cabeçalho4.fw

Mensagem Otimista: Lembre disso todos os dias e melhore seus valores na vida

Mensagem Otimista: Lembre disso todos os dias e melhore seus valores na vida

Sê otimista! Não te deixes perturbar pelos obstáculos quotidianos. Encara-os com coragem e contorna-os serenamente. A calma e o bom senso são meios eficientes para afastar as nuvens negras que toldam seu semblante. Se algo te atormenta, procura averiguar de onde provém. Por certo será criação tua através do uso negativo que fizeste da palavra ou do pensamento. Procura a causa de teus males e tenta eliminá-los racionalmente.

Ninguém pode viver bem sem equilíbrio, portanto, se caíres ante as provas, não te desespere. Tu és parcela de Deus e forças novas te reerguerão novamente. Enquanto permaneceres convicto de que és espírito, nada poderá derrubar-te, porém se te limitares ao sentido efêmero desta vida material serás sempre presa fácil da tristeza, do desânimo, do ódio e de uma infinidade de sentimentos mesquinhos.

Não maldigas as duras lutas que a vida te impõe. Elas constituem meios de tua elevação espiritual, sacudindo o pó de tua consciência embotada, arrancando-te da inércia que te acorrenta, despertando-te para a vida espiritual, criando dentro de ti novos anseios, ideais elevados, culminando pelo desabrochar do Cristo Interno. Assim, procura enxergar a vida através de um prisma diferente, que imprima em teu ser a coragem de lutar e a esperança, sempre a esperança, mesmo ante os maiores revezes.

Os problemas que surgem diariamente não devem ser encarados como dificuldades a superar, mas sim como oportunidade de agir. A ação bem dirigida, o trabalho executado com finalidade construtiva e o labor altruísta formam um poderoso dínamo que, inevitavelmente, preserva o equilíbrio em tua vida. Nunca estejas ocioso, pois assim permanecendo, as preocupações logo te assaltaria advindo o pessimismo, o medo, a angústia; estas tenebrosas paixões que te intoxicam espiritual e fisicamente. Não te deixes dominar por elas, mas subjuga-as. Os seres humanos dividem-se em duas grandes classes: as dos ocupados e a dos extremamente preocupados. Enquadra-te na primeira.

Não te esqueças que cada momento é precioso no sentido de criares novas causas que determinem um porvir mais elevado. Por conseguinte, semeia o bem a cada instante, através do serviço amoroso e desinteressado para com o próximo. Esta é a magna chave do crescimento anímico. Utilize-a sempre.
Não desperdices teu tempo com futilidades. Emprega-o inteligente e altruisticamente em benefício daqueles que carecem de ajuda. Cada minuto aproveitado em obra de tal envergadura representa um grande passo na senda evolutiva. Já imaginaste o que poderia ser realizado em apenas um minuto? Num ínfimo espaço de tempo como este, poder-se-ia realizar algo cuja grandiosidade estender-se-ia até por muito tempo. Uma simples, porém sincera e calorosa palavra de estímulo pronunciada em alguns poucos segundos, pode até evitar uma tragédia. São múltiplas as maneiras de servir, importando apenas o sentimento que dinamiza tal ação.

Não olvide este velho adágio: "Quem enxuga lágrimas alheias, não tem tempo para chorar". Assim, alimentando ideais elevados, dedicando-te ao sublime mister de servir a humanidade, indicando-lhes um meio de elevação espiritual, colocar-te-ás numa posição em que as coisas passageiras deste mundo não mais te afetarão, pois estarás harmonizando com as Leis Divinas. Então, poderás afirmar como o apóstolo Paulo: "Não sou eu quem vive, mas Cristo vive em mim".

(Revista Serviço Rosacruz – 03/67 – Fraternidade Rosacruz – SP)