cabeçalho4.fw

Perguntas e Respostas

Qual o princípio da Filosofia Rosacruz considerado de maior valia para ajudar a humanidade a solucionar os problemas da vida?

Solução dos Problemas da Vida

Pergunta: Qual o princípio da Filosofia Rosacruz considerado de maior valia para ajudar a humanidade a solucionar os problemas da vida?

Resposta: Os dois principais ensinamentos para auxiliar a humanidade e solucionar seus problemas de vida, encontram- se na compreensão da Lei de Causa e Efeito e no conhecimento da Doutrina do Renascimento.

Essas duas leis contêm os princípios vitais que são da mais alta importância para todos. A Lei de Causa e Efeito nos ensina que estamos onde estamos por causa das nossas ações passadas e não porque alguém sejao responsável. Se não gostamos de nosso ambiente de então, podemos, certamente, mudá-lo tão cedo tenhamos aprendido as liçõesque ele contém. A vida não é algo sem esperança. Tãocedo estejamos aptos para um novo ambiente, ele se apresentará. A vida éum processo ativo. Devemos estar amplamente despertos e alertas, prontos a tirar a vantagem em cada oportunidade apresentada e sempre ávidos emaprender as liçõesnela contidas.

O conhecimento da Doutrina do Renascimento nos revela a justiça perfeita do grande plano cósmico. Os nossos hojesão os resultados dos nossos ontem (ou vidas passadas), os nossos amanhãs (vidas futuras) dependem dos nossos hoje. Sempre existem oportunidades à nossa frente. Fizemos de nós aquilo que somos e podemos no devidotempo, fazer de nós mesmos aquilo quegostaríamos de ser.

Podemos, sozinhos, desenvolver as potencialidades doDeus interno. Outros poderão indicar o método, porém, devemos fazer o trabalho uma vez que o renascimento nos oferece repetidas oportunidades. Aqueles que amamos em uma vida não somente encontraremos entre as vidas nos mundos celestes, mas,também quando retornamos a Terra. Ao crescermos na graça, cessaremos de terinimigos, em virtude de nos tornarmos demasiados grandes para abrigar a inimizade. Amaremos sempre, sejamos retribuídos ounão. Basicamente esse amor atrai os outros nos laços de saúde e confiança.

Com o conhecimento dessas duas grandes Leis (de Causa e Efeito e de Renascimento) vamos, gradualmente, aprendendo a solucionar todos os problemas que se nos deparam e a vida se torna uma alegria.

(Revista: Serviço Rosacruz – 11/67 – Fraternidade Rosacruz – SP)