cabeçalho4.fw

O Caminho Chamejante para o Interno

O Caminho Chamejante para o Interno

1º PASSO: A Inteligência (Mind) começa ao pé do diagrama, ponto esse em que o estudante procurará, por autodeterminação, passagens bíblicas relacionadas à vida e obra de Cristo e as decorará. Uma singular escolha refere-se aos Capítulos 14-15 e 16 do Evangelho segundo São João; a 1ª Carta de São Paulo aos Coríntios; as Bem-aventuranças do Sermão da Montanha em São Mateus, Capítulo 5; os Salmos 23 a 91, a Oração do Senhor e outros tantos textos auxiliares.

A escolha dos textos bíblicos para a memorização deverá ser feita de forma cuidadosa, a fim de haver perfeita compreensão, por parte do aspirante, dos temas escolhidos e que contribuirão para nortear sua jornada no Luminoso Caminho. A escolha das palavras não deverá ultrapassar a casa das 1000 a 1200, para, dentro de seu raio de ação e domínio da consciência, fornecer o substancial, o âmago arquetípico.

Essa escolha, deverá, de preferência, relacionar-se à principal via da evolução humana. Os trechos escolhidos serão, praticamente, a soma dos ideais éticos e espirituais que o aspirante tomará como guia, começando do Mundo Mental Inferior, até os Mundos superiores, onde a vida pessoal tem seu destino totalmente erigido. A oração perscrutadora e a meditação ajudarão ao EU SUPERIOR, ao INTERNO, o CRISTO pessoal, a cooperar na coordenação dos textos bíblicos, bem como na finalidade que se tem em mira. O ajuntamento das formas verbais que simbolizam os ideais pessoais escolhidos e os contornos dos passos, como são demonstrados nesse artigo, trazem, com o passar dos tempos, o pleno desabrochar desses princípios na vida do aspirante.

Guiado pelos passos aprendidos durante a memorização feita nas meditações matinais, a força racional e a atenção do pensamento inferior serão transferidas da forma seguinte:

1º - Através do Centro Cardíaco as células físicas;
2º - Do Centro Cardíaco aos 5 pontos Estigmáticos;
3º - Logo, aos 3 Centros da Cabeça e, finalmente
4º - Elevado com o autoconsciente intelecto e a espiritualizada essência de seus corpos, ao superior Reino da Trindade, alcançando o Fogo Cósmico do Espaço na Iniciação Superior, que o liberta da Terra com suas Revoluções, que são a origem de toda manifestação, apresentando-se como ser humano Perfeito em nosso Universo.

2º PASSO: o coração é mais complicado. Seu desenvolvimento pode levar meses, e até anos. O sucesso, neste ou em outro caminho, depende daquilo que se consiga alcançar nos passos seguintes: REPETIR REGULAR E PERSISTENTEMENTE OS IDEAIS E MÉTODOS ESCOLHIDOS. Todos os escritores esotéricos da antiguidade, bem como os contemporâneos, são unânimes nesse ponto. A repetição é um fator determinante na evolução interna. Max Heindel chama constantemente a atenção dos estudantes a respeito dela, como a chave para o desenvolvimento oculto. Favor ler páginas 372 e 373 do "Conceito Rosacruz do CosmoCosmoss" de Max Heindel (edição brasileira), onde se diz: "os guias recomendavam que orassem sem cessar ...".

O PASSO 2 pode ser praticado durante o dia, fora do tempo normal da meditação. A ideia básica consiste na exata redação dos textos bíblicos, tomados pela Mente inferior concreta, do PASSO 1, e levados, diretamente, pelo PASSO 2, ao Centro do Coração onde deverão ser "pronunciados" até que, por força da repetição, os demais Centros são postos em movimento, conduzindo o candidato aos PASSOS 3 e 4 onde a subconsciência, até então subjugada, é libertada na Consciência Cósmica.

Durante a memorização mais profunda ou então na meditação costumeira, a Voz Criadora, situada no Centro da Garganta, aprende, por meio das múltiplas repetições das formas verbais construtoras, a inteirar-se dos escolhidos textos bíblicos e assimilá-los. O ponto principal consiste no fato de que a Mente concreta, racional, utiliza -se dessas formas verbais e as liga as suas formas arquetípicas abstratas para conseguir a união entre o coração e a Mente Abstrata.

