cabeçalho4.fw

Nutrição e Saúde: Assimilação no Corpo Pituitário – Alquimia Uraniana

Nutrição e Saúde: Assimilação no Corpo Pituitário – Alquimia Uraniana

 

Assimilação é definida como: "a transformação ou incorporação do material nutritivo nas substâncias fluídicas ou sólidas do corpo". É o produto final da digestão e é literalmente verdadeira a definição que diz que nós vivemos, não pelo que comemos, mas pelo que assimilamos.

Algumas pessoas têm dificuldade em assimilar certos alimentos e muitas vezes em assimilar quase todos. Para determinar a forma melhor de regular o processo assimilativo em seus corpos, é necessário considerar não só fatores físicos, como também espirituais.

Do ponto de vista físico, a lei da assimilação requer que toda partícula de alimento que se coma deva ser dominada. Assim, numa extensão maior, podemos dizer que a forma pela qual os alimentos são assimilados depende do grau de conhecimento que tenhamos das células, das quais eles são compostos.

Sabendo isto, poderá parecer, à primeira vista, que os minerais – a menor consciência das coisas criadas sobre a Terra seriam os alimentos ideais para o consumo humano. Entretanto, este não é o caso. Os minerais não têm Corpo Vital separado e o ser humano não está constituído de forma a poder viver de um tipo de substância "somente densa". Nós dissemos: "Quando uma pura substância mineral, como o sal, é ingerida, ela passa através do corpo, deixando muito pouco atrás de si. Mas, o pouco que deixa, é de natureza prejudicial – porque tende a endurecer e cristalizar.

Plantas, que realmente possuem Corpo Vital separado, podem assimilar os compostos minerais encontrados na Terra. Comendo vegetais, o ser humano assimila – em segunda mão, como forma de expressão – os minerais que ele necessita para sua alimentação e sustento. Como a planta vive num estado de consciência de "sono sem sonhos", muito pouca energia é necessária para a assimilação de alimentos que derivam dela. E como as células das plantas tem pouca individualidade própria, a vida que as anima não se evade de nossos corpos tão rapidamente como a dos alimentos derivados de formas mais desenvolvidas, como a dos animais. Uma dieta vegetariana, então, particularmente, quando o produto está interpenetrado com maior quantidade de Éter, produz mais energia do que a dieta de carne. Some-se a isso a superioridade moral e espiritual que envolve a dieta vegetariana particularmente ideal para as pessoas com dificuldade de assimilação.

A energia solar, atraída para o Corpo Denso, através da contraparte etérica do Baço, no Corpo Vital, é o fator principal e amalgamador da assimilação. Uma quantidade extra desse fluido vital é necessária durante o processo digestivo e assimilativo. Quanto mais abundante for a comida, maior será a quantidade de fluido vital a ser consumido pelo corpo. Com isto haverá o enfraquecimento das correntes do Corpo Vital que normalmente expelem germes e micróbios. Em consequência, comer em excesso, torna-nos particularmente suscetíveis a contrair enfermidades.

A total assimilação não começa antes do Ego ter sete anos de idade. Antes deste tempo, o Corpo Vital ainda não usa as forças que operam através dos polos positivos do Éter. Tudo se realiza pelo Corpo Vital "macrocósmico" que, através de seus Éteres, atua, até o sétimo ano, como matriz para o Corpo Vital da criança em desenvolvimento

Do ponto de vista espiritual, as forças que trabalham através do polo positivo do Éter Químico e estão presentes na assimilação, são forças ativas da natureza, compostas pelo que chamamos de mortos que entraram no céu, e lá estão aprendendo a construir os Corpos que usamos na Terra. Eles são dirigidos por Elevados Professores, incluindo Arcanjos, que particularmente se interessam por assimilação, crescimento e propagação.

Essas forças trabalham num maravilhoso caminho seletivo, ilustrando bem e ao mesmo tempo, a direção da Divina Inteligência e a Lei Universal de serviço.

Os estudantes espirituais encontram maior dificuldade no processo assimilativo do que as outras pessoas, porquanto, tendo decidido viver uma vida espiritual, atraem mais Éteres superiores – Luminoso e Refletor – e menos dos inferiores – Químico e de Vida. Portanto, os estudantes espirituais, em particular, devem ter o máximo cuidado ao selecionar alimentos que contenham o maior número possível de Éter Químico. A assimilação é facilitada se a comida for atraente, apreciada e aceita com gratidão.

