Acelerando a Construção do nosso Corpo-Alma no período de Junho e Julho de cada ano

PorFraternidade Rosacruz de Campinas

Acelerando a Construção do nosso Corpo-Alma no período de Junho e Julho de cada ano

 “Levantai, ó, portas, as vossas cabeças; levantai-vos, ó, entradas eternas, e entrará o Rei da Glória.[1]. Essa passagem, tirada dos Salmos, o Livro dos Louvores, Canções de Sião, considerados como os primeiros dos “escritos” do Antigo Testamento, bem pode ser usada em conexão com o mistério do Cristo.

Os judeus, como outras nações, mostram em seus escritos religiosos que esperavam por um Salvador que viria, o Ungido, Cristo ou Messias. Nesse tempo, o adorado era o Deus Jeová, o Senhor dos Exércitos e Criador das Formas. Portanto, nesse tempo o Cristo devia ser um Deus pessoal, principalmente porque a Mente ainda estava em seu estado ou forma mineral. Eles não poderiam imaginar outra espécie de Deus. Ainda hoje nós O concebemos assim, mas aos poucos mudamos a ideia que temos sobre Ele, por meio da evolução do nosso veículo Mente. Coube àquele educado místico, São Paulo, revelar o segredo básico do Cristianismo, segundo o qual Cristo pode realmente ser formado em nós e, dessa forma, podemos antecipar prazerosamente o dia em que o Ungido irá Se tornar, e já é, nós mesmos.

Os Ensinamentos da Sabedoria Ocidental acerca da evolução do ser humano explicam o nascimento, crescimento e desenvolvimento dos vários corpos com seus Átomos-sementes, bem como as várias forças que por eles agem, em uma sequência natural, lógica. Agora, estamos tentando, conscientemente ou não, construir um novo corpo feito de Éter no qual o Átomo-semente se tornará ativo. Estando pronto esse veículo, o Poder Crístico poderá nele penetrar; e quando ele despertar, nascerá em nós o Cristo Menino como o segundo aspecto de DeusCristo assume então o controle do nosso ser. Disse o místico Angelus Silesius: “Embora Cristo nascesse mil vezes em Belém, enquanto não nascer dentro de ti, tua alma continuará extraviada”.

Antes de podermos agir como verdadeiros Cristãos, como expressões do consciente Espírito de Vida interior, devemos construir tal corpo, o Dourado Manto Nupcial, composto dos dois Éteres superiores do Corpo Vital (Éter Luminoso e Éter Refletor). Por meio do Corpo-Alma nós, o Ego – o Espírito Virginal da Onda de Vida humana manifestado –, podemos agir. Esse Corpo-Alma é, portanto, nosso primeiro objetivo. Ele se desenvolve e é nutrido pelo poder do amor que busca sua manifestação pelo serviço amoroso e desinteressado, focado na divina essência oculta no irmão ou na irmã, porque quando amamos, procuramos servir. Quer compreendamos, quer não, todas as coisas criadas servem a outrem; seu propósito é servir.

Quando o Sol passa pelo Signo de Câncer, onde a Lua está fortíssima – pois a Lua rege Câncer – é um ótimo momento para estudarmos o serviço amoroso e desinteressado, focado na divina essência oculta no irmão ou na irmã, ou: o Espírito – simbolizado pelo Sol – servindo a Alma (a quintessência dos nossos Corpos) – simbolizado pela Lua. Já quando o Sol passa pelo Signo de Leão, vemos exatamente o oposto: a Alma servindo ao Espírito, pois neste mês o Sol rege Leão e domina a influência lunar. Esse é o tempo da construção e melhorias do Corpo, da forma; devido às poderosas forças solares, o Espírito trabalha sobre o Corpo para obter posterior crescimento anímico, o Crescimento da Alma. O crescimento e o fortalecimento da manifestação física são necessários para conter um influxo de atividades maiores e mais refinadas do poder de Cristo, que volta no fim de cada ano. Por isso, é dado maior impulso à exibição material do poder físico do Sol, estando diminuídos seus poderes anímicos. O poder do Sol está agora em seu máximo de força, fisicamente, objetivamente; espiritualmente, contudo, está subjetivo, em preparação para o futuro crescimento anímico.

É, portanto, pela compreensão intelectual das coisas místicas que levantamos nossas cabeças e abrimos nossos corações às portas e entradas eternas para, por elas, deixarmos entrar o Cristo, o Rei da Glória, tornando-nos Cristãos no verdadeiro sentido.

O Signo de Leão é o do Rei e do coração, a fonte do amor e, por isso, nesse nosso período evolutivo, o grande poder do amor é, na verdade, o “rei” e reina supremo. O amor, como causa, produz como efeito o serviço e é essa causa e efeito que, quando demonstrados, tecem misteriosamente o precioso manto do Cristo (o Corpo-Alma), o Soma Psuchicon de que falou São Paulo, como um veículo independente, utilizável para os voos anímicos da vida superior. Esse Corpo-Alma não deve ser confundido com a Alma que o interpenetra. Ele é algo intangível, percebido pelo espírito de introspecção através do qual sentimos o Poder do Pai no Céu, a incitação íntima que todos os Aspirantes à vida superior conhecem tão bem. É o Poder do Pai que acende a luz, tornando o Corpo-Alma luminoso.

