cabeçalho4.fw

Perguntas e Respostas

Nos Estados Unidos da América do Norte há grande popularidade dos movimentos carismáticos, que empregam orações acompanhadas por imposição das mãos. Os efeitos são desmaios dos pacientes "tocados pelo espírito" ou o aparecimento de "glossolalia" – falar e

Pergunta: Nos Estados Unidos da América do Norte há grande popularidade dos movimentos carismáticos, que empregam orações acompanhadas por imposição das mãos. Os efeitos são desmaios dos pacientes "tocados pelo espírito" ou o aparecimento de "glossolalia" – falar em línguas. Queiram comentar, por favor.

Resposta: Durante a sua evolução passada, a humanidade recebeu várias Religiões de Raça e o Conceito Rosacruz do Cosmos nos diz que essas religiões foram dadas para ajudar os vários tipos humanos de cada raça a vencer o Corpo de Desejos, preparando, assim, a união com o Espírito Santo. A maneira de operar do Espírito Santo foi relatada nos Evangelhos quando os discípulos se expressaram de Pentecostes em vários idiomas, sem desmaiar. Pelo Espírito Santo falaram, então, em várias línguas. Porém, há mais uma condição da pessoa se expressar de maneira inusitada em vários idiomas: sob atividade mediúnica negativa, ou sendo sujeita ao controle de entidades desencarnadas. É um estado similar ao da vítima de um hipnotizador, no Mundo Físico. Essa condição negativa se produz sem o exercício da vontade do indivíduo em questão. Qualquer atividade fora do controle da pessoa é completamente indesejável, porque pode levar a completa obsessão ou controle de seu corpo físico por outra entidade. O fenômeno do "desmaio por ter sido tocado pelo espírito" parece uma manifestação similar ao do falar em línguas durante certos cultos religiosos. Temos certeza que os Discípulos NÃO desmaiaram na ocasião do Pentecostes, já que o seu desenvolvimento seguia o método positivo. O desenvolvimento positivo, como sabemos, permite um estado de plena consciência, e a pessoa poderá usar o novo poder beneficamente com pleno exercício de seu discernimento.

"Carisma" é um dom divino especial e as emoções ficam intensamente ativas nas atuações desse tipo. Isso é bastante significativo para o estudante de ocultismo, sabedor de que uma pessoa em estado de grande emotividade é mais facilmente afetada por forças suprafísicas, sobre as quais não pode exercer controle.

(Revista Serviço Rosacruz – 05/81 – Fraternidade Rosacruz – SP)