cabeçalho4.fw

Perguntas e Respostas

Quem são os Rosacruzes e o que significa esse nome?

Pergunta: Quem são os Rosacruzes e o que significa esse nome?

Resposta: A antiga Fraternidade ou Irmandade Rosacruz consistia em seres altamente espirituais que haviam avançado muito além do ser humano ordinário em pureza e sabedoria espiritual. Eram eruditos alquimistas, médicos e matemáticos – Doze Super-homens do século catorze, que foram guiados por um Décimo Terceiro chamado Christian Rosenkreuz (Cristão Rosacruz) e trabalharam com ele. Estes treze homens augustos trabalharam em segredo.

Formaram entre eles mesmos uma Fraternidade conhecida como os Rosacruzes. O ensinamento desta ordem foi dado unicamente a muito poucos sábios; nada foi impresso até o ano de 1614, em que um pequeno panfleto escrito em língua alemã circulou entre aqueles poucos que estavam preparados para receber estes ensinamentos.
Todavia, esta Fraternidade Secreta existe e ainda trabalha para a elevação da humanidade. Somente os que estejam altamente evoluídos são admitidos neste ramo do Movimento Rosacruz e estes médicos da alma podem encontrar-se entre aqueles que estão à frente de algum grande movimento ou país, e estão diretamente interessados no progresso do mundo e sua obra. Estes Irmãos nunca se dão a conhecer e trabalham altruisticamente pelo bem da humanidade.

Em 1908 Max Heindel, que era de origem dinamarquesa, foi escolhido como mensageiro destes Irmãos Maiores para revelar os Ensinamentos Rosacruzes ao mundo Ocidental, e depois de passar algum tempo sob a tutela direta deles, foi instruído para voltar à América e dar ao mundo, publicamente, o que previamente havia sido conservado em segredo. Nesse tempo particular do trabalho no mundo, a humanidade havia chegado a um estado em que se podia ser-lhe dada uma fase mais elevada da Religião Cristã, época na qual os mistérios (dos quais falou Cristo em Mt 13:11 e em Lc 8:10) podiam ser dados a muitos e não só à poucos. Uma vez chegado Max Heindel à América, ele imprimiu estes elevados ensinamentos no livro dos Rosacruzes, "O Conceito Rosacruz do Cosmos". Estes ensinamentos estão agora disseminados pelo mundo inteiro e foram impressos em vários idiomas; existem vários cursos e os conferencistas pregando estas verdades nas tribunas.

(Revista 'Serviço Rosacruz – 04/81 – Fraternidade Rosacruz – SP)