cabeçalho4.fw

Dois Métodos Diferentes: só devemos seguir a um; não um pouco de cada

Dois Métodos Diferentes: só devemos seguir a um; não um pouco de cada

 

A Filosofia Rosacruz é o Cristianismo Esotérico. Na literatura rosacruciana é fácil notar a preocupação em ressaltar a Fraternidade Rosacruz como a escola preparatória aos mistérios ocidentais. Isto não contradiz o sentido de universalização para que tende o Cristianismo Esotérico.

Tal como o Sol aparenta caminhar de leste para oeste, a luz da espiritualidade percorre o mesmo caminho, ao longo da evolução humana.

Confúcio na China, Buda na Índia, Pitágoras na Grécia, constituíram marcos da trajetória brilhante do Sol da espiritualidade, dirigindo a evolução cada vez mais para oeste.

Há dois mil anos surgiu o Cristo, trazendo um novo ideal, abrindo amplas perspectivas de progresso anímico para a humanidade. Sua influência, contudo, ainda predomina apenas no Ocidente. Mas tempo virá, em que os demais seres universalizar-se-ão, libertando-se dos restritivos laços da tradição, dos costumes arraigados desde milênios, engendrados pelos Espíritos de Raça. Haverá, então, consenso geral quanto a aceitação do Cristianismo, mormente do Cristianismo Esotérico.

No momento, todavia, por circunstâncias evolutivas, isso não ocorre.

No ocidente encontram-se renascidos os seres mais evoluídos da Terra, em sentido geral. Em outras existências já viveram no Oriente.

Agora, renascem nesta parte do globo, a fim de receber ensinamentos correspondentes ao seu presente estagio evolutivo.

Pode parecer, aos menos avisados, que o Oriente, em questão espiritual, esteja na vanguarda da evolução. Aliás, os orientais, valendo-se de uma imensa variedade de obras a venda por aí, deixam transparecer semelhante ideia. Puro engano. A maior parte dos egos que ocupam corpos orientais encontra-se na curva descendente da evolução, prestes a atingir o nadir da materialidade, pelo qual já passaram os ocidentais. Os povos do Oriente não têm a mesma sensibilidade dos seres que vivem do outro lado do globo. Suas pretensas faculdades espirituais são, muitas vezes, psiquismo negativo.

Os ocidentais, subindo a área evolutiva ascendente, estão alcançando condições cada vez mais espirituais: corpos físicos mais refinados e Mentes mais dinâmicas.

E, como não poderia deixar de ser, os métodos de desenvolvimento para um e outro povo, apresentam radicais diferenças, se bem tenham em comum alguns princípios doutrinários, como a Teoria do Renascimento, Lei de Consequência, etc.

No método oriental, o neófito submete-se ao arbítrio do guru (mestre), condicionando seu desenvolvimento à total aceitação do que lhe é ensinado. Trocando em miúdos: o neófito deve obedecer, sem vacilar, as determinações de seu mestre, transferindo-lhe toda a responsabilidade.

Deve praticar certos exercícios e adotar determinadas posturas para lograr domínio sobre seu corpo. Alguns destes exercícios respiratórios, por sinal, são completamente inadequados à constituição do ser humano ocidental, podendo levá-lo, se praticados, à mais lamentável ruína física e mental.

O método indicado para o neófito do Ocidente respeita-lhe o acervo individual de experiências passadas que lhe formaram a natureza, a índole, etc. Procura desde o início, libertá-lo de toda influência externa, tornando-o confiante em si mesmo no mais alto grau. Propicia-lhe os meios de realização, deixando seu desenvolvimento na dependência exclusiva de sua iniciativa, esforço e perseverança.

Reconhecemos e respeitamos o valor do método oriental, porém, com uma importante ressalva: serve apenas e tão somente aos neófitos do Oriente.

É importante que saibamos distinguir, para nossa orientação e dos demais, os dois métodos de desenvolvimento. Como afirmou Max Heindel: "Buda pode ter sido a luz da Ásia, mas Cristo é a luz do mundo. Assim como a luz do Sol ofusca o brilho das mais radiantes estrelas, tempo chegará em que o verdadeiro Cristianismo ofuscará e anulará todas as demais religiões, para inteiro benefício da humanidade".

(Revista Serviço Rosacruz – 07/76 - Fraternidade Rosacruz – SP)