A Glândula Pituitária (hipófise ou Corpo Pituitário) junto com a Glândula Pineal (epífise neural) é um pequeno órgão, do grupo das glândulas endócrinas. O aumento da sua taxa de vibração, junto com o aumento da mesma taxa da glândula pituitária, nos capacita a termos a visão espiritual.
Nos Iniciados, estes órgãos são ligados ao sistema nervoso voluntário.
O Corpo Pituitário, ou hipófise, é uma massa de tecido do tamanho aproximado de um grão de ervilha, quase exatamente situado no centro da cabeça, na base do cérebro, para trás da raiz do nariz. Pende, suspenso, da parte inferior do cérebro tal como uma cereja pende do galho da cerejeira. É de cor cinza-amarela, aumentando em tamanho até a idade dos trinta anos, pesando no adulto cerca de 5 gramas.
Seu nome deriva-se da palavra latina “pituitária”. Foi-lhe dado esse nome porque se supunha que a glândula segregava um fluido que lubrificava a garganta.
Cria-se que a secreção se filtrava através do poroso osso etmoide que se situa entre a pituitária e a cavidade nasal.
O Corpo Pituitário está sob a regência de Urano. A nota chave desse Grande Espírito Planetário expressa-se no plano físico como originalidade, universalidade, amor à liberdade, compaixão, engenho, independência, reforma, progresso, inventiva, decisão, clarividência, misticismo e altruísmo.
A elevada vibração dessa glândula exalta a consciência do indivíduo até o elevado Reino do Espírito de Vida onde todos os filhos de Deus algum dia formarão unidade com Ele e vê essas Forças de Vida de Deus penetrando toda a criação e unindo cada um com todos. Essa é a Região do puro altruísmo.
A cor do Éter Luminoso é amarela, que é também de um amarelo brilhante quando o Corpo Pituitário desperta.
« Back to Glossary Index
Sobre o autor