Carta de Max Heindel: O Poder Interno e a Responsabilidade que o Acompanha

PorFraternidade Rosacruz de Campinas

Carta de Max Heindel: O Poder Interno e a Responsabilidade que o Acompanha

Agosto de 1918

Muitos anos atrás, passei algumas semanas em uma fazenda no Maine[1], na época em que estavam colhendo batatas. Enquanto as carroças, onde se carregavam as batatas colhidas, passavam perto de mim, notei que as batatas eram todas grandes e de tamanho quase uniforme. Então, um dia, parabenizei o fazendeiro por ter uma colheita de batatas de tão alta qualidade. Ele foi até uma carroça – que traziam as batatas até o celeiro – e me mostrou que o fundo da carroça estava cheio de batatas pequenas. Também disse que elas não haviam sido separadas no campo; porém, quando a carroça seguia pela estrada acidentada do campo ao celeiro, as batatas grandes subiam ao topo, enquanto as pequenas ficavam para o fundo. “Se você colocar as grandes no fundo”, ele disse, “elas subirão ao topo e as pequenas ficarão no fundo”.

E é isso que acontece na vida! Pessoas de aparência representativa, de amplas qualidades, se destacam facilmente, enquanto nos acotovelamos pelas posições mais acidentadas, enquanto percorremos a estrada da vida. “Você não pode manter um homem bom para baixo”[2], é um velho ditado. Ele se destacará, apesar de tudo, em virtude do poder edificante que há dentro dele. E, da mesma forma, não importa quantas vezes coloquemos um ser humano sem preparo em posição de destaque, ele cairá, porque lhe falta o poder interior. Podemos construir uma casa do tamanho que desejamos e erguê-la até mais alta que todas as outras estruturas que existam se tivermos material e mão-de-obra em quantidades suficientes, mas, no caso do crescimento espiritual do ser humano esse vem de dentro, e ninguém pode acrescentar um fio de cabelo à estatura do outro, seja moral, mental ou fisicamente. Cada um deve trabalhar para sua própria salvação; somente ele sozinho pode determinar se permanecerá nos níveis inferiores ou ascenderá ao topo do seu desenvolvimento.

O fazendeiro descobriu que quando suas batatas eram transportadas por uma estrada sem buracos ou irregularidades, elas permaneciam misturadas; mas quanto mais irregular era a estrada, mais rápido as batatas grandes subiam ao topo e as menores permaneciam no fundo. Nas grandes emergências da vida, grandes oportunidades aguardam aqueles que estão prontos para assumir responsabilidades e para seguir a frente das batalhas.

Nós estamos vivendo em uma que época tal que se aspiramos nos elevar espiritualmente, agora é a nossa maior oportunidade. O mundo todo agora está solicitando uma resposta para o enigma da vida; indagando para onde o navio da humanidade está indo. E nós temos a resposta. Portanto, sobre nós repousa a responsabilidade de viver os Ensinamentos dos Irmãos Maiores e levando esses Ensinamentos aos outros por meio do exemplo nas nossas vidas. Muitos de nossos irmãos e irmãs estão levando os Ensinamentos dos Irmãos Maiores para as próprias trincheiras e iluminando aqueles que estão interessados em aprendê-los. Aqueles de nós, que percebem o seu entorno, encontrarão pontos de interrogação em muitos que, até agora, não se interessavam. Portanto, vamos procurar, diligentemente, as oportunidades e as aproveitemos, pois “a quem muito é dado, muito será exigido”[3].

Eu sugeriria aos Estudantes Rosacruzes que agora é a hora de garantir que o Livro O Conceito Rosacruz do Cosmos e toda a nossa literatura, na medida do possível, estejam nas bibliotecas de suas cidades; também que estejam em um local onde seja acessível e que possa ser utilizado. Se várias pessoas perguntarem sobre o assunto, de tempos em tempos, mesmo o bibliotecário não sabendo nada a respeito, e talvez até sendo hostil em sua resposta, a certeza é que, sendo constante apelo a um determinado livro, finalmente o forçará a prestar atenção. Não há dúvida de que os ensinamentos da Fraternidade têm, em si, um poder interior que, certamente, criará um ambiente propício para eles no mundo, porém, só adquiriremos mérito na proporcionalidade que ajudemos a levar esses Ensinamentos dos Irmãos Maiores para o conhecimento da humanidade em geral. A época das férias é uma temporada especialmente propícia para a disseminação de nossa filosofia que auxilia a satisfação da alma. Portanto, todos devemos fazer um esforço extra nesse momento. Afinal, isso beneficiará aos outros e também a nós mesmos.

(Cartas aos Estudantes – nº 93 – do Livro Cartas aos Estudantes – Max Heindel)


[1] N.T.: Estado no extremo nordeste dos EUA.

[2] N.T.: é um ditado popular que significa que uma pessoa boa perseverará e triunfará sobre as adversidades. O ditado data da década de 1880.

[3] N.T.: Lc 12:48

Sobre o autor

Fraternidade Rosacruz de Campinas administrator

Deixe uma resposta

Idiomas