Lembremo-nos, entretanto: é o Sol, o Espírito, que é poder, força ou energia agindo no Corpo, o responsável pela Alma e, nessa ocasião, quando atinge sua máxima força, bem podemos aprender com suas atividades. O Livro “Conceito Rosacruz do Cosmos informa-nos que no Período Solar, um renascimento anterior da nossa Terra, os Senhores da Sabedoria irradiaram de Si o germe do Corpo Vital, capaz de crescimento posterior, possuindo faculdades que agora estão latentes; que essas faculdades iniciaram sua manifestação na segunda Revolução desse Período e continuaram até a sexta Revolução. Nessa Revolução apareceram os Querubins e despertaram o germe do Espírito de Vida; ou seja, o Princípio Crístico do ser humano. No Período Lunar, os Senhores da Individualidade irradiaram de Si o Corpo de Desejos germinal, ligando-o ao Corpo Vital e mais tarde os Serafins despertaram no ser humano o germe do Espírito Humano. No Período Terrestre, no qual agora estamos, esse trabalho envolvendo os Éteres ficou sob a tutela dos Anjos, os mestres dos seres humanos nesse assunto, por serem peritos na construção do Corpo Vital, já que foram humanos quando o Éter era a condição mais densa da matéria.

Já atravessamos o arco descendente da Involução, nesse Esquema de Evolução, e agora iniciamos a porção ascendente da Evolução, armados com a faculdade da Epigênese; estamos passando das substâncias mais densas para as mais sutis, bem como espiritualizando nossas forças e poderes; em poucas palavras, estamos indo do reino puramente físico para o etérico e, por isso, a especialização que vem sofrendo o Corpo Vital, a Alma Intelectual e o Espírito de Vida ou o Ser Cristo. Essa é nossa primeira tarefa como seguidores do Cristo. O Corpo Vital está radicado na posição referencial do baço, por meio do qual especializa a energia solar e é o construtor e restaurador do Corpo Denso; mas enquanto esse Corpo Vital for o canal pelo qual as forças solares são introduzidas no Corpo Denso, ele não tem poder em si mesmo. Determina a direção em que uma dada força é usada; contudo, essa força é fornecida do exterior. Pelo poder do amor, levantamos portas e abrimos entradas eternas em nosso coração para possibilitar ao Cristo entrar e habitar em nós, permitindo assim que nossa Luz brilhe diante dos seres humanos para que possam ver nossas boas obras e glorificar nosso Pai, que está nos Céus.

Outrora, o Corpo de Desejos dos mais avançados da humanidade foi dividido em duas partes: a superior e a inferior, tornando-se capaz de conter um Ego humano. Hoje, estamos provocando a divisão do Corpo Vital também em duas partes: uma superior e outra inferior. A parte superior é conhecida como o Dourado Manto Nupcial (como vimos, o Corpo-Alma) que permitirá ao Cristo, o Rei da Glória, agir dentro de nós. Essa semente virá à vida e crescerá em força e beleza com o decorrer do tempo, se for alimentada e nutrida pelo poder do amor em seu mais elevado aspecto, o que quer significar isto: o sacrifício da carne pelo Espírito. Não podemos ter “Deus e servir ao Mammon[2]”. A lei da autopreservação deve ceder lugar à de viver para os outros.

A construção desse Dourado Corpo Solar do Espírito de Vida é mais bem conseguida por meio da experiência purgatorial obtida pelos Exercício Esotérico noturno de Retrospecção, por meio do qual se diz que “tomamos o céu de assalto[3]. É pelos atos, pelas ações, obras de amor e bondade, ou melhor, pelo motivo que está por trás desses atos, dessas ações e obras que construímos o Veículo do Cristo com os Éteres Refletor e Luminoso do Corpo Vital, o Corpo-Alma. Não há outro jeito! O serviço amoroso e desinteressado, focado na divina essência oculta no irmão ou na irmã nos traz as melhores recompensas, pois nenhum exercício pode construir a Alma, porque é apenas um processo de amalgamação pelo qual as experiências da vida física são transmutadas em poder anímico, o poder da Alma.

A força solar, expressa por meio do polo masculino, é a responsável pelo poder da Vontade, um atributo do Princípio Paterno que cuida de Seus filhos, assim como a força lunar, expressa por meio do polo feminino, é a responsável pelo poder da Imaginação, um atributo do Princípio Maternal, que ama Seus filhos. Logo, temos durante todo mês de julho a expressão positiva da Lua, ou trindade fraternal, já que o Sol passa pelo Signo de Leão.

Leão é o Signo dos filhos que vêm ao nascimento pelo poder do amor e, sendo masculino, é natural que os Átomos-sementes dos nossos três Corpos e da Mente sejam depositados por meio do elemento positivo ou masculino e sob o cuidado amoroso das qualidades anímicas femininas para serem nutridos e sustentados.

“Senhor, ajuda-me a viver dia a dia

De tal maneira altruísta

Que mesmo quando me ajoelhe para orar

Minhas orações sejam pelos outros”.

E a cidade não necessita de Sol nem de Lua para que nela resplandeçam, porque a Glória de Deus a tem alumiado e o Cordeiro é a sua lâmpada” (Ap 21:23).

(Publicado na Revista Serviço Rosacruz de julho/1970-Fraternidade Rosacruz-SP)


[1] N.R.: Sl 24:7-10

[2] N.R.: a palavra siríaca (a língua da Síria antiga, um dialeto ocidental do aramaico no qual muitos textos Cristãos primitivos importantes são preservados e que ainda é usado pelos Cristãos sírios como língua litúrgica) para as riquezas desejadas pelas pessoas sem bom senso ou sem julgamento, imprudentes ou néscias. Contudo, uma pessoa pode manter-se em seus negócios e cuidar deles pelo bem de todos, não por seu próprio interesse ou ganância, mas fazendo o possível para ajudar os outros. Não servindo a “Mammon”, não importa quanta riqueza esteja administrando.

[3] N.R. Mt 11:12

Sobre o autor

Fraternidade Rosacruz de Campinas administrator

Deixe uma resposta

Idiomas