Irmãos Maiores da Rosacruz deram todas as explicações necessárias que concernem a condição humana na Cosmogonia dos Rosacruzes.
Sobre o autor