cabeçalho4.fw

A Importância das Escolas de Mistérios

A Importância das Escolas de Mistérios

Antes que estudemos os efeitos, deveríamos conhecer algo acerca das causas. No Conceito Rosacruz do Cosmos, lemos: "O destino do ser humano é ser uma inteligência criadora, e para isso está fazendo sua aprendizagem todo o tempo. Durante sua vida celeste aprende como construir toda classe de corpos, inclusive o humano". Como é em cima, é embaixo. Está aprendendo a construir diferentes veículos nas regiões celestes, também está aprendendo a construir todos seus veículos aqui na terra. Se bem que construa conscientemente nas regiões celestes, constrói inconscientemente aqui a maior parte das vezes. É o propósito desta vida aprender construí-los conscientemente.

Quantas monstruosidades de injustiças teriam se pudéssemos construir os veículos conscientemente agora, com nossa inteligência inferior e egoísta. Assim é que as Hierarquias que têm a seu cargo a evolução humana têm que nos manter trabalhando de dentro primeiro.

O véu que esconde o passado está agora sendo levantado por aqueles que têm feito o esforço necessário. Para eles o passado está sendo descoberto e estão desenvolvendo a capacidade de ver no futuro e aspirar a uma vida mais espiritual. É incrível a quantidade de ajuda que estas almas aspirantes estão recebendo das Escolas de Mistérios dos planos invisíveis. Os Essênios eram algumas destas almas, e a sua história é assim: por volta do século segundo antes do nascimento de Jesus, retirado nas montanhas não distantes da margem ocidental do Mar Morto, estava um grupo de pessoas das quais ninguém parecia saber muito. São algumas vezes conhecidos na história, como os IRMÃOS DE BRANCO; outros os têm chamado os Filhos da luz. Eram altamente desenvolvidos e viviam aparte do resto do mundo, ainda que dessem seus tributos em moeda ao governo romano. O propósito dos Essênios foi preparar o caminho para a vinda de Cristo.

Foram eles os que fizeram o grande sacrifício e ajudaram a preparar a Palestina para Sua vinda. Eles também formaram o núcleo dos seguidores e Discípulos de Cristo por todos os lugares. Os Essênios esperavam a primeira vinda de Cristo, como agora estamos nós esperando Sua Segunda Vinda. Se não houvesse sido por seus esforços e sacrifícios não teria havido ouvidos prontos a escutar ao Cristo quando começou Seu Ministério, iniciando a Nova Dispensação de Amor para suplantar a antiga dispensação da lei. Entre esses Essênios estiveram alguns dos mais altos Iniciados desse tempo, incluindo Maria e José. Se não houvesse sido pela ajuda dessas Invisíveis Escolas de Mistérios, não teriam podido chegar a ser Iniciados. Mediante a profunda compreensão da necessidade de purificação ensinada nessas escolas, puderam construir veículos mais perfeitos, necessários para funcionar nos reinos superiores. A Maria e a José foram dadas a oportunidade de fazer o grande sacrifício de preparar-se para dar à luz um Corpo Denso PURO para que o Cristo morasse nele. Eles se separaram de sua comunidade e foram para o Norte fixar sua residência em Nazareth, até que Jesus nasceu.

Max Heindel nos diz que Jesus foi ao Sul pouco depois que alcançou a idade de treze anos e se uniu aos Essênios, com os quais trabalhou e passou todos os treze anos iniciáticos. Ao tempo em que ele finalizou seu desenvolvimento, tanto da cabeça como do coração, estava pronto. Quando o Sol por precessão passou a Áries, ao grau em que se fez possível que o Grande Espírito do Sol, o Cristo, descesse do Sol à terra, teve lugar o batismo, durante o qual Jesus abandonou seus Corpos Denso e Vital, e o Cristo tomou posse deles e funcionou neles durante os três anos de seu Ministério sobre a Terra. Os Essênios dispersos foram os que se uniram a Ele e formaram o grupo de Seus primeiros seguidores. Depois da destruição de Jerusalém, desapareceram do país tão misteriosamente como vieram. Depois os encontramos mais a oeste, e no século XVI os encontramos na Europa, não como Essênios, mas como Rosacruzes, com Christian Rosenkreuz, o Cabeça.

Assim, os Rosacruzes são trabalhadores invisíveis e a real Escola Rosacruz está no Mundo invisível.

Manifestam-se através de diferentes canais no tempo das grandes crises, quando são necessárias fortes medidas, posto que eles apareçam para preparar o caminho para a vinda de Cristo. Eles também ajudam as nações jovens a iniciar-se no Cristianismo. Se nos diz que foram eles que tiveram êxito em conduzir e guiar os precursores que se estabeleceram em nosso continente, e deram forma a nosso governo. Também ouvimos falar da Misteriosa Ordem dos Rosacruzes trabalhando hoje em dia no mundo.

 

(Revista 'Serviço Rosacruz' – 06/85 – Fraternidade Rosacruz – SP)