cabeçalho4.fw

Use a Força das Fibras

USE A FORÇA DAS FIBRAS

O consumo de fibras é importantíssimo para quem quer saúde. Perder peso, ganhar disposição e evitar problemas, como colesterol, inflamações no intestino, câncer ou doenças cardiovasculares, é necessário comer alimentos ricos dessa substância.

Vegetarianos também precisam saber dosar, usar as fibras na medida certa e a quantidade que precisam consumir no dia-a-dia.

O consumo de fibras em excesso, diminui a absorção dos alimentos e, consequentemente seus nutrientes.

Há muito tempo os médicos vêm recomendando o consumo de fibras.

Incluir cereais integrais no café da manhã é essencial, pois essa é a refeição que fornece toda a energia que precisamos para gastar no decorrer do dia.

CARACTERÍSTICAS DOS CEREAIS INTEGRAIS

               

AVEIA: ótima opção para diabéticos, pois retarda a absorção da glicose, diminuindo sua concentração no sangue. Sacia a fome e previne doenças do trato gastrointestinal. Altamente energética e capaz de estimular o sistema imunológico. Também é um dos alimentos eficazes contra o mau humor e ótima para quem quer ganhar peso por causa dos carboidratos. Em cada 100 gramas de aveia, há cerca de 10 gramas de fibras.

         Consuma no leite, granola, sopas, mingaus, iogurtes, sorvetes, etc.

ARROZ: os flocos são ricos em carboidratos de absorção lenta (demora mais para ser digerido). O arroz integral tem três vezes mais fibras que o arroz branco. Ele apresenta uma coloração marrom, não sofre processo de clareamento. Do grão só é retirada a casca. Além das fibras, que proporcionam maior saciedade, tem concentração muito maior de vitaminas e minerais, além de auxiliar na prevenção de doenças.

AÇAÍ: rico em minerais, lipídios e vitaminas, essa fruta é um poderoso antioxidante e cheio de fibras. Em 1 litro de açaí é possível encontrar 31,5 gramas de fibras.

CENTEIO: indicado também para os caso9s de hipertensão arterial e arteriosclerose. Meia xícara de sua farinha contém pouco mais de 7 gramas de fibras.

CEVADA: regula o trânsito intestinal e como conseqüência, ajuda na prevenção do câncer de cólon. A presença dos minerais selênio e magnésio mantém o sistema imunológico saudável. Tem propriedades antiinflamatórias que agem no aparelho digestivo. São 04 gramas de fibras em cada 100 gramas do cereal.

GRANOLA: é uma mistura de frutas secas, grãos e sementes. Traz vários benefícios à saúde, pois reduz os riscos de doenças cardiovasculares e diminui também a absorção de gorduras dos alimentos, além de ajudar no funcionamento dos intestinos.

MILHO: cereal calórico à base de carboidrato contém vitamina A e do complexo B, gorduras, cálcio, ferro e outros minerais. Ajuda a manter a regulação do intestino, prevenindo doenças do trato gastrointestinal.

TRIGO: os alimentos derivados dele são boas fontes de carboidratos, proteínas, ferro e fibras. Ajuda na regulação do trânsito intestinal e previne doenças.

QUINUA: a cada 100 gramas desse cereal, há 1,5 gramas de fibras, além de cálcio, fósforo e ferro. Por não conter glúten (a proteína do trigo) é recomendada para celíacos – as pessoas alérgicas a essa substância-. Curiosidade: esse é um alimento comum entre os astronautas da NASA por ser altamente protéico.

FRUTAS BOAS DE FIBRAS: Ameixa preta seca

                                           Coco fresco

                                           Damasco seco

                                           Kiwi

                                           Maçã com casca

                                           Mamão

                                           Manga

                                           Uva passa preta

 

Fonte: Revista dos Vegetarianos