cabeçalho4.fw

Perguntas e Respostas

O que Significa dizer que a Filosofia Rosacruz é o Cristianismo Esotérico?

Pergunta: Que querem vocês dizer, ao frequentemente afirmar que a Filosofia Rosacruz é o CRISTIANISMO ESOTÉRICO?

Resposta: Como o leitor afirma, os ensinamentos da Sabedoria Ocidental estão compreendidos na Filosofia Rosacruz que, adicionalmente, inclui grande quantidade de informações sobre os planos invisíveis e suas leis, onde o ser humano, entre encarnações, vive.

O Cristianismo Esotérico fornece, sem sombra de dúvida, significado oculto ou esotérico à doutrina cristã ou doutrina das Igrejas, sejam elas protestantes ou católicas. Os fatos esotéricos são verdades eternas cuja interpretação varia segundo as diversas seitas cristãs.

O Cristianismo ortodoxo, na sua forma de uma casca de noz, diz que Cristo, o Filho de Deus, veio à Terra há quase dois mil anos, para tornar-se o salvador espiritual da raça humana, por meio da crença das doutrinas que enunciou e por viver uma vida de acordo com elas. Também afirma que os pecados do ser humano contra as leis de Cristo são perdoados e apagados sob certas condições as quais são promulgadas desde tempo considerável, sob diferentes denominações.

A interpretação esotérica do Cristianismo, em seu aspecto global, não contradiz as doutrinas básicas ortodoxas, porém mostra mais exatamente o que realmente sucede. Cristo é um grande Ser, de elevado desenvolvimento espiritual, a mais alta expressão arcangélica, isto é, o mais Alto iniciado da Onda de Vida que evolucionava como humanos, no longínquo Período Solar, há muitos e muitos milhões de anos. Cristo veio à Terra a fim de influenciar espiritualmente a humanidade, irradiando suas vibrações de luz e de amor, do interior do Globo terráqueo. Desde então, continuamente nos envolve das mais altas influências espirituais.

Esse constante influxo da espiritualidade de Cristo à Terra e aos seres humanos, está transmutando pouco e pouco, o caráter da humanidade. O ser humano já não é tão bárbaro e cruel como há dois ou três milênios atrás. O objetivo mais alto e derradeiro de Cristo é o de espiritualizar a humanidade a tal grau, que ela adquira o senso de unidade de cada um com todos, tornando-se uma família mundial, onde cada indivíduo se identifique perfeitamente com seu semelhante, com eliminação de toda separatividade, preconceito e egoísmo, geradores de conflitos, guerras e crimes. Assim o ser humano poderá admitir que o bem-estar de um, será o bem-estar de todos, uma vez que ele é parte integrante e sentida, do todo.

Qual uma dura vida escolar, o ser humano terá de passar muitas vezes por este mundo, até que possa compreender e empreender esforços no sentido de sublimar seu caráter egoísta e brutal, tornando-o em virtudes cristas conducentes a confraternização universal. Porém, a felicidade e alegria que experimentaremos no futuro, quando a influência de Cristo haja colimado seus objetivos, serão tão grandes, tão profundas, que sua vivência jamais poderia ser avaliada em nossas condições atuais, tão grande é o contraste com nossa forma de sentir de hoje. (P&R da Revista Serviço Rosacruz jan/71 – Fraternidade Rosacruz SP)