cabeçalho4.fw

Perguntas e Respostas

Escolas de Ocultismo: As Escolas Ocidentais são mais avançadas? Por quê?

Pergunta: A Fraternidade Rosacruz fala de escolas de ocultismo orientais e ocidentais. As Escolas Ocidentais são mais avançadas? Por quê?

Resposta: Atualmente, existem diferentes tipos de Corpos – graduados por sensibilidade às vibrações espirituais – que o Ego utiliza para viver sobre a Terra. Por exemplo: os hindus constituem um dos primeiros Corpos que construímos na Época Ariana e os anglo-saxões constituem um dos últimos Corpos que aprendemos a construir. Naturalmente, os últimos ensinamentos foram dirigidos aos Egos que conseguem construir Corpos mais avançados. Por conseguinte, a religião ocidental, o Cristianismo, é muito superior ao Hinduísmo e ao Budismo, tipicamente orientais, pois possuem métodos especiais para Egos que habitam Corpos ocidentais.

Os ensinamentos dos mistérios do Oriente não são tão avançados como os do Ocidente. No Oriente empenha-se grande esforço no sentido de sujeitar e subjugar o Corpo, com a finalidade de cultivar qualidades espirituais. Seu método exige certas posturas corporais enquanto se pratica difíceis exercícios físicos. Tais exercícios são necessários para uma parte de nossos irmãos, que necessitam exatamente deste tipo de pedagogia espiritual para avançarem no caminho, mas isso não faz parte do método ocidental.

Em realidade, o Corpo do ocidental não responde a esses métodos. Ademais, o discípulo oriental coloca-se sob a rígida orientação de seu instrutor, o qual chama de "mestre", obedecendo-o cegamente nos mínimos detalhes, sem questionar determinadas práticas.

No Ocidente, seguem-se os ensinamentos de Cristo, o qual afirmou aos Seus discípulos: "De agora em diante eu vos chamo de amigos, porque o servo não compreendia o que o mestre fazia, mas eu vos ensino todas as coisas que aprendi de Meu Pai".

Por conseguinte, o instrutor ocidental conserva estreita amizade com seu discípulo e está sempre disposto a responder as suas perguntas, desde que compatíveis com o seu desenvolvimento.

Há, por suposto, homens muito evoluídos no Oriente, homens adiantadíssimos nos ensinamentos de sua escola. Mas, o estágio correspondente pode ser logrado com os métodos ocidentais, em tempo e esforços menores!

(P&R da Revista Serviço Rosacruz nov/77 – Fraternidade Rosacruz SP)