cabeçalho4.fw

A Verdadeira Fraternidade na prática do nosso dia a dia

A Verdadeira Fraternidade na prática do nosso dia a dia 

 

Fraternidade é: harmonia, amizade, irmandade e parentesco entre irmãos.

É a identificação de seres oriundos de um Pai comum, Divino ou humano.

Os filhos da carne são irmãos de carne; os filhos de Deus são irmãos em Espírito.
Os Anjos, hábeis manipuladores de Éter, conseguem através do sangue, que é o mais elevado meio de expressão do Corpo Vital, a ligação entre irmãos. Muitos espíritos renascem sob tais circunstâncias para harmonização de desentendimentos passados. Porém, muitas vezes nem a ligação do sangue é capaz de promover-lhes a harmonia que uma fraternidade mais alta, a espiritual, reclama.

Mesmo sem causa remota de destino, ocorre amiúde a desavença entre irmãos por motivos egoístas, principalmente em partilhas de herança.

Bem se disse que a "carne e o sangue não podem herdar o reino dos céus" (São Paulo), e que "o nascido de carne é carne, e o que é nascido do Espírito é Espírito" (Jo 2:6). Importa-nos em verdade nascer de novo, regenerar-nos, despirmo-nos do "homem velho e revestirmo-nos do homem novo", em novidade de espírito, transcendermos os limites da carne, se desejamos sinceramente estabelecer uma verdadeira fraternidade.

Ninguém tem autoridade, se esta não lhe for dada pelos céus. As verdades cósmicas são eternas e essencialmente as mesmas através dos tempos. A humanidade é que, segundo os seus conhecimentos, recobrem-nas com sua Epigênese, dão-lhe nome e roupagens diferentes.

Recorro novamente a maior Autoridade do mundo para dizer-vos "qualquer que fizer a vontade do Pai celestial, esse é meu irmão e irmã"- Mt 12:50 - ou ainda: "Meus irmãos são aqueles que ouvem a palavra de Deus e a praticam" – Lc 8:21.

Quem pode contestar-lhe? Os sábios materialistas? A que nos tem levado suas descobertas? Guerras mercenárias! Guerras fraticidas! Escravização de povos! Angústias e temores!

Repouso na confiança de Deus. Ele nos guia. Ele é Amor, Ele é Luz. Por mais que nossos potentes telescópios devassem a imensidão do espaço, até milhões de anos-luz encontrarão sempre para amesquinhar a pretensão intelectual dos seres humanos, a Luz, a Harmonia e a Sabedoria a reger as esferas em sua matemática procissão. Que é a Terra diante dessa grandiosidade inteira? E quem somos nós, senão poeirinhas pretenciosas?

Entretanto, o Pai nos ama e com simpatia nos acompanha os esforços, ajudando-nos em tudo, mesmo que pensemos ser o mérito apenas nosso. E toma também suas medidas quando seus infantis filhinhos estão em vias de se machucar com suas "invenções".

Partamos da convicção do que realmente somos. Isso é humildade.

 

Tenhamos confiança incondicional no Pai Celeste. Essa é a maneira de nos sintonizarmos com Sua Luz, com Seu Amor, com sua Verdade, a fim de que nos ajude a sobrepor-nos a nós mesmos e tenhamos a possibilidade de sermos verdadeiros irmãos.

Nossa Natureza Inferior divide, critica, ambiciona, disputa e prejudica.
A Superior não. Ela é Atração, é Amor, é Luz, é Vida e Poder Anímico. Ela nos guinda sobre nós mesmos e nos impele a amar o próximo, acima de todos os preconceitos, das barreiras de sangue, de raça, de credo, na vivência de um verdadeiro CRISTIANISMO.

(Revista Serviço Rosacruz – 08/66 – Fraternidade Rosacruz – SP)