cabeçalho4.fw

A Mensagem da Rosacruz

A MENSAGEM DA ROSACRUZ

 

Nesses conturbados tempos, os ensinamentos rosacruzes constituem uma sólida e confiável mensagem de esperança. Notamos até pessoas dotadas de um vasto cabedal de conhecimentos espirituais, com dificuldades para manterem-se infensas as vibrações de desânimo e exasperação circulantes pelo mundo. Há momentos em que a estrutura interna mais equilibrada aparenta vacilar, quando não vacila mesmo.

O estudante rosacruz tem a seu favor o fato de viver consoante conhecimentos profundos das Leis Universais. Procurando aprofundar-se nos mistérios da natureza, extrairá desse esforço uma orientação segura diante dos embates da vida. Mas o que o permanece diante de quaisquer circunstâncias é a FÉ. Max Heindel a define como "uma perspectiva otimista acerca do bem final".

Em realidade, sejam os acontecimentos agradáveis ou desagradáveis, carregam em seu bojo valiosas lições de vida. Não importa quão difícil seja a nossa existência. Se a vislumbrarmos como uma gama de oportunidades de aprendizado e crescimento anímico, por certo ela não nos será um fardo incômodo. Converter-se-á numa aventura fascinante e gratificante, onde os contrastes, as alternâncias, as supostas contradições, nada mais são que etapas a serem queimadas, capacitando-nos a agir melhor, futuramente. Nossa consciência moral nasce em meio às dificuldades, quando nosso caráter é tentado a agir erroneamente.

Quantas vezes um indivíduo de boa formação cede aos reclamos insidiosos da natureza inferior, procurando tirar partido de determinadas situações, esquivando-se ao cumprimento de certos deveres, ou pecando por omissão em ocasiões onde deveria manifestar-se.

Se não ignorarmos essa faceta do ser humano, observando-o como um diamante bruto, em processo de lapidação, mais fácil nos será cultivar a tolerância e o entendimento de uma verdade fundamental: embora filhos do mesmo Pai, emanados da mesma Fonte Divina, vivemos experiências diferentes. Dessa forma cada um se encontra num determinado estágio evolutivo. A maneira como reagimos a essas experiências é determinante de atraso ou adiantamento.

Hoje, mais do que nunca, o estudante rosacruz deve cultivar a delicada flor da esperança, na expectativa de uma venturosa fluência para um bem final. Portanto, a coragem deve acompanhá-lo em todos os momentos e em todas as suas atividades, sejam de caráter material, sejam de natureza espiritual.

Em primeiro lugar, deve permanecer firme em meio a situações adversas. Deve manter-se equilibrado pela conscientização de suas potencialidades anímicas, fatores capazes de modificar quaisquer situações. Deve imbuir-se da inabalável fé de que Cristo, nele, é mais poderoso que as aparências antagônicas.

Os ensinamentos rosacruzes ensejam a podermos constatar em nosso íntimo a existência de algo superior às circunstâncias. Assim, não nos abalemos com os acontecimentos, mas procuremos descobrir o significado.

A cada manhã, quando acordarmos e dedicarmo-nos às práticas espirituais façamo-las seriamente, convictos de que aquele dia recém-iniciado será o mais importante das nossas vidas, com Deus manifestando-se cada instante, através dos nossos atos amorosos.

(Gilberto A V Silos – Editorial da Revista Serviço Rosacruz de 8/80 – Fraternidade Rosacruz São Paulo – SP)