O Astro-diagnóstico: diagnóstico sobre a saúde por meio dos Astros

PorFraternidade Rosacruz de Campinas

O Astro-diagnóstico: diagnóstico sobre a saúde por meio dos Astros

O Astro-diagnóstico ou Astro-diagnose, ou ainda, diagnóstico através dos Astros é a ciência e a arte de obter conhecimento a respeito das enfermidades, doenças e suas causas, bem como os meios de evitá-las ou curá-las, pelas indicações dos Astros.

A nosso ver, a definição de medicina deveria ser: “A ciência de promover a saúde”, e não a “Ciência de curar”, como registram os dicionários.

O velho método de diagnóstico pelo sintoma é muito falho. Hoje se acrescentaram os exames de raios X, o diagnóstico pela íris, as análises de sangue, de urina, etc., para alcançar melhores métodos de diagnóstico, e sempre há os avanços tecnológicos que permitem uma precisão muito mais aguda e melhor. No entanto, a medicina ainda se perde nos efeitos e não nas causas, visto que tudo aquilo que é material, incluindo as doenças físicas, tem origem espiritual.

Mas o ideal é surpreender as tendências e os estágios latentes para evitar que a enfermidade e a doença se desencadeie. Cremos não estar longe do dia em que médicos e os profissionais de saúde, oficialmente nomeados, se dedicarão a esclarecer a humanidade a evitar as doenças e enfermidades; mas essa dedicação sempre deverá estar pautada com a Lei de Consequência.

Então, o Astro-diagnóstico exercerá um importante papel.

Podemos considerar as doenças e enfermidades sob dois aspectos:

1. A Latente

2. A Ativa.

As tendências latentes estão indicadas pelas configurações adversas em um horóscopo.

Se os pais são astrólogos ou tomam a sério as orientações fornecidas em um Departamento de Cura de um Centro Rosacruz – que executa o astro-diagnóstico –, a respeito das tendências de seus filhos, poderão ajudá-los de modo que as doenças e enfermidades possam ser evitadas ou, no caso em que isso não for possível, a pessoa possa ter condições de melhor lidar com ela e extrair o crescimento anímico que a doença ou a enfermidade lhe proporciona. É a mesma lei que diz: “se um elo de uma corrente está fraco, mas nunca a esticamos além do que ela pode, jamais se romperá”. Todavia, se as mesmas tendências de outras vidas, os abusos e as transgressões às leis de harmonia continuam nesta existência, aí se manifestarão os pontos débeis. Primeiramente surgem os sintomas: são indícios de que a enfermidade ou a doença se acha em processo de materialização (pois ela sempre começará nos veículos suprafísicos: Corpo Vital, Corpo de Desejos de Desejos e Mente, para, finalmente, manifestar-se no Corpo Denso).

Quando se provocam os Aspectos adversos e a doença ou enfermidade aparece, as posições Progredidas dos Astros orientam o médico ou o profissional de saúde a estabelecer um quadro completo do caso.

Nossa esperança é que muitos médicos e profissionais de saúde de Mentes amplas e aquarianas, dispostos a estudar um método mais avançado de diagnóstico, se achem dispostos a empregá-lo uma vez comprovada a sua eficácia.

Só o exame global de um horóscopo nos pode dar orientação segura do caráter da pessoa e o melhor modo de ajudá-la. A natureza física é indicada pelo Ascendente; pela posição e Aspectos do Regente e suas configurações. Também precisamos examinar a sexta Casa, que rege a saúde e enfermidade. Isto tudo nos fornecerá uma chave da natureza da enfermidade ou doença e o modo de removê-la ou contemporizá-la em estado latente. Por outro lado, devemos ver o papel que o enfermo ou doente deve desempenhar, em colaboração: e aí entra sua disposição física e suas tendências morais, marcadas pela posição do Sol e outros pontos do horóscopo.

Apenas como linhas gerais, para início de estudos, vejamos como ajudar enfermos e doentes que tenham os diversos Signos como Ascendente (especificamente nos graus de 11 a 20 e sem nenhum Astro na primeira Casa; caso não for essa condição, o que é dito a seguir sofrerá alterações que um Astrólogo Rosacruz facilmente identificará):

Áries: impulsivo, agressivo, age e fala rapidamente. Excesso de energia e tendência a dissipá-las. Não guarda rancor. Prático. Suporta 3 ou 4 graus de febre mais que as pessoas de outros Signos. É positivo e se confia no médico, na médica, no profissional de saúde ou no curador, colabora decididamente.

Touro: teimoso e persistente. Negativo: quando contrai a enfermidade ou a doença, mantém-se nela obstinadamente. Medo de ficar enfermo ou cair dente. Nunca devemos dar a impressão de que está mal, porque seu medo atrai condições piores. É mister doçura e otimismo.

Gêmeos: negligente com a saúde e com os hábitos desorganizados. Constitui a maioria dos tuberculosos. Quando ajudado, pode curar-se facilmente.

