cabeçalho4.fw

Os Veículos do Ser Humano: um Instrumento Musical Composto

Os Veículos do Ser Humano: um Instrumento Musical Composto

O pensamento pertence ao mais elevado poder do Espírito, a vontade. Assim como os potenciais poderes da vontade se desenvolvem, assim também acontece com o poder do pensamento. Tempo virá em que o ser humano será capaz de criar por meio do poder do pensamento e da imaginação. Todas as coisas na natureza foram criadas pela Palavra de Deus, que se fez carne. O som (música) ou pensamento falado, será a próxima força da humanidade em manifestação, uma força que fará do ser humano, homens criativos de Deus. Mas, este passo não pode ser realizado até que o desenvolvimento do ser humano na escola da vida o tenha preparado para usar este enorme poder para o bem, independente do interesse próprio. Portanto, é necessário que cada indivíduo aprenda, por si próprio, como realizar esse desenvolvimento da maneira mais rápida e segura. O ser humano tem conhecimento do método, mas depende dele colocá-lo em prática ou não.

Os poderes potenciais do ser humano, o Espírito, são: vontade (poder de realizar, de instigar à ação); amor-sabedoria (poder de atração, coesão, união); atividade (poder de germinação, criação e desenvolvimento). Um dos maiores auxiliares do Espírito no desenvolvimento e aplicação de seus poderes potenciais em eficiência dinâmica é a música, pois ela manifesta estes mesmos poderes de Deus em um estado aperfeiçoado. Sua força de vontade expressa se na melodia. Seu poder de amor sabedoria está expresso na harmonia, e Seu poder de atividade no ritmo.

O poder do Espírito Divino do ser humano está correlacionado à vontade, e o desenvolvimento desse poder significa o aprimoramento de sua vontade. O Espírito de Vida do ser humano está correlacionado ao amor sabedoria, e o desenvolvimento desse poder significa o aprimoramento de suas potencialidades de amor sabedoria e está correlacionado ao seu Corpo de Desejos. O poder do Espírito Humano do ser humano desenvolve sua habilidade de criar e esse poder de atividade está correlacionado ao seu Corpo Denso. Isso perfaz três fontes diretas, das quais o Espírito obtém ajuda no desenvolvimento de seus poderes potenciais.

Não existe nenhuma ajuda maior no desabrochar dos poderes potenciais do Espírito do que a música, pois é composta das três partes que a correlacionam às potencialidades do Espírito. Boa música eleva a vibração de cada uma das fontes de desenvolvimento do Espírito, a saber, o Espírito Divino, o Espírito de Vida, o Espírito Humano e o elo da Mente que une o Espírito aos seus corpos denso, vital e de desejos. O despertar da vibração destas sete fontes de poder desenvolve os poderes do Espírito. No entanto, músicas discordantes abaixam sua vibração, cuja continuação resultará em perda de poder e desintegração dos quatro veículos inferiores.

Faremos um resumo do porquê e como a música ajuda a desenvolver os poderes potenciais do Espírito:
A nota chave do Espírito Divino é Lá# maior, escrita na escala de quatro sustenidos; e qualquer música escrita nesse tom, quatro sustenidos, ajuda a desenvolver o poder do Espírito Divino, despertando o de um estado comparado à dormência. Os acordes desta escala são encontrados no Artigo: O Piano, as Notas, as Frequências, Escala Musical e a Correlação com os nossos Veículos. Permaneça Comigo e Para Frente Soldados Cristãos são dois hinos bem conhecidos escritos no tom de quatro sustenidos.

A nota chave do Espírito de Vida é Sol# maior, e sua escala tem seis sustenidos e um duplo sustenido. Música escrita nessa escala ajuda a desenvolver os poderes de Espírito de Vida, despertando os acordes do Sol# maior são dados no no Artigo: O Piano, as Notas, as Frequências, Escala Musical e a Correlação com os nossos Veículos. Ainda não existem muitas músicas escritas nesta escala.

A nota chave do Espírito Humano é Fá# maior, cuja escala tem seis sustenidos. Música escrita nessa escala incita os poderes do Espírito Humano para manifestação ativa. Não existe muita música nessa escala. Seus acordes são encontrados no no Artigo: O Piano, as Notas, as Frequências, Escala Musical e a Correlação com os nossos Veículos.

Como foi dito anteriormente, o germe do Corpo Denso foi dado à humanidade pela onda de vida de Leão, e como este germe levava a vibração da nota chave Lá# maior daquela onda de vida, o Corpo Denso ou físico de cada indivíduo vibra em uníssono com a vibração da onda de vida de Leão. Portanto, a nota chave do Corpo Denso é Lá# maior e toda música escrita nesse tom ajuda a desenvolver o Corpo Denso do ser humano. Os acordes de Lá# maior são encontrados no no Artigo: O Piano, as Notas, as Frequências, Escala Musical e a Correlação com os nossos Veículos.

