cabeçalho4.fw

Mude sua Alimentação sem Ter de Mudar de Vida

VEGETARIANISMO

                MUDE SUA ALIMENTAÇÃO SEM TER DE MUDAR DE VIDA

Com algumas mudanças de hábitos é possível viver melhor e principalmente, com mais saúde, sem fazer disso uma obrigação.

O ato de comer é um prazer. É agradável apreciar a apresentação dos alimentos no prato, sentir seu aroma, sua textura e seu sabor. Uma alimentação é saudável quando todas essas qualidades estão reunidas e torna-se equilibrada quando entendemos um pouco de nutrição.

Nossa terra é rica em variedades de frutas, verduras e legumes.

O clima e os cuidados com a conservação do solo permitem que as plantas cresçam saudáveis e nutritivas em todas as suas partes: folhas, caules, frutas, sementes e raízes.

Para planejar uma alimentação equilibrada é necessário compor o cardápio do dia com todos os nutrientes de que o organismo necessita. Tanto o excesso quanto a falta de algum nutriente pode ocasionar problemas de saúde.

Uma alimentação balanceada deve fornecer as substâncias nutritivas essenciais à saúde. Ela deve incluir: proteínas, carboidratos, vitaminas, minerais e água.

Nossos alimentos são divididos em grupos:

       -construtores

       -energéticos

       -reguladores

Alimentos construtores: fornecem proteínas ao corpo, são substâncias que vão formar e manter: os músculos, ossos, o sangue, os órgãos, a pele e o cérebro, constrói novos tecidos; promover o crescimento e contribuir para a resistência do organismo às doenças.

Fontes: ovos, leite e derivados, leguminosas secas (feijão, ervilha, lentilha e soja)

Alimentos energéticos: fornecem carboidratos e lipídeos ao corpo.

Carboidratos: com algumas exceções, são de origem vegetal. Sua função na alimentação humana é fornecer energia.

Fontes: cereais (arroz, milhos, trigo, aveia, pães, tubérculos, raízes, açúcares e doces.

Lipídeos: possuem valor energético e transportam as vitaminas lipossolúveis (A, D, E e K), protegendo os órgãos vitais e o organismo com a perda excessiva de calor.

Fontes: óleos e gorduras

 

Alimentos reguladores: fornecem vitaminas, minerais, fibras e água.

Vitaminas: são compostos orgânicos que aparecem nos alimentos em pequenas concentrações, mas desempenham funções específicas e vitais nas células e nos tecidos do corpo. Não podem ser sintetizadas pelo organismo e sua ausência ou absorção inadequada provoca doenças de carência específica.

Fontes: frutas, verduras e legumes.

Minerais: são partes integrantes de hormônios, enzimas e vitaminas e fornecem os constituintes enrijecedores de ossos e dentes. Cálcio, fósforo, enxofre, cloro e magnésio são necessários ao organismo em grandes quantidades diárias. Ferro, flúor, zinco, cobre, iodo, cromo e cobalto são necessários em quantidades menores.

Fontes: frutas, verduras e legumes.

Fibras: constituem o material da parede da célula vegetal, com estruturas que dão forma e textura: cascas, películas, sementes, etc.

Não são digeridas ou absorvidas pelo organismo.

Apesar de não possuírem valor nutritivo ou energético, participam ativamente da mecânica da digestão, tonando-a mais fácil e completa.

Ajudam o alimento a se movimentar através do intestino, facilitando, assim, o seu funcionamento.

Benéficos: - redução colesterol e do mau colesterol (LDL), aumento do colesterol bom (HDL), redução dos triglicerídeos, controle do diabetes, redução da pressão artéria, aumento da sensação de saciedade, alívio da prisão de ventre, prevenção de problemas no intestino, como inflamações e câncer.

Fontes: aveia, arroz integral, granola, cevada, trigo, milho, açaí, centeio, sementes de linhaça e quinua.

Água: é o principal componente do corpo humano e constitui cerca de 2/3 do pe3so corpóreo total. Junto ao oxigênio, ela é o elemento mais importante para a manutenção da vida. A água possui funções construtora e reguladora.

 

HÁBITOS ALIMENTARES PARA GARANTIR UMA BOA SAÚDE

 

   Planeje uma alimentação equilibrada, selecione, criteriosamente, os alimentos e pratique cuidados básicos de higiene para que ela seja saudável e segura.

Adote também as seguintes práticas:

  1. Coma na hora certa// fazendo as refeições no mesmo horário, seu organismo funcionará melhor.
  2. Coma o suficiente // alimentação em quantidade exagerada dificulta a digestão e pode causar sensação de mal estar. Quem come o suficiente sente-se melhor e mantém o peso normal.
  3. Não tenha pressa // para que o sabor seja apreciado, o alimento precisa ser mastigado, sem pressa, até ser triturado. Desse modo, o estômago trabalha menos e os nutrientes
  4. Evite preocupação enquanto come // perturbações emocionais durante as refeições diminuem o apetite e dificultam a digestão.
  5. Beba líquido na medida e na hora certas // todas as reações do corpo ocorrem na presença de água, que também é responsável pela desintoxicação do organismo. É importante ingerir de 08 a 10 copos de água por dia. Durante as refeições, evite beber líquidos para não prejudicar a digestão.
  6. Evite frituras e alimentos gordurosos // assim, você evita o aumento do colesterol e o excesso de peso, além de facilitar a digestão. O estômago, o fígado e o coração agradecem.
  7. Faça uma dieta equilibrada // programe uma dieta com alimentos que garantam o consumo de proteínas, carboidratos, gorduras, minerais, vitaminas, fibras e água.
  8. Monte o prato com alimentos de cores diferentes // quanto maios colorido o prato, maior a diversidade de vitaminas e minerais disponíveis.
  9. Facilite a digestão // procure fazer uma pequena e tranquila caminhada, para ajudar a digestão.
  10. Coma frutas frescas, muita salada, pães integrais
  11. Tome sucos naturais, chás e sucos de leite de soja
  12. Procure ingerir pouco óleo e pouco sal
  13. Evite refrigerantes, enlatados e achocolatados
  14. Evite açúcar branco; prefira mel, açúcar mascavo, natural ou adoçantes sem aspartame e sem ciclamato
  15. Procure cozinhar no vapor
  16. Não fume
  17. Não tome bebidas alcoólicas
  18. Faça exercícios físicos, caminhas e suba escadas
  19. Tome sol
  20. Ande descalço na terra sempre que puder
  21. Cuide de plantas (é uma ótima terapia)
  22. Leia sempre bons livros
  23. Ouça boas músicas
  24. Cultive pensamentos positivos

 

 

 

                                 Fontes: Revista dos Vegetarianos e SESI / Serviço Social da Indústria//

                                                         (Livro: Alimente-se bem com $ 1,00)