cabeçalho4.fw

Leão: Liderança

LEÃO: LIDERANÇA

 A classe estava uma loucura quando Jeff entrou e olhou em volta, com surpresa. Por causa de sua função de monitor, ele chegava alguns minutos atrasado as manhãs e a classe, geralmente, já estava trabalhando. Hoje, contudo, havia grupos espalhados falando e rindo, alguns rapazes estavam com os pés em cima das carteiras, fingindo que estavam dormindo, uma bola de papel jogada da outra ponta da sala atingiu uma garota que gritou, e o barulho era ensurdecedor.

Obviamente a Sra. Trask ainda não havia chegado e não tinha substituta. A rapaziada também estava aproveitando o máximo. Alguns, tampando os ouvidos, tentavam ler, mas a maioria parecia estar adorando o feriado.

- Hei Jeff, junte-se a nós - gritou um deles, e ele se dirigiu para um grupo que fazia planos para o fim de semana.

- Não é o máximo? - dizia um garoto corpulento que estava com problemas para continuar no time de futebol por causa de suas notas - Eu não fiz a lição de história e se ela não vier hoje, eu estarei salvo!

- Eu te pego amanhã - falou Jeff franzindo a testa.

Pensei que você fosse fazer um esforço; você sabe que faz falta no time.

- Está certo, Capitão, está certo - o rapaz se inclinou ironicamente fazendo uma careta - mas eu ainda estou contente que ela não esteja aqui.

Outro rapaz passou correndo, perseguido por uma garota que gritava:

- Marty, me dá minha bolsa!

Jeff esticou o braço e com mão forte agarrou o ombro de Marty.

- Devolve a bolsa. Você não está mais no primeiro ano, está? - disse severamente.

- Traidor! - resmungou Marty, mas devolveu a bolsa.

Jeff, com as mãos nos bolsos, ficou observando mais um pouco, franzindo a testa.  O barulho estava aumentando, os dois agitadores da classe estavam planejando algo ruim, e as coisas ameaçavam chegar a ficar incontroláveis.

Jeff pensou um pouco e endireitou os ombros.

Depois, andou a passos largos para frente da sala, bateu na mesa com uma régua.

- Muito bem, turma, relaxem - berrou.

Alguns olharam, mas levou alguns minutos para obter silencio.

- Não admito que nos chamem de irresponsáveis, se nos comportamos desta maneira quando nos deixam sozinhos - disse Jeff, firmemente.

- Vejam quem está querendo bancar o professor - gritou um dos bagunceiros zombeteiramente - Está procurando emprego, Fessô?

- Basta!

Jeff se voltou para seu contestador com tal autoridade na voz e no rosto, que a zombaria cessou.

- Bem - ele prosseguiu - não há ninguém aqui que não tenha o que fazer. Lembrem-se do exame de geometria amanhã.

Gemidos de todos os lados fizeram-no sorrir.

- Está vendo? que tal agir como adultos, sentar e tentar fazer alguma coisa. Eu, por exemplo, posso aproveitar o tempo.

Ouviram-se poucas objeções em voz baixa, mas a maioria voltou para seus lugares.

- O Jeff tem razão - disse um deles - acho que nós parecíamos um bando de gralhas.

- Pior que isso! - riu Jeff.

Levou algum tempo mais e com palavras encorajadoras e também ameaçadoras de Jeff, poucoa pouco, todos estavam sentados - se não exatamente estudando, mas pelo menos quietos. Jeff também foi para seu lugar e abriu um livro, mas mantinha seu olhar atento nos dois bagunceiros que continuavam a cochichar e olhar significativamente para Jeff.

Em breve, todos na classe estavam entregues ao trabalho e tudo estava quieto. De repente, a porta se abriu e o diretor entrou e estacou espantado. Olhou a classe e abriu um sorriso.

- Ora - ele disse - isto é uma surpresa. Por um instante pensei que a Sra. Trask tivesse vindo. Ela teve um problema com o carro e estará aqui em meia hora. Eu ia ficar aqui com vocês, mas vejo que não é preciso. Até Marty e Jock estão em seus lugares!

Marty e Jock sorriram angelicalmente.

- Quem conseguiu este milagre? - perguntou o diretor.

Jeff não disse nada, mas uma das meninas respondeu:

- Jeff pôs a gente na linha, Sr. Hoover. No começou nós não estávamos assim quietos.

Todos riram e o Sr. Hoover também.

- Não, imagino que não estavam - mas tudo está bem agora. Bom trabalho, Jeff. É preciso ser um bom Líder para conseguir uma organização assim, e você fez um bom trabalho.

O St. Hoover saiu, os alunos continuaram aplicados em seus trabalhose, quando a Sra. Trask chegou esbaforida, meia horadepois, todos estavam felizes com o trabalho que tinham conseguido acabar.

- Graças a Jeff eu não vou ter lição de casa para fazer hoje à noite - disse alguém e todos aplaudiram.

- O Sr. Hoover me disse o que Jeff fez - disse a Sra. Trask - e eu queria cumprimentá-lo. Não é fácil manter na linha uma classe de ginásio - eu sei disso muito bem - e estou contente que ele tenha sido capaz de fazer vocês se conscientizarem de como é importante aproveitar o tempo e, principalmente, lembrá-los porque vocês estão aqui. Frequentemente ouvimos dizer que o mundo precisa de bons líderes, e a melhor época para começar é quando vocês são jovens.

- Há mais alguma coisa, Sra. Trask - disse Jeff. Um líder não conseguirá muito se as pessoas que ele tentar dirigir não cooperarem. A turma cooperou muito.

- Sim, é verdade - disse a Sra. Trask sorrindo - e acho que hoje aqui nós todos aprendemos uma boa lição.

 

(Do Livro Histórias da Era Aquariana para Adolescentes – Vol. VI – Compilado por um Estudante Fraternidade Rosacruz).