A "pequenina e silenciosa Voz" do Mundo Criador "fala", pela primeira vez, no Centro do Coração, sendo ouvida pelo ouvido interno, no movimentado ponto de consciência transferido para o interior do coração.

No capítulo "A 'Queda do homem'" do livro "O Conceito Rosacruz do CosmoCosmoss" está escrito o seguinte: "A LARINGE ESPIRITUALIZADA E PERFEITA FALARÁ A PALAVRA CRIADORA" (leia todo o parágrafo). Max Heindel, continua: "A voz silenciosa e íntima do coração volta a falar cada vez mais intensamente, a fim de ensinar o caminho". Para transferir com menor dificuldade as palavras aprendidas ao Centro Cardíaco, o estudante deverá imprimi-las fortemente no coração através do cérebro (via mental) e aguardar as respostas da voz silenciosa provindas de dito Centro e que não serão ouvidas senão por si mesmo. A partir de então, o aspirante passa a viver e pensar, verdadeiramente em seu coração. Então, a consciência ouvirá, partindo dali a palavra criadora dos verbos aprendidos. Mediante os esforços pacientes da vontade, virá o resultado almejado. No princípio, titubeante, porém, mais tarde, com toda a intensidade da voz silenciosa.

Dominadas as primeiras palavras, junta-se mais uma ou duas, depois uma frase, um parágrafo; palavra por palavra, até que todas as filas do texto aprendido são transferidas ao Centro do Coração, ali ouvidas calmamente, por meio do transferido ponto de consciência. As formas verbais, bem como o espírito-arquetípico dos textos aplicados nas meditações cotidianas tomar-se-ão a chave do canal pelo qual a Mente Concreta se transfere à Mente Abstrata, através do Centro Cardíaco. Por esse método o aluno passa a viver no espírito das formas verbais bíblicas, tornando-se uma parte da forma arquetípica, da qual originou. A partir de então, durante a meditação, serão abandonadas todas as coisas materiais que antes eram consideradas reais e que agora esfumaram-se devido à transferência do ponto ou foco de consciência que mencionamos acima.

3º PASSO: o Corpo de Desejos. Para se obter êxito nesse ponto, o estudante deverá ler atentamente o livro "Iniciação Antiga e Moderna" de Max Heindel e ter à mão um livrinho com anotações relativas aos textos que se referem ao FOGO NETUNIANO DA ESPINHA DORSAL, DO CORPO DE DESEJOS, E DOS CENTROS ENIGMÁTICOS, para estudos comparativos. Entre os temas anotados os "Santos Centros" serão de grande auxílio durante a meditação. Nas condições de total absorção do discípulo no Espírito Santo, no Espírito de Vida e em superiores Fontes de Inspiração e Instrução, é-lhe dada a possibilidade de inteirar-se dos princípios científicos propositadamente omitidos no "Conceito Rosacruz do CosmoCosmoss" pelos Irmãos Maiores, por meio dos seus próprios recursos e esforços. Se o estudante se dispuser realmente, a acelerar sua evolução interna, sem dúvida alguma, não mais se verá impedido na busca da Luminosa Tocha da Sabedoria Iniciática, porque a revelada Aura do Mestre é transferida à sua luz crística, ou em outras palavras, o discípulo passa a viver na Luz de seu Mestre.
Regras e restrições feitas por seres humanos não têm valor algum no domínio transcendental da Mente Abstrata. Aqui, o Voto do estudante obriga-o a servir ao "Eu Superior", que lhe proporciona uma visão exata de sua carreira evolutiva. Por meio dos pensamentos arquetípicos e das formas verbais dos textos bíblicos memorizados, emanados do Centro Cardíaco ao Centros Estigmáticos, e desses às células físicas, o candidato sente a libertação interna como consequência da obra criadora, pelos ensinamentos e auxílio curador, enquanto que o Fogo Netuniano da espinha dorsal, originado no Plexo Sacral, transmite intensas energias eletrônicas e magnéticas incandescentes aos centros físicos e às células. Por sua vez, o Espírito, pelo laço da consciência transcendental que o liga ao Fogo do Espaço (agora fluindo através de seu "Ser Crístico") é unido ao ESPÍRITO que também estava em Cristo-Jesus.

