cabeçalho4.fw

Aforismos Rosacruzes: Sobre nosso Treinamento Esotérico

  1. Nenhuma lição é de valor real como princípio ativo de vida se a sua verdade for assimilada superficialmente.
  2. Quanto mais forte é a luz, mais forte a sombra projetada. Quanto mais alto os ideais, mais claramente podemos observar nossos defeitos.
  3. Precisamos aprender a ficar sós em determinados momentos do dia, não por sentir sensação de solidão, mas para nos unirmos a Deus através de sua Essência em nós. Peçamo-Lhe ajudar-nos a manter abertos os canais de nossos veículos, a Sua manifestação. Isto nos inclina cada vez mais a identificação com os outros seres, a ama-los e servi-los apropriadamente.
  4. Tudo, em última análise, é presença ou ausência de Deus: bem e mal, alegria e tristeza, confiança e temor, luz e sombra, paz e intranquilidade. Só Deus existe. Nossas transgressões as Leis naturais é que nos fizeram cientes do contraste desses extremos relativos, para que de novo e conscientemente agora, amemos e almejemos e busquemos a Deus, dentro e fora de nós.
  5. Quanto mais crescemos espiritualmente, menos as chamadas "influências maléficas" ou os Aspectos adversos nos afetarão. Eles são transmutados em bem.
  6. Os exercícios vespertinos (Retrospecção, noturno e Concentração, matutino) contribuem para extirpar o panorama da vida no Purgatório e também sem esta capacidade para julgar corretamente, fica o neófito que entra nos Mundos invisíveis, sujeito aos enganos e ilusões de que o Mundo do Desejo está cheio.
  7. Há apenas uma lei: A Lei do Amor. É a lei básica do universo, alicerce das demais leis subsidiárias. Ela é que mantém coeso o universo. O amor é vida, mas o ódio é morte. Realmente, na medida em que pensamos e vivemos de acordo com a Lei do Amor, a harmonia, a beleza e a felicidade se manifestam em nossa vida. Contrariamente, "o salário do erro é a morte".
  8. O Pai Nosso é, precisamente, um maravilhoso modelo de Oração, provendo as necessidades do Ser Humano, com nenhuma outra fórmula poderia fazê-lo. Em algumas frases curtas encerra todas as complexas relações de Deus com o Ser Humano.
  9. O ser humano perde na personalidade e na matéria a compreensão de seu ser espiritual. Sendo, porém, essencialmente divino, redime-se a si mesmo e a seu ambiente mediante a aspiração espiritual por meio da Luz de Cristo.
  10. O único e verdadeiro objetivo da verdadeira ciência e da verdadeira religião deve ser ensinar ao ser humano a relação entre si e o infinito todo e a se elevar àquele exaltado plano de existência para que foi criado.
  11. Cada um, guiado pelo Espírito do Amor interno, deve se esforçar pela elevação física, moral e espiritual do mundo, à altura de Cristo - "o Senhor e a Luz do Mundo".
  12. Os exercícios vespertinos contribuem para extirpar o panorama da vida no Purgatório, e também sem esta capacidade para julgar corretamente, fica o neófito, que entra nos Mundos invisíveis, sujeito aos enganos e ilusões de que o Mundo do Desejo está cheio.
  13. Devido a pureza de sua vida, o Corpo Vital se esta desprendendo do Corpo Denso, exceto por cinco pontos saber, dois nas mãos, dois nos pés, e outro em alguma outra parte. Quando você tenha feito credor da instrução individual, o Mestre lhe dirá como pode se livrar de suas ligaduras.
  14. Quando você se tenha santificado e por esse motivo seja candidato a instrução individual, o Mestre lhe ensinará como arrancar os cravos, no entanto, terá que efetuar o trabalho.
  15.  O que somos, o que temos, todas as boas qualidades são o resultado das próprias ações passadas. O que agora nos falta, mental, moral e fisicamente, pode ser nosso no futuro.
  16. "Fale pouco; sirva muito".
  17. "Livre-se das restrições pelo domínio do eu"
  18. "O Gênio é a autencidade da alma avançanda".
  19. "Osimbolismo da Rosacruz é originador de pureza".
  20. "O destino do ser humano é se tornar Inteligência Criadora".
  21. "A analogia é auxiliar valiosa, uma chave para todos os planos".
  22. "O laço da concordância é descoberto apenas pela Mente aberta".
  23. "O amor que o ser humano deve porfiar é o da alma".
  24. "Cada um de nós, embora limitados por seus 'ontens', é livre em relação ao amanhã".
  25. "O único pecado é a ignorância; a única salvação é o conhecimento aplicado".
  26. "Todas as tristezas e sofrimentos são moldados a nos ensinar lições que devíamos ou não podeiamos aprender de outro modo. Os Astros apontam o período de ensinamento dessas lições, porém, nem Deus pode determinar o tempo exato, nem o total de sofrimento necessário. Nós próprios levamos essa prerrogativa, porque temos livre arbítrio e somos divinos".
  27. "O único fracasso é deixar de lutar".