Os três atributos de Deus e do ser humano (que é um deus em formação) são: Vontade, Sabedoria e Atividade. Estes atributos refletem-se no Tríplice Espírito, que é o ser humano. O segundo atributo, o Amor-Sabedoria ou Cristo, o princípio, é o atributo coesivo sobre o qual toda a nutrição e crescimento estão baseadas. Está ligado com o Espírito de Vida, o qual, por sua vez, reflete-se no Corpo Vital. O sangue, o veículo da alimentação, é a mais alta expressão do Corpo Vital. As glândulas também são expressões do Corpo Vital. O Espírito de Vida assenta-se, primeiramente, no Corpo Pituitário (N.R.: a Hipófise também denominada Glândula Pituitária ou Corpo Pituitário, é uma pequena glândula com cerca de 1 cm de diâmetro. Aloja-se na sela túrcica ou fossa hipofisária do osso esfenoide na base do cérebro; é considerada uma glândula mestra, pois secreta hormônios que controlam o funcionamento de outras glândulas) e secundariamente no coração, o regente do sangue, que nutre os músculos dentro do Corpo Denso.
Urano rege a assimilação assim como a intuição – a faculdade pela qual o Ego (nós) pode contatar com a Sabedoria Cósmica através do Espirito da Vida, diretamente ligada ao Amor-Sabedoria, princípio no ser humano. Vênus, a oitava inferior de Urano, também rege a assimilação durante os primeiros 14 anos de vida. Vênus rege a Glândula Timo (N.R.: está localizado na porção anterossuperior da cavidade torácica. Limita-se superiormente pela traqueia, a veia jugular interna e a artéria carótida comum, lateralmente pelos pulmões e inferior e posteriormente pelo coração. É vital contra a autoimunidade. Ao longo da vida, o Timo involui (diminui de tamanho)), a ligação entre a criança e seus pais, até a puberdade. Antes da puberdade, a criança retira da Glândula Timo, uma essência espiritual que aí foi armazenada pelos pais. Com esta essência, a criança pode efetuar a alquimia do sangue, até o Corpo de Desejos tornar-se dinamicamente ativo, podendo fabricar seus próprios corpúsculos sanguíneos.

No Livro "Mensagem das Estrelas" – de Max Heindel e Augusta Fossa Heindel – nós lemos: "É bem sabido que todas as coisas, nosso alimento inclusive, irradiam de si mesmas e continuamente, partículas diminutas que nos dão um índice da coisa de onde foram emanadas, principalmente sua qualidade. De modo que, quando levamos o alimento a nossa boca, um número dessas partículas invisíveis excita o sentido do olfato, permitindo-nos tomar conhecimento se o alimento que vamos ingerir e apropriado ou não. O sentido do olfato nos adverte a abandonar os alimentos que tenham um odor nocivo, etc. Além dessas partículas, que nos atraem ou repelem em relação ao alimento, devido a sua ação sobre o olfato, há outras capazes de atravessar o osso esfenoide, atuando sobre o Corpo Pituitário. Principia aí a ação da alquimia uraniana, pela qual a secreção é formada e injetada no sangue. Esta assimilação através do Éter Químico, afeta o desenvolvimento normal e o bem-estar do corpo, através da vida".

Sabemos também que: "Há uma conexão física entre o Corpo Pituitário, o principal órgão da assimilação e, portanto, do crescimento e as Adrenais (N.R.: Glândulas Adrenais ou Suprarrenais, localizadas uma sobre cada rim), as quais eliminam o inútil e assimilam as proteínas. Ambas mantem ligações com o Baço, o Timo e a Tireoide (N.R.: Tiroide ou Tireoide é uma das maiores glândulas endócrinas do corpo. Ela é uma estrutura de dois lobos localizada no pescoço (em frente à traqueia)). O Corpo Pituitário é regido por Urano, que é a oitava superior de Vênus, o regente do Plexo Solar (N.R.: também conhecido como plexo celíaco, é uma complexa rede de neurônios que no corpo humano está localizada atrás do estômago e embaixo do diafragma perto do tronco celíaco na cavidade abdominal a nível da primeira vértebra lombar (L1). É formado por nervos esplânicos maiores e menores de ambos os lados e parte do nervo pneumogástrico), aonde o Átomo-semente do Corpo Vital é colocado. Assim como Vênus guarda a entrada do fluido vital, proveniente do Sol, através do baço, Urano é o guardião da entrada do alimento físico. É a combinação destas duas forças que produz o acúmulo do poder latente em nosso Corpo Vital e converter-se em energia dinâmica, pela marciana natureza de desejos".

Virgem está também ligado a assimilação. Este Signo regula o aparelho intestinal e correlaciona-se com os Senhores da Sabedoria, que, originalmente, deram ao ser humano o germe do Corpo Vital.
Portanto, parece claro que a assimilação está ligada ao princípio do Amor-Sabedoria. A medida e na proporção que este segundo atributo de Deus for desenvolvendo dentro de nós, teremos uma melhor capacidade de assimilação e um grau correspondente de boa saúde.

Infere-se daí, que a chave para um perfeito e permanente ajuste do poder assimilativo fundamenta-se na revelação e no desdobramento do Amor de Cristo dentro de nós. O intelecto deve ser espiritualizado e a natureza inferior transmutada na Superior. Somente por este caminho, poderemos desenvolver na perfeição o poder da alma, necessário para a completa e satisfatória assimilação.

(Publicado na Revista: Serviço Rosacruz – 03/78 – Traduzido da Revista: "Rays from the Rose Cross" – Fraternidade Rosacruz - SP)