4º PASSO: O TRÍPLICE SER DO ASPIRANTE NA TRINDADE. Por meio da consciência-fogo-espírito elevada, ligada ao Fogo do Espaço, funde-se a inteligência (Intelecto) do aspirante, agora mais e mais acelerada, com o Espírito Virginal de seu Eu Superior. Durante os períodos de meditação, ele sente que a Tríplice Divindade: Espírito Divino, Espírito de Vida e Espírito Humano, ou seja, a Tríplice Forma Espiritual, é nutrida (pabulum) pelas Almas: Consciente, Intelectual e Emocional, extraídas dos Corpos: Denso, Vital e de Desejos, purificados pelas experiências diárias (Favor estudar o Diagrama 5 do Livro "Conceito Rosacruz do CosmoCosmos"):

Diagrama 5 CRC

 

A espiritualizada essência divina na consciência transcendental do aspirante junta-se, em virtude do "Batismo de Fogo" do Tríplice Espírito, à parte permanente da Trindade Superior. No Diagrama 5 acima, o transformado Espírito do estudante (Espírito Humano) eleva-se, com o auxílio do Corpo Pituitário, à sua contraparte macrocósmica, o Espírito Planetário, no centro da Terra, demonstrado no centro do desenho. O segundo princípio espiritual do estudante (Espírito de Vida), eleva-se, com o auxílio da Hipófise (Glândula Pineal) em busca do segundo nascimento no Cristo Cósmico, encontrando na "Aura" que circunda a Terra, o purificado Espírito de Vida, sua contraparte macrocósmica. Finalmente, o Espírito Divino do estudante eleva-se com o auxílio do Centro localizado no Sinus Frontal (Raiz do Nariz) para unir-se, no anel externo, com o Pai do CosmoCosmoss, de Quem toda a vida manifesta flui. Não obstante, a despeito do processo espiritual aprendido no princípio da caminhada consciente, o aspirante, desde algum tempo, já e um aluno adiantado por força do Voto feito ao seu "Eu Superior", de amá-lo e servi-lo.

Finalmente, Cristo entregará a perfeita obra ao Pai. Quando o Espírito Planetário for libertado por meio do estado de salvação do ser humano, para que "Deus possa ser em todas as coisas". Englobando todos os "passos" do Diagrama 5, reaparecem os Fogos do Espaço – da origem – que passam a atuar em cheio no "Batismo de Fogo" sobre a nova criatura e em sua adiantada consciência motivando seu progresso como Espírito autoconsciente.

No "Batismo de Fogo" do Pai, do Filho e do Espírito Santo, demonstrado pelo centro do Diagrama, o consagrado Mestre e curador será levado, por seu amor e compaixão cristificados, ao serviço daqueles que buscam auxílio e passam por toda sorte de sofrimentos e enfermidades, pois, para isso, tem autoridade, agora. A partir desse momento, aquele que vier em busca de socorro, despertará, em virtude de sua fé inabalável no Espírito, a Essência Espiritual Crística que lhe é inerente, recebendo, dessa forma, a Força Curadora provinda diretamente do Pai.

Cada ponto meditado deve estar impregnado da LUZ CRÍSTICA, possibilitando ao estudante sentir intimamente o ideal alcançado em PENSAMENTO-FORMA. O estado perfeito da meditação – o ponto focal da consciência – pode prolongar-se por longo tempo, o que trará paz e rejuvenescimento.
--

PARA OBTER ÊXITO NA MEDTITAÇÃO

A. Dormir sozinho e tranquilamente;
B. Purificar a vida, observando dieta certa;
C. Libertar o espírito de tristezas e preocupações;
D. Afrouxar o espírito e o corpo - o segundo, deve, como sempre, estar comodamente deitado de costas e totalmente relaxado. Caso haja tensão nervosa ou mental, deve-se interromper a meditação, até que a tranquilidade total retorne.
E. Geralmente, deitar-se bem cedo.

A prolongada meditação pela manhã, quando possível, é permitida.

