cabeçalho4.fw

Perguntas e Respostas

O que é e como se dá a Ascensão e Descida do Cristo?

Pergunta: Faço muitas vezes, a mim mesmo, perguntas relacionadas com a ascensão e a descida anual de Cristo em nosso Planeta. Como poderá isso ser feito tão lentamente? Trata-se da Sua radiação ou da descida de Si mesmo? Peço também, por favor, me explicar qual é o Espírito da Terra e quem é Cristo, o Senhor da nossa Terra. São dois Espíritos individuais ou e apenas um?


Resposta: Tudo que é descrito no Conceito Rosacruz do Cosmos é visto sob a ponto de vista dos seres humanos que habitam a Terra. Como o Ego humano possui veículos que vão desde o Espírito Divino até o Corpo Físico, da mesma forma, o Espírito de Cristo possui veículos que vão desde o Mundo de Deus até ao Mundo do Desejo. O Corpo de Desejos é o Seu veículo mais inferior, porque ele pertence à onda de vida dos Arcanjos, que foram "humanos" no Período Solar. Desde que o Cristo Arcanjo uniu-se a Deus, a Sua consciência focalizou-se no Mundo de Deus, o que O levou a dizer: "Eu e Meu Pai somos Um". Nessa Consciência, Deus o Cristo atua como o Segundo Aspecto de Logos Solar.

Assim como cada onda de vida astrológica atinge certa eficiência espiritual, o Cristo dirige um Raio de Sua Consciência para este Planeta, de modo especial. Assim, tanto como o Planeta seja afetado, podemos dizer que é como se o Cristo visitasse o Planeta em pessoa. Esse é um dos grandes mistérios da consciência espiritual. Não existe uma explicação simples desse mistério.

Uma alegoria tenta uma descrição desse fato, assim:

O ESPÍRITO DA TERRA

O Espírito de Cristo olha para outro Planeta. Cada um deles, por sua vez, reflete a Imagem de Sua Face, da mesma forma que um alquimista observa seus vasos de metal fundido e vê a Sua própria face refletida. Na medida em que o Raio de Consciência dirige-se para cada Planeta, tempo virá em que esse Raio assume a direção deles.

A nossa Terra atingiu esse ponto no tempo em que Cristo apareceu na Terra. O Raio de Cristo entrou na pessoa de Jesus de Nazareth tornando-se visível para a humanidade como um homem entre os homens. A ciência oculta explica esse processo dizendo que o Cristo Arcangélico, realmente, descendo ao Mundo do Desejo do Planeta Terra, reativou a sua forma Arcangélica, que usou quando em estado "humano", nessa forma Arcangélica. Portanto, tomou conta dos Corpos Etérico (Vital) e Físico (Denso) do homem Jesus, deixando-os por ocasião da sua morte. Essa tomada de posse é descrita como ter sido efetuada no Batismo.

O Espírito Planetário Original da Terra foi um "Raio" ou parte do Logos Original que Max Heindel conta ter sido retirada do nosso Sistema Solar no início da nossa evolução, dirigida por aqueles Grandes Seres a quem designamos como: "O Pai", "O Filho" e "O Espírito Santo". Por determinado tempo, neste Período Terrestre, o Planeta Terra foi governado de fora, tal como a criança no útero materno não tem um espírito interno por determinado tempo. A descida do Cristo Arcangélico ao centro da Terra pode ser comparado à descida do Ego encarnante numa criança.

Cada ano, desde então, o Cristo Solar (o Espírito do Cristo Cósmico) emite um Raio de Sua Consciência, para a Terra, do mais alto nível do Mundo do Espírito Divino, baixando em direção ao Centro da Terra. Esse é algo como o focalizador da atenção de um nível para outro, tal como um holofote projeta a sua luz do topo de uma colina em direção ao seu sopé e para todos os pontos da planície até onde possa alcançar, das profundezas dos abismos, às mais obscuras profundidades. Da mesma forma, a luz poderá ascender dos pontos mais profundos e obscuros, subindo dos vales, para os aclives, para finalmente atingir o tôpo da montanha e desaparecer nos céus.

Você compreenderá naturalmente que se trata de uma analogia, porém isso ilustra uma ideia em relação daquilo que acontece. Não é algo no sentido de "lentidão" de tempo, nem de "distância" no sentido de passar através do espaço, mas da focalização de um Raio de Consciência no envoltório terrestre, numa busca exterior, para depois penetrar no mais íntimo da Terra.

Para a concepção humana É COMO SE O RAIO DE CRISTO lentamente descesse e lentamente ascendesse através dos vários níveis. Podemos pensar dessa forma, pois tal é o modo que mais se adapta as nossas concepções, tal como parece que, no horizonte a terra e o céu se encontram. Entretanto, a Consciência de Cristo não é uma ilusão; Ele realmente está aqui conosco.

Atualmente a Terra está regida superiormente pelo Pai, por Cristo e por Jeová. O segundo, Cristo, é o Espírito interno da Terra a cada seis meses do ano. O Espírito Planetário da Terra tinha a cargo a nossa evolução durante os Períodos de Saturno, Solar e Lunar e, provavelmente, a primeira parte do Período Terrestre. Então, esse Espírito, que era um dos Setes Espíritos diante do Trono, retirou-se da participação ativa da direção da evolução da Terra entregando suas almas ao Pai, ao Filho e a Jeová que ainda os guiavam. A fonte autorizada para essa afirmação poderá ser encontrada no capítulo V – Relação do Homem com Deus, no livro: Conceito Rosacruz do Cosmos:

"Pode-se acrescentar que, pelo menos em nosso esquema planetário, as entidades mais avançadas, as que alcançaram um elevado grau de perfeição em evoluções anteriores, assumem, nos primeiros estágios, as funções do Espírito Planetário original e continuam a evolução. O Espírito Planetário original retira-se de toda participação ativa, porém, guia os 'seus Regentes'".

De todo o exposto, torna-se claro, então, que, presentemente, o nosso Espírito Terrestre é realmente Cristo. Porém, há outro cujo Ser está velado no mais profundo mistério.

(Revista: Serviço Rosacruz – 09/67 – Fraternidade Rosacruz – SP)