cabeçalho4.fw

Perguntas e Respostas

Por que tanta violência?

Pergunta: Há uma razão de ordem oculta para essa terrível onda de violência que agita os tempos atuais? Ate quando perdurará tal estado de coisas?

Resposta: Talvez uma razão fundamental para tanto distúrbio e violência entre os seres humanos, seja o fato de que nós estamos atravessando um período em que forças antagônicas lutam por dominar a consciência do ser humano e o mundo que o cerca.

A Filosofia Oculta afirma "O caminho evolucionário da humanidade está indissoluvelmente ligado as Divinas Hierarquias que regem os estelares e são os signos do zodíaco”.

A passagem do Sol e dos estelares através dos doze signos zodiacais, assinala o progresso do ser humano no tempo e no espaço. "Presentemente, o Sol, por precessão, percorre o signo de Peixes, encerrando uma idade de superstição e escravidão intelectual. Estamos já penetrando na órbita de influência de Aquário, um signo intelectual, científico e altruísta. Desta forma sofremos a ação de vibrações estelares diferentes em nossa consciência e ao nosso redor”.

Os menos evoluídos são incapazes de manter-se num ponto de equilíbrio desejável para um progresso mais seguro.

Outro ponto a considerar: os separatistas Espíritos de Raça, engendrando diferentes religiões, costumes, idiomas, etc., influenciam grande parte da humanidade, promovendo atritos e guerras de conquista. Somente com o unificante poder do Cristo, pode-se eliminar a força dos Espíritos de Raça, removendo assim a causa principal da violência.

Cristo encontra-se além dos outros Arcanjos. Seu veiculo inferior é o Espírito de Vida, não usando outro mais denso. O Mundo do Espírito de Vida é o primeiro mundo cósmico. Unicamente pelo poder do Espirito de Vida é que o sentimento extremado de nacionalidade pode ser superado e a Fraternidade Universal tornar-se uma realidade.

Deve também ser lembrado que ao final de ciclos evolutivos renascem muitos Egos poucos evoluídos, os quais recebem assim sua oportunidade final de avançar suficientemente a ponto de não se perderem de seu grupo evolucionário. É desnecessário dizer que os Egos menos evoluídos são provocadores das ondas de violência, desejando atingir seus objetivos.

Outro fator a ser considerado diz respeito às dívidas de destino maduro (aquelas que só podem ser resgatadas através da expiação) geradas no passado por indivíduos e nações. Desde os tempos em que o ser humano começou a fazer uso de seu livre arbítrio, o egoísmo e a crueldade compuseram parte do cenário terrestre. Debaixo da Lei de Causa e Efeito toda maldade deve ser resgatada com sofrimento ou algo parecido. Se vivemos pela espada, morreremos pela espada. Se não acontecer em uma existência, sobrevirá na outra. Somos livres para decidir por um curso de ação, porém, esta liberdade nos traz a consequente responsabilidade. (P&R da Revista Serviço Rosacruz jun/72 – Fraternidade Rosacruz SP)