A Cabeça e a Cauda do Dragão

PorFraternidade Rosacruz de Campinas

A Cabeça e a Cauda do Dragão

A Cabeça do Dragão é o Nodo Norte da Lua. Nodos são pontos, na órbita de um Planeta, onde ele cruza a Eclíptica ou curso do Sol. O ponto no qual ele cruza do sul para o norte é chamado Nodo ascendente ou Nodo Norte; o outro ponto em que ele cruza do norte para o sul é chamado Nodo descendente ou Nodo Sul.

Quando está a leste e cruza o Equador celeste do sul para o norte, o Sol entra no marciano Signo de sua Exaltação, Áries, como um rei conquistador no Equinócio de Março. Então, a natureza inteira desperta para a vida, para o amor e para a labuta de outro ano. Por conseguinte, o ponto em que o luminar menor cruza e entra na declinação norte também está sujeito à benigna influência do doador de vida, o que se atribui à Cabeça do Dragão, que estimula e promove todas as coisas sob sua influência. Em setembro, porém, Saturno, Satã — ou o adversário — ergue-se em seu Signo de exaltação, Libra, para dominar com sua mão fria e viscosa o vivificante Sol e conduzi-lo ao seu Nodo descendente, deixando o Hemisfério norte em lamentações e morte. Portanto, o Nodo Sul da Lua, chamado Cauda do Dragão, é considerado saturnino em seus efeitos, obstruindo todas as coisas às quais esteja ligado.

Na Astrologia Rosacruz, a Cabeça do Dragão e a Cauda do Dragão exercem influência no horóscopo somente quando em Conjunção com um Astro (Sol, Lua e Planetas) ou com o Ascendente. Uma órbita de influência de apenas 3 graus é admitida.

A Cabeça do Dragão é considerada benéfica, sendo sua influência análoga à do Sol em Áries, e seu efeito jupiteriano. A Cauda do Dragão é considerada adversa, sendo saturnina em qualidade e tendo uma influência semelhante à de Saturno em Libra.

Que as Rosas Floresçam em Vossa Cruz

Sobre o autor

Fraternidade Rosacruz de Campinas administrator

Deixe uma resposta

Idiomas