cabeçalho4.fw

Etapas da Preparação e a Transformação Lenta da sua Vida

Etapas da Preparação e a Transformação Lenta da sua Vida

O estudo em etapas capacita o aspirante a adquirir não somente o conhecimento a que aspira. À medida que penetra no conceito fundamental da vida, aprende a manejar eficientemente os seus veículos.

A etapa inicial do estudo é chamada de Preliminar. Constitui a base de um desenvolvimento futuro. O estudante encontra os temas desse curso na primeira parte do livro "CONCEITO ROSACRUZ DO COSMOS", de Max Heindel.

É bom esclarecer que o Mestre observa com atenção o interesse dedicado pelos estudantes às lições.
A princípio, este pode extravasar muito entusiasmo, desejo de "saber" e muita impaciência. O Mestre segue observando.

Se o neófito persiste em seu desejo de investigação, uma vez terminadas as doze lições, será inscrito na Sede Mundial. Algumas pessoas, já militantes em outros campos esotéricos, ao solicitarem esse primeiro curso, não encontram nenhuma diferença com o assimilado em outros livros ou aprendido em outras escolas ocultistas.
Convém ressaltar que nossos ensinamentos não preveem somente a investigação, pois nosso aprendizado deve caminhar paralelamente à sua aplicação na vida diária. Uma transformação dos "metais inferiores" em "ouro puro" das oportunidades opera-se através do crisol espiritual de que falavam os antigos filósofos alquimistas. Não é uma utopia.

Quem quiser chegar ao plano das grandes realizações terá de compreender que é necessário transformar o "homem velho" no "homem novo", o futuro "super-homem" de Aquário.

A transformação é lenta: principia com a mudança de hábitos, como deixar de fumar, de ingerir bebidas alcoólicas, de comer carne, evitar as drogas, usando-as somente quando receitadas por um médico competente e escrupuloso, e mesmo assim em condições especiais. Parte de seu tempo deve ser empregado na prática dos exercícios prescritos pela Filosofia Rosacruz. A observação, o discernimento e a meditação são práticas decisivas na evolução mental, para que se possa adquirir domínio sobre os veículos.

Mesmo iniciando seu trabalho espiritual quando da inscrição no Curso Preliminar, seu caminho não tem fim. As lições mais importantes, ele as recebe do Mundo do Desejo, outras do plano etérico, e as transcendentais, a seu tempo, são recebidas da Região do Pensamento Concreto.

Segundo Max Heindel, alguns com bagagem espiritual de outras vidas podem chegar à Iniciação em seis meses apenas.

Para a maioria, contudo, o processo é lento, como os moinhos de Deus que "moem devagar mas moem fino".
Você percebeu, caro amigo aspirante aos Mistérios Menores da Ordem Rosacruz, quão sério é o Caminho da Libertação? O trabalho que os Irmãos Maiores efetuam conosco é assim. Você daria uma arma a uma criança?
Você deixaria um aparelho elétrico qualquer ao alcance dela, estando ligado? Claro que não!

Você aguardará que ela cresça, aprenda lentamente as lições da vida, até amadurecer suficientemente.

Analise sua vida até hoje e pense de você como uma criança recém-nascida, um menino que nasce para a vida espiritual.

Esse menino terá de ser bem assistido e seu método de vida cuidadosamente estudado.

O refinamento de seus veículos se efetuará dia após dia e seu crescimento anímico se evidenciará na medida de seu esforço em transmutar seu caráter. Caráter é destino. Um ser humano dotado de elevado senso moral, de hábitos sadios, despido de egoísmo, caminhará rapidamente no caminho Rosacruz. Você encontrará alguns desinteressados em perseverar neste plano de libertação. Mas, não há outro caminho.

Na Filosofia Rosacruz encontramos que o Evangelho de Cristo é o modelo para todos aqueles seres humanos desejosos de compartilhar de Seu Divino Plano, ainda incompreensível para milhares de seres humanos.

(Publicado na Revista Serviço Rosacruz de 11/1976)