cabeçalho4.fw

Perguntas e Respostas

Quando o espírito está para renascer, extraiu para si a matéria mental e penetrou no Mundo do Desejo, não estará novamente no Purgatório?

Pergunta: Quando o espírito está para renascer, extraiu para si a matéria mental e penetrou no Mundo do Desejo, não estará novamente no Purgatório?

Resposta: A pergunta reflete que o estudante não entendeu exatamente o que constitui o Purgatório. O Purgatório encontra-se nas regiões inferiores do Mundo do Desejo, mas essas regiões não são o Purgatório para aqueles que nada têm para ser purificado. Os desejos inferiores do homem são formados pela matéria de desejos dessa região e, como não podem ser satisfeitos, o homem sofre. Além disso, lá a força de repulsão é suprema, e quando o Ego passa para o Mundo Celestial, tem gravadas no seu corpo de desejos as imagens dos maus atos que cometeu.

Essas imagens são formadas também pela grosseira matéria de desejos, porque foram geradas pelas paixões do homem na época em que cometeu o mau ato que representam, e a força centrífuga da repulsão procura expeli-las de sua constituição. É o processo de extirpá-las que causa a dor experimentada. Quando, por outro lado, o Ego passa por esta região na sua caminhada para o renascimento, a força centrípeta da atração traz nova matéria de desejos que se incorpora nele. Por isso, não é o Purgatório, absolutamente. Nem é o Purgatório para os Auxiliares Invisíveis que circulam entre os espíritos enclausurados, empenhando-se em ajudá-los a aprender as lições que os tornarão melhores homens e mulheres. Somente onde o mal deve ser expurgado por um espírito, e que este sente essa região como Purgatório.