O germe do Corpo Vital foi dado à humanidade pela onda de vida de Virgem. Portanto, o Corpo Vital vibra na nota chave daquela onda de vida que é Dó natural. Toda música cuja nota chave é Dó natural ajuda a desenvolver os poderes do Corpo Vital. Os acordes de Dó natural são encontrados no no Artigo: O Piano, as Notas, as Frequências, Escala Musical e a Correlação com os nossos Veículos.

O germe do Corpo de Desejos foi uma dádiva da onda de vida de Libra e carrega a vibração de Libra que é sintonizada em Ré maior. Portanto, toda música escrita nesse tom ajuda a desenvolver os poderes do Corpo de Desejos. Os acordes de Ré maior são encontrados no no Artigo: O Piano, as Notas, as Frequências, Escala Musical e a Correlação com os nossos Veículos.

O germe da Mente foi dado à humanidade pela onda de vida sagitariana, portanto, vibra na sua nota chave, que é Fá maior. Toda música escrita no tom de Fá maior ajuda a desenvolver os poderes da Mente cujo desenvolvimento é uma das maiores realizações a serem alcançadas durante a presente Época Ária. Muitas músicas foram escritas neste tom, particularmente canções populares e religiosas. Temos o exemplo de duas: "O Trabalho para a Noite está Por Vir", e "América". Os acordes de Fá maior são encontrados no no Artigo: O Piano, as Notas, as Frequências, Escala Musical e a Correlação com os nossos Veículos.

A música contém em si os três grandes poderes primários de Deus: Vontade, Amor Sabedoria e Atividade. Estes poderes dinâmicos combinados têm sido usados pelo Criador desde o início da manifestação. João, o grande, revelador, cita que no princípio era o Verbo, e Max Heindel afirma que foi o majestoso ritmo da Palavra de Deus que transformou a substância primitiva, arche, em múltiplas formas que compreendem o mundo fenomenal. Além disso, esta Palavra de Deus ainda soa para manter as órbitas em marcha e impeli-las para adiante em seus caminhos circulares. A Palavra Criadora continua a produzir formas de eficiência cada vez maiores, como forma de expressar vida e consciência.

É a enunciação harmoniosa de sílabas consecutivas na Divina Palavra Criadora, que marca os estágios sucessivos no desenvolvimento, tanto do mundo quanto do ser humano. Quando a última sílaba for emitida e a Palavra completa pronunciada, a humanidade terá alcançado o grau mais próximo da perfeição, tanto quanto é possível no atual esquema evolutivo.

Todo Sistema Solar é um vasto instrumento musical, fato conhecido por todos os estudantes avançados do ocultismo. Eles percebem que os doze semitons da escala cromática estão correlacionados com os doze Signos do Zodíaco, e que as sete teclas brancas ou tons inteiros, no teclado do piano, estão correlacionados com os Sete Espíritos diante do Trono, comumente designados como Mercúrio, Vênus, Terra, Marte, Júpiter, Saturno e Urano, que trabalham através das vibrações enviadas por eles mesmos.

Os ocultistas avançados estabelecem uma relação entre os Signos do Zodíaco e o corpo sonoro da harpa cósmica. Percebem a correlação entre os sete Planetas e as cordas, que emitem sons diferentes à medida que passam pelos vários Signos zodiacais e, portanto, influenciam a humanidade de diversas maneiras.

Um fato impressionante, até aqui desconhecido, é que cada indivíduo é, em si próprio, um instrumento musical, onde várias partes de sua composição total estão correlacionadas, através de tons vibratórios, aos Sete Espíritos diante do Trono e aos doze Signos do Zodíaco, os quais são guiados e dirigidos pelo Criador do nosso Sistema Solar.

Por essa razão, a música é um fator preponderante no desenvolvimento das potencialidades do ser humano. Sem ela, não poderia haver manifestação e, portanto, nenhum progresso. Aqui encontramos a razão oculta para a advertência dos iluminados: "Homem, conhece-te a ti mesmo". Quando o ser humano chegar à compreensão consciente de sua verdadeira natureza, ele possuirá finalmente a chave de todo progresso futuro.

Quando a Luz sua face radiante revelou,
E, em seu abraço, o mundo acalentou,
Quando no espaço os Planetas a girar,
Esta canção o coro celestial cantou:
"Oh sagrada vibração! Oh divina lei!
Todo propósito e todo o poder é vosso,
A vida para sempre vai continuar".

(Leia mais no Livro A Escala Musical e o Esquema de Evolução – Fraternidade Rosacruz)