cabeçalho4.fw

Virgem: Pureza

VIRGEM: PUREZA

- Bem aventurados os puros de coração porque eles verão a Deus.

A Sra. Nelson leu essa passagem para sua classe da Escola Dominical e fechou a Bíblia.

- Vocês todos ouviram esta citação muitas vezes - disse ela - mas gostaria de saber se vocês podem me dizer o que significa. O que sendo puros de coraçãosignifica para vocês?

Depois de uma pausa, Ron falou:

- Suponho que significa só ter pensamentos bons; que não são contra ninguém ou contra qualquer coisa.

- E significa não se deixar contaminar por coisas ao seu redor que são nocivas ou ruins - acrescentou Mimi - Como, por exemplo, se alguém diz alguma coisa mesquinha sobre outra pessoa, você deve fechar sua mente a isso e imediatamente pensar em alguma coisa boa sobre essa pessoa.

- Na realidade, significa estar limpo por dentro, não é? - perguntou Terry - Quero dizer, como disse a Mimi, não se deixar contaminar por coisas ruins ao seu redor. Tantas pessoas pensam que é “moderno” fazer coisas como ler livros inconvenientes ou assistir filmes impróprios, quando tudo que eles fazem é satisfazer os desejos inferiores, mesmo que você pense que nunca fariauma coisa dessas. Se você conservar esses pensamentos e imagens na sua mente, nem que seja só um pouquinho, você já não é tão puro como deveria ser.

- Não significa também trabalhar conscientemente para ser puro? - contribuiu Dave - Ron disse que devemos ter pensamentos bons, mas que não conseguiremos se não nos esforçarmos. Quero dizer, muitas vezes acho que nossa mente está vazia e pega qualquer coisa que apareça, ou não liga muito para nada, e as formas de pensamento não são nem boas nem más; são apenas nada. Isso também não é ser puro de coração. Acho que quando você é realmente puro de coração, você deve se obrigar a manter seu pensamento todo o tempo em coisas boas e puras. Depois de você manter isso conscientemente, por um longo tempo, talvez isso venha inconscientemente e você não terá que se esforçar tanto, mas, no começo, acho que você tem que trabalhar nisso.

- Você acha que nós realmente somos puros de coração, se ainda precisamos nos esforçar para isso? - perguntou a Sra. Nelson.

Dave ficou um tanto perplexo, considerando a pergunta.

- Não, não, acho que não - disse refletindo - Acho que sei o que a senhora quer dizer. Somente quando os bons pensamentos e os bons sentimentos vêm de forma natural, espontaneamente, é que somos na verdade, puros por dentro. Acho que enquanto trabalhamos neles conscientemente, estamos indo na direção certa, mas a pureza real é espontânea. Não é isso?

- Bem, o que é que vocês outros pensam? - sorriu a Sra. Nelson.

- Eu acho que se vocêérealmente puro e limpo por dentro, você não tem necessidade de parar para pensar se o que você estádizendo ou pensando ou fazendo ou sentindo é meritório, bom ou não. De certo modo, você sabe isso automaticamente, e nunca tem que se preocupar se você deve ou não se deixar absorver por um determinado ato ou pensamento. Você sente a resposta sem necessitar perguntar - contribuiu Jean.

- Penso - murmurou Dennis - que a pessoa realmente pura de coração deve ser compassiva e compreensiva para com os outros. Não pode ser egoísta, ciumenta, ou zangada, ou qualquer coisa assim, porque esses sentimentos são corruptos. Acho que a única emoção pura é a espiritual ou...qual é a palavra? ...altruísta. E, se essa pessoa só tem sentimentos como estes, só pode ser boa e humana.

- Em outras palavras - sugeriu a Sra. Nelson - você quer dizer que a pureza é uma condição de ser altruisticamente ativa, em lugar de ser apenas passiva.

- Sim - alegrou-se Dennis - acho que é isso que estou tentando dizer. Se você é realmente puro de coração, você não consegue ficar de lado e ver as outras pessoas sofrerem;  e acho que você também seria muito infeliz vendo outras pessoas serem impuras e ver o que estão fazendo a si mesmas. Você provavelmente estaria muito ocupado tentando ajudar as pessoas e fazê-las ajudar-se a si mesmas.

- Acho que uma pessoa realmente pura de coração está sempre rodeada por uma linda aura - arriscou Anne - Seu Traje Nupcial Dourado deve estar bem desenvolvido e, embora a maioria das pessoas não possa ver a luz, tenho certeza de que quem tiver sensibilidade poderá sentir as maravilhosas vibrações vindas dessa pessoa. Acho que apenas a presença de tal pessoa poderá de algum modo, influenciar outras pessoas a ter melhores pensamentos e praticar melhores ações, ainda que por pouco tempo.

- Sim, Anne, acho que você está certa - interrompeu a Sra. Nelson - Tal pessoa com certeza não poderá ser ignorada, onde quer que esteja. Bem, sinto muito ter que interromper esta conversa tão proveitosa, mas o tempo está se esgotando. Vocês mencionaram várias facetas sobre o conceito de pureza, e tenho certeza que outras irão lhes ocorrer, àmedida que forem pensando sobre isso, o que espero que façam. A pureza se aplica a todas as fases da vida, e só quando tivermos aprendido a viver continuamente dentro de seu contexto, teremos tornado realmente “puros de coração”.

 

(Do Livro Histórias da Era Aquariana para Adolescentes – Vol. VI – Compilado por um Estudante Fraternidade Rosacruz).