Câncer: vitalidade baixa. Tímido. Não colabora e tem a tendência de fazer justamente o contrário do que se recomenda para sua saúde. Cheio de justificativas, sem fé nos demais, difícil de tratar. Mas, se adquire fé no curador, é fiel e colabora. Sensitivo, não perdoa facilmente. É preciso tato para tratá-lo. Em geral, os males provêm de distúrbios digestivos, daí a necessidade da dieta.

Leão: grande vitalidade, difícil de ficar enfermou ou cair doente. Quando se entrega está muito enfermo ou muito doente. Restabelecimento rápido. Orgulhoso, não gosta de dar trabalho aos outros, quando doente. Positivo, impulsivo: põe desnecessariamente muita energia no que faz, comprometendo seus pontos fracos: coração e baço, com seus distúrbios e anemia. Faz-lhe bem o banho de sol pela manhã (baço), sucos frescos, dieta vegetariana, carinho e equilíbrio, no tratamento.

Virgem: negativo e feminino. Tem resistência porque é de temperamento nervoso. Mas, quando enfermo ou doente tem dificuldades para libertar-se do mal. Disposição negativa, não exerce a própria vontade para libertar-se das circunstâncias limitadoras. Como Virgem é o sexto Signo, correspondente a sexta Casa, das enfermidades e doenças, assim os que têm Ascendente e Sol em Virgem a tendência é de entregar-se a elas e se converterem em doentes crônicos. Embora sejam excelentes enfermeiros, enfermeiras, cuidadores e cuidadoras, não devem exercer tal atividade, porque atraem enfermidades e doenças dos pacientes. Devem ser tratados com firmeza racional: explicando-lhes o porquê e não admitindo desobediência.

Libra: débil, idealista, oscilando entre alegrias e tristezas, nem sempre reage favoravelmente quando enfermo ou doente. Jamais devemos desanimá-lo em suas esperanças porque acaba doente ou enfermo. Carece e deve exercitar o equilíbrio. O melhor modo de tratá-lo é com bom gosto, tudo bonito, flores, conversas e leitura, músicas e pintura. Tudo positivo e alegre, idealista e animador.

Escorpião: é de tipo variado: o menos compreendido. Natureza retraída, tímida, reservada, às vezes; outras vezes discutidor, até cruel. Regra geral explosivo, o que é a causa geral de seus males. Frequentemente sensual. Deve ser tratada com bom humor, equilíbrio, compreensão e atenção, pois atende pelo coração. Pode ser bom médico, boa médica, bom cirurgião, boa cirurgiã, bom profissional da saúde e bom enfermeiro ou boa enfermeira.

Sagitário: gentil, positivo, facilmente curável. Natureza bondosa, franca, colaboradora. Mas, pode ser influenciado negativamente por alguns de seus inúmeros amigos que lhe digam: “você está amarelo” ou coisa semelhante. O mais importante é que sejam protegidos de tais sugestões.

Capricórnio: dificilmente sucumbem à enfermidade ou à doença. Persistentes e estoicos sofrem muito a dor antes de acamar. E uma vez enfermos ou doentes são lentos e persistentes nesse estado tornando-se, não raro, hipocondríacos. Devemos tratá-los com diplomacia para romper-lhes a cristalização. Às vezes, resistem à ajuda e até evitam as pessoas que o intentem. Super-sensitivos, retraídos, reservados, melancólicos e desalentados. É preciso paciência, tato, diplomacia, persistência e distração do seu pensamento para coisas que atraiam pessoalmente o enfermo ou o doente.

Aquário: fixo, de forte vontade, porém dado a melancolia, pessimismo e sensibilidade. Mas, pode ir ao outro extremo: temerário, atrevido. Isto lhe dá nervosismo. Tendência a excessos, não mede os esforços para atingir o objetivo de sua ambição. Facilita a ajuda do médico e coopera. Atende muito pela razão cientifica. Quando enfermo ou doente fica em extrema sensibilidade nervosa, como se pelo corpo andassem pequenos insetos, numa sensação de deslizamento. Faz-lhe bem o relaxamento e alimentos ricos em vitamina B (coalhada, germe de trigo, levedo de cerveja, ameixa preta, brócolis, etc.) dentro de uma dieta de frutas, verduras, legumes, ovos, bem equilibrada.

Peixes: linfático, negativo, psíquico. Responde muito bem as sugestões, tanto boas como más. Quando enfermo ou doente, devemos colocar na porta do quarto, no lado de fora, um cartaz que diga: “proibida à entrada aos simpáticos”. Essas pessoas simpáticas que animam o doente a contar seu mal em pormenores, lamentando com ele as circunstâncias e que depois da visita lhe provocam a recaída. Deve, pois, ser protegido contra as sugestões negativas. As visitas devem ser instruídas a desviar o assunto da enfermidade ou doença e tratar de coisas alegres e animadoras. A tendência dos piscianos ao luxo, comodismo e alimentos ricos, pede uma dieta eliminadora, música, banhos (hidroterapia), massagens, caminhar um pouco, etc.

(Publicado na Revista Serviço Rosacruz – junho/1976 – Fraternidade Rosacruz – São Paulo – SP)

Sobre o autor

Fraternidade Rosacruz de Campinas administrator

Deixe uma resposta

Idiomas