cabeçalho4.fw

O Eterno Agora: a vantagem do seu momento presente

O Eterno Agora: a vantagem do seu momento presente

"O eterno agora" é uma frase usada pelos filósofos somente ao enfatizar a importância do tempo presente, que consiste em poder decidir como vamos redimir o passado e formar o futuro. Sob a Lei da Consequência, o que quer que seja feito, o bem, o mal ou mesmo nada, vai determinar algo sobre o nosso futuro. Ajuda a verificar se aprendemos nossas lições no passado ou se teremos que passar por lições mais duras.

Não obstante, algumas pessoas têm dificuldades em viver no presente. Uns vivem no passado, lamentando os "velhos bons tempos" que se foram, ou vivem no futuro, talvez com medo ou esperança. O presente tem pouca importância para eles, exceto quando é satisfatório, com menos sofrimento possível. Obviamente, nessas circunstâncias o desenvolvimento é lento.

Nós usamos o tempo presente, mostrando o nosso entendimento e nossa habilidade de agir e compreender o verdadeiro significado da existência e evolução humana.

Em nossas mãos sustentamos tudo que é precioso do passado. Nas nossas costas, ainda pesam todas as transgressões antigas, que ainda devemos transmutar. Por meio das nossas atividades no momento presente será determinado o futuro, tanto nosso, como da humanidade.

O momento presente tem uma vantagem sobre todos os outros tempos: é completamente nosso, e nele somos capazes fazer tudo que queremos. As oportunidades passadas já se foram, as futuras ainda não chegaram. O momento presente representa as oportunidades que podemos manipular, se quisermos formar algo que vale a pena.

(Publicado na revista 'Serviço Rosacruz' – 01/86)