cabeçalho4.fw

Perguntas e Respostas

Como se inicia a formação de um veículo capaz de penetrar, percorrer e manifestar-se nos planos invisíveis? É perigoso fazer semelhante tentativa sem a ajuda de alguém já treinado?

Pergunta: Como se inicia a formação de um veículo capaz de penetrar, percorrer e manifestar-se nos planos invisíveis? É perigoso fazer semelhante tentativa sem a ajuda de alguém já treinado?
Resposta: O Corpo-Alma, como é chamado na Filosofia Rosacruz, é um dos veículos do Espírito. É composto dos dois Éteres Superiores (Luminoso e Refletor) do Corpo Vital. Sua formação depende de uma vida de amor e serviço à humanidade. Ainda que muitas oportunidades nos sejam oferecidas em nosso meio ambiente – como, por exemplo, ajudando e visitando um parente ou amigo enfermo – elas surgirão em um campo mais extenso, na medida em que aproveitemos as chances de servir amorosamente. Uma dedicação como essa natureza, não somente atrai e elabora em larga proporção os dois Éteres Superiores, como também prepara a futura divisão entre dois Éteres Inferiores. Essa divisão sim só pode ser feita com a ajuda de um verdadeiro mestre espiritual, que não se manifesta para nós em carne, mas em espírito. Realizada esta divisão, o Corpo Alma permanecerá separado e distinto dos Éteres Químico e de Vida, tornando-se útil como veículo separado para consciência de vigília e ser utilizado em voos anímicos.

É citado no Novo Testamento como "Soma Psuchicon" (N.R.: Primeira Epístola de São Paulo aos Coríntios 15; 44). Constitui o dourado e azul de nosso Corpo Vital, visto como um cálice a partir da base do pescoço ou como uma flor que desabrocha. Pode ser percebido através da visão etérica sensível a estes dois Éteres. Cristo, o Espírito Planetário da Terra, ajuda-nos a construí-lo através de Suas Correntes Espirituais que percorrem nosso planeta, do centro para superfície, criando condições favoráveis para a evolução da humanidade.

É melhor não pensarmos em termos de "projeção astral" como alguns o chamam, pois, os voos da alma conscientes serão realizados quando o Ego estiver convenientemente preparado. É perigoso, no princípio, tentar percorrer os planos invisíveis sem a ajuda de um "veterano". Toda preparação requer uma proteção e orientação. O Mestre aparecerá no tempo apropriado e não será necessário procurá-lo.

(Revista Rosacruz – 05/72)