cabeçalho4.fw

Perguntas e Respostas

O que é o exercício esotérico da Adoração?

Estudos do Conceito Rosacruz do Cosmos - Adoração


Pergunta: Quando o aspirante alcançou a Contemplação, alcançou o ponto mais alto?

Resposta: Quando o nível que se alcança através da Contemplação foi atingido, o aspirante se dá conta de que está, na verdade, contemplando a Deus na vida que penetra todas as coisas, mas, ainda há que dar um passo a mais: a Adoração, por meio da qual se une, ele mesmo, com a Fonte de todas as coisas; alcançando por esse feito a mais alta meta possível de se conseguir por um ser humano até que a união permanente ocorre no final do Grande Dia de Manifestação.

Pergunta: O ser humano pode alcançar esse nível sem ajuda?

Resposta: A opinião do autor é que nenhum dos níveis de Contemplação, nem o nível final da Adoração pode ser alcançado sem a ajuda de um Mestre.

Pergunta: Como encontraremos o Mestre?

Resposta: O aspirante não dever temer nunca, que por falta do Mestre seu progresso demore, nem necessita se preocupar em buscá-lo. Tudo o que ele precisa é começar a melhorar a si mesmo e continuar, diligente e persistentemente, nessa direção. Desta maneira purificará seus veículos.

Pergunta: A purificação dos seus veículos em que o beneficiará?
Resposta: Estes começam a brilhar no Mundos Internos (N.T.: Região Etérica do Mundo Físico, Mundo do Desejo e Mundo do Pensamento), o que atrairá a atenção dos instrutores, que estão sempre vigilantes e com muita satisfação ajudam a todos aqueles que por seus vigorosos esforços de se purificar a si mesmo, adquiriram o direito de serem ajudados.

Pergunta: Então, ninguém jamais necessita de um Mestre entre os seres humanos?

Resposta: "Buscai e encontrareis", mas não vamos imaginar que indo de um instrutor a outro estamos buscando! "Buscai", nesse sentido, não significaria nada para este mundo de trevas. Nós mesmos devemos acender a luz que, invariavelmente, irradia dos veículos dos aspirantes diligentes. Esta é a estrela que nos conduzirá ao Mestre, ou, melhor ainda, a que conduzirá o Mestre até nós.

Pergunta: Quanto tempo até vermos os resultados destes exercícios?

Resposta: O tempo necessário para termos resultados varia com cada um e é dependente da aplicação, do nível evolução, da história no livro da vida; portanto, não há como determinar um tempo preciso, ou em média.
Pergunta: No que difere os resultados?

Resposta: Alguns que estão preparados, obtém resultados em poucos dias, outros em meses, outros em alguns anos e outros não conseguem resultados visíveis. No entanto, os resultados estão ali e o aspirante que fielmente persiste, os obterá algum dia; nesta ou em uma vida futura contemplará sua paciência e fidelidade recompensada e as palavras interiores abertas ao seu olhar fixo (Contemplação), se encontrando como um cidadão do Reino, onde as oportunidades são imensamente maiores que as do Mundo Físico. Nesse momento, desperto ou dormindo, através do que os seres humanos de vida e morte, sua consciência não será interrompida.

Levará uma existência contínua consciente, beneficiando-se de todas as condições que permitem um avanço mais rápido, para os postos de maior responsabilidade, para produzir mais benefícios à humanidade.

(Traduzido da Revista: Artículos de Rayos de la Rosa Cruz – Dez/1984 – Fraternidad Rosacruz Max Heindel – Córdoba – Argentina)