cabeçalho4.fw

Uma Lenda Sobre a Fraternidade

Uma Lenda Sobre a Fraternidade

Três mendigos um surdo, um cego e um aleijado iam a caminho da Samaria, quando um deles disse: "Eu sou surdo, porque sou pecador"; e o segundo: "Eu sou cego, portanto, também sou pecador"; e o terceiro, da mesma maneira, dizendo-se pecador, exclamou: "Por isso eu sou aleijado".

Então, vendo que andavam sempre juntos, um deles disse aos outros:

"Eu posso ouvir porque tenho vocês dois como meus ouvidos".

E o outro:

"Eu posso ver porque tenho os olhos de vocês dois".

E disse o último:

"E, certamente, vocês dois são as minhas pernas".

Então os três louvaram a Deus e se regozijaram.

Quando eles se aproximavam de Samaria encontraram um outro mendigo, que sendo leproso, trazia a boca velada e um chocalho na mão.

Ele se manteve afastado e pediu esmola aos três, que responderam: "Nós somos mendigos, não temos nada; vamos a Samaria pedir esmolas porque os samaritanos são dadivosos".

Então o leproso chorou e disse: "Embora não tenham nada, vocês são abençoados porque são três. Mas eu sou pecador e devo viver sem amigos".

Quando os três amigos ouviram aquilo, um disse ao outro: "Nós também somos pecadores, mas temos companhia".

Comovidos por esse fato, consentiram a companhia do leproso, dizendo: "Nós somos todos pecadores e tementes ao Senhor. Venha conosco".

O leproso se alegrou muito ao ouvir isso e disse: "Vamos então para Belém, porque esta noite eu tive um sonho anunciando o nascimento do Messias".

O caminho para Belém era pedregoso e difícil. A noite caiu. Mas o cego pôde guiá-los na escuridão.

Era noite quando alcançaram o estábulo, em Belém, e recearam em bater. Dentro, José dormia, mas Maria estava acordada, ao lado do menino. Ouvindo barulho de pés e de homens conversando, levantou-se e abriu o postigo.

Um ofuscante raio de luz brilhou na escuridão e, através do postigo, Maria perguntou quem eram e porque vieram, e eles responderam: "Nós somos todos pecadores e tementes ao Senhor, mas soubemos que o Messias nasceu e por isso viemos". A Virgem perguntou: "Que presentes vocês trouxeram? Porque ninguém pode entrar sem ofertas."

Os mendigos baixaram seus olhos e responderam que nada tinham para oferecer.

Maria então perguntou: "Quem é aquele homem ali ao lado"?

Então os três sentiram muito medo e se ajoelharam: "Nós somos pecadores porque trouxemos este homem conosco; ele é leproso e, além disso, um samaritano". Então Maria abriu as portas, eles entraram e contemplaram o Salvador: o cego recobrou a visão; o surdo ouviu e o aleijado se levantou. E olharam para ver se o leproso também estava curado, mas ele desaparecera. Então perceberam que o Ieproso era um Anjo do Senhor.

(Publicado na Revista Serviço Rosacruz de setembro de 1975)