cabeçalho4.fw

Alimentação Balanceada

Alimentação Balanceada

Hoje as pessoas se preocupam muito com a alimentação, principalmente para o advento de doenças como a obesidade, o diabetes e muitos outros males que atingem cada vez mais pessoas inclusive jovens.

Uma alimentação balanceada é uma forma eficaz de prevenir doenças. Devemos nos preocupar com os radicais livres, ou seja, com o lixo que produzimos e que não são eliminados, além de água que hoje muitas vezes é contaminada, também o solo e o ar.

Os radicais livres são um perigo porque podem grudar em uma célula e acabar roubando substancias boas para nosso corpo. Em excesso, os radicais livres podem propiciar um ambiente favorável a certas doenças, entre elas: artrite / arteriosclerose / diabetes / catarata / esclerose múltipla / inflamações crônicas / disfunção cerebral / cardiopatias / enfisemas / envelhecimento precoce / câncer / doenças do sistema auto-imune.

Outra preocupação é com alimentos que estimulam as alterações no sistema imunológico favorecendo as inflamações e são eles: batata frita/ bolos / biscoitos / leite / manteiga

Podemos (e devemos) fazer uso de: chá verde / alho / aveia / cebola / brócolis / couve-flor / repolho / semente de linhaça / soja / tomate e uva, que são antioxidantes e previnem um processo inflamatório.

Precisamos criar o hábito de fazer uma “refeição colorida”, pois irão proteger nossas células contra a ação dos radicais livres, fortalecerão o sistema de defesa, irão prevenir doenças cardiovasculares, favorecer a flora bacteriana intestinal e doenças crônicas degenerativas.

CORES DO BEM NO PRATO

- ALIMENTOS AMARELOS OU COR DE LARANJA: são ricos em betacaroteno e vitamina C, fundamento para a manutenção dos tecidos e cabelos. Também beneficiam a visão e favorecem a ação dos antioxidantes. São eles: mamão, cenoura, laranja, milho e abóbora.

- COR VERMELHA: Dá disposição e são indicados contra depressão, cansaço ou falta de desejo sexual. Também previnem contra o câncer e o tratamento do estresse. São eles: tomate, morango, pimentão vermelho, melancia e goiaba.

- VERDE: fazem a “limpeza”, nestes alimentos o pigmento (cor) responsável é a clorofila (energético celular); também desintoxica as células, inibe os radicais livres, protege os cabelos e a pele.

- MARRON: são reguladores, ricos em fibras, favorecem o bom funcionamento do intestino, prevenindo a prisão de ventre. Combatem a ansiedade e a depressão. São eles: soja, arroz integral, aveia, trigo, lentilha e nozes.

- BRANCO: são fortalecedores, fontes de potássio e cálcio, contribuem para a manutenção dos ossos. Favorecem a regulação dos batimentos cardíacos e são fundamentais para o funcionamento do sistema nervoso e dos músculos. São eles: banana, batata, couve-flor e feijão branco.

- PRETO OU ROXO: tidos como vitalidade; retardam o envelhecimento, neutralizam as substâncias cancerígenas antes que elas alterem o código genético. Auxiliam o sistema nervoso, pois favorecem a circulação e protegem o coração. São eles: ameixa, uva, jabuticaba, beterraba, repolho-roxo e alcachofra.

CONSIDERAÇÕES IMPORTANTES:

- água: sem ela nada é transportado adequadamente no organismo e os nutrientes não são distribuídos adequadamente nas células.

- Excesso de vitamina C: provocam cálculo renal e pedras nos rins.

-Cacau: é um dos mais potentes antioxidantes que alguém pode ingerir. Ótimo consumir chocolate amargo.

- Açaí: rico em antioxidantes; protege o sistema cardiovascular; ajuda no transporte do oxigênio e contribui para diminuir o estresse físico e mental; rico em minerais, principalmente potássio, cálcio e vitamina E.

- Colágeno: quando se fala em rugas, logo se pergunta sobre colágeno. Normalmente se diz que está presente nas carnes e gelatinas (feitas a partir de ossos e cartilagens bovinas), porém pode ser encontrado em: leguminosas, cereais integrais e sementes oleaginosas (castanhas, nozes e sementes).

- Contra o envelhecimento precoce: proteínas e vitamina C. Encontramos em: frutas cítricas, acerola, goiaba, mamão, kiwi, melão, morango, romã, framboesa.

- Ômega 3: encontrado no óleo de semente de linhaça e nas nozes.

- Isoflavonas: encontrado na soja e fazem a pele ganhar firmeza.

- Pele viçosa: alimente-se de maneira variada, colorida e moderada; exercite-se o corpo com caminhadas e para mente utilize a leitura, fazer palavras cruzadas; não fume, não tome bebida alcoólica.

- Vitamina C: acerola, goiaba, limão, pimentão

- Vitamina E: oleaginosas (castanhas e nozes; sementes e óleo de oliva).

- Vitamina B12: laticínios e suplementos.

- Betacaroteno: cenoura, batata-doce, abóbora, damasco e mamão.

- Ácido fólico: frutas e verduras de forma geral com “ação antioxidante”.

- Selênio: castanha do Pará.

- Zinco: cereais integrais.