Quando se trata de conhecimento imediato, inspirado pela fonte interna, o Eu Superior sempre desperta o aspirante para a realização da importante meditação matutina. Primeiramente, o corpo deverá estar tão relaxado e alheio ao meio-ambiente, à semelhança de quando se encontra em sono profundo. Só assim os veículos superiores põem-se em movimento, e nesse estado, todos os pensamentos elevados terão poder de rejuvenescer o físico. Os Centros-Espírito-Coração e os textos bíblicos memorizados transmitidos às células, propõem-se como temas iniciais, pois, conduzem passo a passo, ao elevado ponto da consciência, na seguinte sequência:

A) tais textos representam garantias convincentes como ideais condutores ao ponto focal da consciência nos passos da meditação, sem os quais a prevista libertação do discípulo tornar-se-ia quase impossível;

B) na meditação que se prolonga por longos anos sobre os textos bíblicos confirma-se que os princípios fundamentais da comunidade cristã contêm formas ocultas e místicas da evolução; o que torna, por isso,

C) a Bíblia, o tema regular utilizado pelos grupos de investigadores no mundo inteiro, e ainda,

D) os textos memorizados nos Centros-Espírito-Cardíaco-Celular formam vitalizados núcleos espiritualizados das experiências diárias que, finalmente, conduzem o discípulo à libertação no Cósmico.

PROPOSTOS OS PRIMEIROS PASSOS, PRESSUPÕE-SE QUE O INTERESSE PRINICIPAL DO CANDIDATO SERÁ O DE ENCONTRAR O CAMINHO INICIÁTICO COMO OCULTISTA OU MÍSTICO!

Nesse Diagrama revela-se ao aspirante o seu Ser-Crístico. O método para trilhar o Caminho da Luz, zelosamente guardado pelos Irmãos Maiores, pode ser visto e aplicado para a edificação do Corpo-Alma-Templo, não edificado por mãos. Sabemos que todas as escolas esotéricas guardam um ensinamento interno e outro externo. A imensa e intrincada rede das partes de nossa consciência em desenvolvimento, que nosso Universo representa, deve ser entregue de forma inteligível à inteligência racional do aspirante, para que ele possa encontrar seu caminho.
Centenas de anos de pesquisas cientificas e práticas dos Irmãos Maiores da Ordem Rosacruz baseiam-se nos imensos e reconhecidos princípios dos ensinamentos da Sabedoria Antiga, revelados nos princípios cristãos e enquadrados no "Conceito Rosacruz do CosmoCosmoss" e de forma reduzida pelo nosso Diagrama.

EPÍLOGO
Entrega-te, pois, a essa Vida Divina e Infinita; a essa Atividade Cósmica misteriosa na qual submerges e nasces de novo. Confia-te a Ela e faz-te curar. Atira fora as algemas dos sentidos, os tropeços dos desejos, o que só o misticismo pode fazer. Faze, do Interesse Universal o teu interesse; levanta-te para a Liberdade, a espontânea Vida Criadora que vive em teu SER individual que é a tua parte da Vida Universal.

Tu mesmo és o ESSENCIAL! – uma energia livre do centro – mas... acaso o sabeis? Poderás alçar-te aos Planos Superiores se assim o desejares, como bem diz Platão: "Semelhante a ostra, vives dentro da concha, a qual poderás abrir à Agua da Vida, nutrindo-te da vitalidade imortal".

Somente isso poderás realmente chamar de Verdadeiro. Cor ad cor loqitur... (falar de coração a coração).

Por outro lado, eleva-se a beneficiada personalidade do místico – sua autodisciplina, sua prontidão criadora ao serviço e ao sofrimento, e sua vontade irremovível – a finalidade superior a saber: a força normal do espírito sobre o corpo, força essa por todos possuída.

O estado contemplativo parece dinamizar a vida, resultante do descobrimento de graus mais profundos de personalidade. O "Eu" bebe das fontes que vivem e se alimenta do Universo.

O verdadeiro entusiasmo é uma total superação da vida. Nisso parece haver lugar para um contato de forças com a Verdade, sendo depois o sujeito, muito mais real. "Muitas vezes" – dizia Santa Tereza - "volta a saúde ao doente porque o êxtase das novas forças; algo imenso foi dado à alma. Foi efetuado um contato com um Superior plano da existência, que a rotina diária não abrange. Desse fator resulta a extraordinária força de perseverança e independência das circunstâncias externas que os grandes êxtases, muitas vezes, desenvolvem.

(Publicado na revista Rays from The Rose Cross, Evelyn Underhill, traduzida por F.P. Preuss e publicada na Revista Serviço Rosacruz de fev. /73 )