cabeçalho4.fw

Musicoterapia: Correlação da Música com a Astrodiagnose

Musicoterapia: Correlação da Música com a Astrodiagnose

Pitágoras ensinava que o Sistema Solar é um poderoso instrumento musical; que os 12 Signos zodiacais podem ser comparados aos semitons da escala cromática; que os Planetas constituem as sete notas da escala diatônica. Cada Signo responde a certo tom. Alguns sons combinam entre si e formam acordes harmoniosos; outros são antagônicos e produzem acordes desarmoniosos. Do mesmo modo como existem acordes harmoniosos e desarmoniosos; intervalos consonantes e dissonantes; assim também, segundo os ângulos que mantem entre si, para o observador na Terra, os Astros nos céus e os Signos do Zodíaco apresentam combinações harmoniosas e desarmoniosas, em seus efeitos sobre nós.

Dissemos que cada Signo responde a certa tonalidade musical. Eis a relação:

Signo de Áries............: Ré Bemol Maior;
Signo de Touro ........: Mi Bemol Maior;
Signo de Gêmeos......: Fá Sustenido Maior;
Signo de Câncer .......: Sol Sustenido Maior;
Signo de Leão...........: Lá Sustenido Maior;
Signo de Virgem.......: Dó natural Maior;
Signo de Libra...........: Ré Maior;
Signo de Escorpião...: Mi Maior;
Signo de Sagitário....: Fá Maior;
Signo de Capricórnio.: Sol Maior;
Signo de Aquário.......: Lá Maior;
Signo de Peixes.........: Si Maior.

Se você escolher música finas, nessas tonalidades, poderá amenizar e até curar enfermidades relativas a cada Signo. Tocando-as suavemente, com o paciente relaxado, a musicoterapia tem efeito indiscutível. Referimo-nos a música finas, que abrangem os três elementos musicais: Melodia, Harmonia e Ritmo, em equilíbrio, tais como nas obras de Bach, Beethoven, Wagner, Mozart, Haydn, Brahms e tantos outros conhecidos. Os três elementos musicais se referem aos três atributos do Espírito, herdados de Deus; e aos três veículos:

• Melodia - Pai - Vontade-Poder: Mente

• Harmonia - Filho - Amor-Sabedoria: Corpo de Desejos

• Ritmo - Espírito Santo - Moção- Atividade: Corpo Denso (o físico).

Os solos de voz humana e de instrumentos de sopro ligam a melodia à Vontade. Os antigos gregos desenvolveram ao máximo essa ligação, chegando à sensibilidade de quartos de tons. Os instrumentos de corda e os corais ligam a harmonia ao Amor-Sabedoria. Os instrumentos de percussão ligam o Corpo físico à Moção-Atividade. A Harmonia é uma conquista da renascença. O mero ritmo é próprio dos povos primitivos e bárbaros. Um bom exemplo da influência do ritmo sobre o Corpo eram as danças guerreiras que incitavam os primitivos ao combate. Outro bom exemplo é o carnaval.

Portanto, a influência da música é global quando completa em seus elementos. Atinge os aspectos espiritual e corporal do ser humano, abrangendo-lhe a complexidade do ser. Essa influência é muito mais positiva e definida do que pode parecer. Ainda há pouco tempo, a parapsicologia fez experiências nesse sentido, com as plantas. Numa estufa submeteu algumas orquídeas ao efeito da música moderna, com predominância rítmica e muitos acordes dissonantes. Noutra estufa, mais ou menos distante, submeteu orquídeas da mesma classe a música fina.

Resultado: as primeiras orquídeas murcharam sobre si mesmas, arrasadas pelo efeito da música moderna. As segundas ficaram mais fortes e formosas sob o efeito da música elevada.

Relação dos Signos com as enfermidades:

ÁRIES - Ré bemol Maior
Nevralgias, insônia, congestões cerebrais, febres do cérebro, calvície, dores-de-cabeça, vertigens, afecções dos olhos, dores de dentes e flegmão ou fleimão.

TOURO - Mi bemol Maior
Bócio (papo), difteria, laringite, tonsilite ou amigdalite, crupe ou garrotilho, pólipos, anginas, inflamação das glândulas da garganta e apoplexia.

GÊMEOS - Fá sustenido Maior
Bronquite, asma, pneumonia, consunção, pleurisia, sangue corrompido, afecções nervosas, anemias.

CÂNCER - Sol sustenido Maior
Indigestões, dipsomania, catarros gástricos, hipo, flatulências, hidropsia, escleroses.

LEÃO - Lá sustenido Maior
Afecções cardíacas, angina do peito, ataxia locomotora, hiperemia, afecções da coluna, meningite medular e 
febres.

VIRGEM – Dó natural Maior

Peritonite, desnutrição, disenterias, cólicas, prisão de ventre, diarreias, cólera, tifo, apendicite e solitária (tênia)

LIBRA – Ré Maior
Enfermidade de Bright, lumbago da urina, nefrite, cálculos renais e uremia.

ESCORPIÃO - Mi Maior
Sífilis, hérnias, fraturas, cálculos e areias, escorbuto, fístulas, hemorroidas, enfermidades uterinas, estreitamento da uretra e da próstata, catarro nasal, enfermidades na mucosa e na cartilagem do nariz.

SAGITÁRIO - Fá Maior
Ataxia locomotora, ciática, lumbago, reumatismo, enfermidades dos quadris e acidentes musculares.

CAPRICÓRNIO - Sol Maior
Eczema, erisipela, lepra, deslocamentos de ossos e joelhos fracos.

AQUÁRIO – Lá Maior
Veias varicosas, inflamação dos tornozelos, dores nas pernas, enfermidades nervosas, sensibilidade na pele.

PEIXES - Si Maior
Calos, gota, deformidade dos pés e dos dedos, tumores e hidropisia.

(Revista 'Serviço Rosacruz' – 07/79 – Fraternidade Rosacruz – SP)