cabeçalho4.fw

Perguntas e Respostas

Numa lição recente foi-nos dito que o Espírito de Raça influenciou pessoas diversas a tomarem parte em grandes movimentos mundiais. Se a função a ser exercida não for justa, a pessoa é responsável por isso? Sofreria as consequências desse ato?

Pergunta: Numa lição recente foi-nos dito que o Espírito de Raça influenciou pessoas diversas a tomarem parte em grandes movimentos mundiais. Se a função a ser exercida não for justa, a pessoa é responsável por isso? Sofreria as consequências desse ato?

Resposta: A declaração foi feita na lição de setembro para os estudantes, intitulada "Nosso Governo Invisível", segundo a qual as Hierarquias Divinas que guiam a evolução dos mundos invisíveis encontram sempre um Ego forte, tanto para o bem quanto para o mal, e o usa quando a marcha do progresso exige a queda de uma velha nação ou ascensão de uma nova. No entanto, seria impossível induzir um Espírito de natureza brutal e despótica a desempenhar um papel nobre que exige um auto sacrifício. Ele não pode mudar a sua individualidade de um dia para outro, da mesma forma que um leopardo não pode alterar as suas manchas e, vice-versa, um Espírito de natureza nobre não consentiria em desempenhar o papel de um tirano ou autocrata.

Cada um agirá conforme a essência de sua natureza, por essa razão, as Hierarquias Divinas sempre escolhem alguém cujo caráter se adapte ao papel que lhe será reservado nos momentos de crises futuras, colocando-o numa posição tal que lhe proporcione o poder de realizar os seus desígnios, sejam eles dirigidos para o bem ou para o mal. Isso o tornará, pelo menos, parcialmente responsável pelos seus atos e pelas consequências deles decorrentes. Se ele desempenhar bem o seu papel e, por meio de atos nobres, justos e altruístas, ajudar uma nação a elevar-se, guiando-a através dos obstáculos e dos escolhos, como o fez George Washington, por exemplo, naturalmente alcançará uma posição de grande honra e glória em alguma vida futura, quando lhe for conferido o domínio sobre outros, aos quais poderá ajudar.

Por outro lado, se ele desempenhar o papel de um Nero, dissolvendo um grande império, fazendo o que foi dito a respeito de um dos reis de Israel: "Agarrou avidamente o mal com ambas as mãos", naturalmente dor e sofrimento resultarão disso. Ele provavelmente não será capaz de suportar toda a dor que infligiu aos outros, assim como um George Washington não poderá receber toda a felicidade que proporcionou aos milhões que se beneficiaram com a sua sabedoria e altruísmo. Mas cada um certamente receberá aquilo que for possível dar-lhe, e tudo que for necessário para que um se torne um bom ser humano e o outro um ser humano cada vez melhor.

(Livro: Perguntas e Respostas – Vol. II – pergunta 149 – Max Heindel)