cabeçalho4.fw

Exercícios para Adquirir Conhecimento Direto – Retrospecção

Exercícios para Adquirir Conhecimento Direto – Retrospecção

O mais eficiente dos métodos existentes para nos fazer avançar no nosso caminho de realização espiritual é o exercício noturno da Retrospecção.

E executá-lo é extremamente simples:

“Após deitarmos à noite, relaxamos o nosso Corpo Denso (ou Físico) e começamos a nos recordar dos acontecimentos do dia na ordem inversa: primeiro os da noite, em seguida os da tarde e, finalmente os da manhã.” Utilizando a nossa capacidade de lembrar, de recordar, reproduzamos tudo o que aconteceu em cada acontecimento que nós vivemos: os pensamentos emitidos, os pensamentos recebidos; os sentimentos emitidos, os sentimentos recebidos; as palavras emitidas, as palavras recebidas; os atos cometidos, os atos assistidos. E vamos julgando a nós mesmos: censurando-nos onde couber a reprovação e elogiando-nos onde couber a aprovação.

Com ele avançamos a passos largos em várias direções:

  1. Restauramos mais rapidamente o ritmo dos nossos Corpos: Vital e Denso do que com o nosso Corpo de Desejos trabalhando a noite toda; com isso sobra muito mais tempo para trabalharmos fora do Corpo durante o sono nos processos de cura como Auxiliar Invisível, no início, Inconsciente e, após algum tempo, Consciente;
  2. Vivemos nosso Purgatório toda noite: com isso abreviamos nosso tempo no Purgatório depois da morte – pois incorporamos o senso da retidão, objetivo da existência purgatorial – podemos até escaparmos dessa existência totalmente;
  3. Vivemos nosso Primeiro Céu toda noite: com isso abreviamos nosso tempo no Primeiro Céu depois da morte – pois incorporamos o senso da gratidão, objetivo da existência no Primeiro Céu – podendo até não precisar passar por ele.
  4. Como consequência dos dois itens anteriores: adiantamos lições a aprender que estariam, normalmente, reservadas somente para vidas futuras. Com isso estaremos preparados para entrar no Mundo do Desejo, aonde adquiriremos nossas primeiras experiências de vida consciente fora do nosso Corpo Denso.

Dicas para aumentar a eficiência do exercício de Retrospecção:

-          Primeiro de tudo: ele deve se tornar um hábito. E um hábito é algo que já não conseguimos viver sem ele é como se faltasse alguma coisa se nós não o fizéssemos.

-          Segundo: é errado supor que se deva pensar minuto por minuto a tudo que temos feito durante o dia que passamos, controlando, assim, todos os atos automáticos e todas as nossas ações diárias.

Se temos tal idéia desse exercício, logo descobriremos que o nosso sucesso é nulo ou que estamos perdendo um tempo precioso. É muito prosaico, ou indesejável que no nosso exercício de retrospecção, nos detenhamos sobre fatos simples como o de ter comido uma fatia de pão com manteiga ou se ter amarrado o sapato.

O sucesso no nosso exercício de retrospecção está em viver uma vida diária consciente e está no poder de pensar abstratamente. Se somos verdadeiros aspirantes a vida superior, desempenhamos conscientemente toda nossa ação diária, somos igualmente conscientes das nossas palavras, dos nossos pensamentos, dos nossos sentimentos e dos nossos atos.

Se assim o for, nós notaremos, imediatamente, que, cada erro em pensamento, sentimento, palavra ou ato nos chama a consciência para corrigir.

Do mesmo modo, nós notaremos, imediatamente, que, cada acerto em pensamento, sentimento, palavra ou ato nos chama a gratidão por termos acertado.

Se assim procedermos durante o dia, o nosso exercício de retrospecção será apenas de uma recordação de tudo o que se passou conosco durante o dia, e que está no nosso pensamento abstrato, pois lembrem-se: fizemos questão de cada pensamento, sentimento, palavra e ato durante o dia, foi analisado e, seu resultado (correção ou gratidão) alcançado.

Isso supera o trabalho do cérebro e, com o tempo, veremos como as experiências importantes e notáveis do dia se apresentarão com a rapidez do relâmpago tocando nossos corações e nossas mentes dependendo, logicamente, da tendência de cada um, seja místico ou ocultista, respectivamente.

Para nos colocar em disposição para o exercício, sigamos as seguintes sugestões:

  1. Após acabarmos de deitar, tomemos uma posição o mais confortável possível.
  2. Fixemos nosso pensamento sobre o emblema Rosacruz e deixemos aproximar de nós a Cruz com as Rosas até que ela se imponha a nós de maneira a mais luminosa possível.
  3. Depois disso, examinemos rapidamente tudo o que se passou durante o dia. Lembre-se: estamos utilizando o pensamento abstrato, superando o trabalho lento do cérebro.
  4. Em seguida, pelo choque ocasionado, importantes órgãos do Corpo Denso recebem vibrações elevadas graças às quais o caminho da liberação vai se desenhando.
  5. Depois do exercício – que não dura mais do que alguns instantes – elevemos ao abstrato.
  6. Após algum tempo de execução, passaremos conscientemente ao estado do sono onde os mundos espirituais nos esperam.

                                                                                 Que as Rosas Floresçam em vossa cruz