cabeçalho4.fw

O Exemplo Acima de Tudo

O Exemplo Acima de Tudo

Uma das falhas comumente apontada pelos jovens quando desejam expressar sua descrença nas gerações passadas é a incoerência de atitudes. "Falso moralismo" é o termo mais empregado no afã de definir aquilo que mais lhes desagrada em seus pais ou outros ascendentes. Criticam-lhes a maneira farisaica de apregoar, e, às vezes até de impor certas normas de conduta que velada ou abertamente não observam. É a filosofia do "faça o que eu digo, mas não faça o que eu faço".

Se bem reconheçamos a temeridade de tal generalização sobre a referida falha de caráter, somos forçados a admitir que alguns de seus aspectos têm resistido aos séculos de tão antigos que são.

Há dois mil anos Cristo já censurara aos escribas e fariseus por sobrecarregarem o povo com uma infinidade de leis e obrigações morais. Eles mesmos não as cumpriam.

Guardem-se os estudantes rosacruzes de incorrerem ou perseverarem em erros de tal natureza, pois estarão assim se desacreditando no meio onde vivem.

A Fraternidade Rosacruz está empenhada na árdua tarefa de, divulgando a admirável filosofia dos Rosacruzes, tornar-se fator vivente na regeneração e evolução da humanidade.

Para tanto, ela não pode prescindir do concurso de um estudante sequer.

Todos podem e devem colaborar dentro de suas possibilidades e aptidões para a concretização dos ideais rosacruzes.

Diariamente se nos oferecem valiosas oportunidades de servir. Na medida em que as aproveitamos, elas parecem multiplicar-se, crescendo com isso os nossos talentos. Nossas vidas, em tais condições, cobrem-se de bênçãos.

Contudo, não basta apenas nossa disposição em ajudar aos necessitados, e muito menos nosso empenho em proclamar aos outros as excelências da Filosofia Rosacruz, se a nossa vida moral deixa a desejar. Assim procedendo estaremos construindo castelos sobre a areia. Mais cedo ou mais tarde ruirão sob o peso da nossa incoerência.

Cada estudante, pelo seu trabalho e pelo seu procedimento, deve constituir-se em uma "luz" onde quer que esteja. Porém, que não seja uma falsa luz!

Evitemos escandalizar aqueles que em nos confiam, observando uma permanente autovigilância. "Uma vida exemplar é o melhor sermão", afirmou certa vez Max Heindel.

(por Gilberto A. V. Sillos – Editorial da Revista Serviço Rosacruz – 04/75 – Fraternidade Rosacruz São Paulo – SP)