cabeçalho4.fw

Exercícios para Adquirir Conhecimento Direto - Benefícios da Restrospecção

Exercícios para Adquirir Conhecimento Direto - Benefícios da Restrospecção

Resumo dos benefícios da retrospecção quando praticada à noite ao deitar-se: (1) completo e perfeito relaxamento do corpo; (2) aumenta o poder de devoção e sentimento (percepção) por verdade; (3) conhecimento de como a Lei de Causa e Efeito opera na vida; (4) restauração da harmonia dos Corpos Denso, Vital, de Desejos e da Mente, mais rapidamente do que de outra maneira poderia ser feito; (5) um encurtamento do tempo despendido no Purgatório e Primeiro Céu; (6) progresso na atitude e desenvolvimento; (7) Controle de pensamento, que deve resultar de um esforço disciplinado para reconstituir mentalmente os eventos do dia.

Algumas vezes as pessoas perguntam se a retrospecção é necessária quando alguém se arrepende imediatamente logo após realizar ações ou pronunciar palavras indesejáveis. No entanto, parece óbvio que seria impossível colher todos os benefícios pelo simples arrependimento de indesejáveis ações durante o dia, mesmo se a pessoa tiver tempo para realizá-lo. O fato de se arrepender imediatamente após alguém ter machucado outra pessoa, etc., é naturalmente favorável ao estudante, mas como qualquer aspirante sincero poderia tirar proveito disto? Se neste momento não estiver aí nenhum arrependimento sincero, não haveria provavelmente nenhum incentivo para o real arrependimento no exercício noturno.

Deveria também ser entendido que, em alguns casos, a constante atenção despendida para os eventos do dia pode ser mais prejudicial do que útil. De fato, Max Heindel nos alertou para não sermos super ansiosos para realizarmos nossos deveres, nem sermos medrosos ou inquietos. Quando estamos muito inquietos, constantemente, estamos considerando nossas faltas e, fervorosamente ansiosos por erradicá-las; quando estamos com muita ansiedade para ver progresso e crescimento próprio, podemos nos equiparar a um garotinho que plantou uma semente e, diariamente, revira a terra para ver se a semente está crescendo e se transformando em uma planta. Nós sabemos que por sua ansiedade desapropriada, o garotinho se frustra o mesmo objeto que deseja obter; o aspirante, quando está constantemente se colocando sob holofotes e revisando seus atos defeituosos com hipercrítica, está também desmoronando seu objetivo adiantando a consumação de suas esperanças. Mantendo-se em estado de repreensão de si mesmo tem o mesmo efeito de terceiros que ficam apontando seus defeitos.

O caminho do progresso espiritual é o caminho da autodisciplina: controle dos pensamentos, palavras, sentimentos e ações. Contra isto o eu inferior se rebela constantemente e oferece todos os tipos de desculpas para nos prevenir dessa realização, mas o aspirante sábio não presta atenção nele. Ele compreende que o exercício de retrospecção requer o uso da Vontade, o mais elevado aspecto do Espírito (Espírito Divino), para controlar o pensamento e o sentimento para um definitivo e seqüencial período de tempo. Assim, por esta razão, juntamente com todas as demais razões mencionadas acima, o desempenho de sucesso é uma vitória espiritual para o Espírito, uma vitória que dá força e poder para o Eu Superior.