cabeçalho4.fw

Perguntas e Respostas

Quem é meu Ego, o que pretende nessa vida e como ter consciência dele?

Pergunta: Gostaria de saber se o Sr. Heindel pode operar no plano do Ego. Em caso afirmativo poderá ele comunicar-se com meu Ego e fornecer-me as seguintes informações: desejo saber quem é meu Ego e que pretende ele com esta vida terrena, e também como poderia ter consciência dele, diária e ininterruptamente?

Resposta: Nesta vida terrena, quando estamos despertos, o Ego funciona no mundo visível como um Espírito interior, mas durante as horas de sono o Ego fica no Mundo do Desejo, onde também permanecerá por algum tempo após a morte. Os estágios posteriores da existência post-mortem serão vividos na Região do Pensamento Concreto, que é o Segundo Céu. Acima deste, está a Região do Pensamento Abstrato, também chamada de Terceiro Céu, o lar do Ego, que excursiona pela terra com o fim de ganhar experiência e crescimento espiritual.

Enquanto vive na terra são formadas certas ligações com outros que, de acordo com a lei de Causa e Efeito, produzirão seus efeitos, mais cedo ou mais tarde. Isto tem a aparência de sorte ou destino.

Devido a transgressões voluntárias ou ignorantes da lei de vida, em épocas passadas, nós acumulamos uma dívida de más ações que devem ser liquidadas em algum tempo.

Devemos colher o que semeamos, antes que nos tornemos puros e livres em espírito. 0 conhecimento dessa sorte iminente, quando uma parte da dívida já esta paga, paralizar-nos-ia, e a visão total de toda a horrenda dívida, provavelmente, esmagaria o espírito mais forte, a menos que ele tivesse se tornado pelo menos um pouco iluminado e capaz de conformar-se com as leis da natureza. Quando esta grande luz brilhar dentro do coração de um ser humano e ele sentir-se como um espírito pródigo, apartado de seu Pai do céu, quando ele exclamar no íntimo de seu coração: "Eu irei para meu Pai", e que este desejo esteja sempre ante sua visão espiritual, então, pela primeira vez ele enfrentará a concretização de seu destino, chamada pelos ocultistas, "O Guardião do Umbral".

Esta entidade encontra o aspirante na porta entre os mundos visíveis e invisíveis. Quando ele tenta entrar nesse mundo que conhecera anteriormente por meio da visão espiritual ele se defronta com este "Guardião do Umbral", e não pode passar antes que o tenha reconhecido.

Todo neófito deve enfrentar esse espectro horrendo, tal como Clyndon o fez na novela "Zononi", da autoria de Bulwer Lutton, esse espectro não se manifesta à humanidade comum, mesmo nos períodos entre a morte e o renascimento, porém, o neófito, como já foi explicado, deve encará-lo, reconhecê-lo e tentar passar por ele.

Deve proferir um voto solene de fazer tudo o que for possível e necessário para liquidar a dívida de que o Fantasma é uma concretização, e também o voto de silêncio sobre todas as coisas ali ocorridas.

Quando a consultante pergunta quem é seu Ego, pede justamente a informação que o "Guardião do Umbral" dos mundos invisíveis esconde sob a caritativa lei da natureza que ninguém tem o privilégio de quebrar. Até que tenha atingido a força espiritual para ultrapassá-lo e aprender por si próprio, isto deve permanecer escondido de si.

E, mesmo então, não haverá um intercâmbio ininterrupto e consciente entre o Eu superior e a personalidade.

Isso pertence a um estágio voluntário muito posterior, quando já tivemos inteiramente espiritualizado nossos veículos. Há, pois, somente um caminho a ser seguido: é aplicar-se diligentemente ao problema.

Se continuar a buscar, encontrará, mas lembre-se, não há meios fáceis de chegar a esse conhecimento. Ninguém pode fornecê-lo ou vende-lo pronto a ser usado. Quanto a nós que estamos mais avançados, tudo o que podemos fazer pelos outros é indicar-lhes o caminho, encorajando-os a encetá-lo até o fim, a despeito de todos os revezes e obstáculos, confiantes de que o que um ser humano faz, qualquer outro pode fazer. Cada um de nós tem o mesmo poder divino e está habilitado a ser bem sucedido em tudo o que fizer.(P&R da Revista Serviço Rosacruz ago/80 – Fraternidade Rosacruz SP)