cabeçalho4.fw

Os Dois Polos: intelectual é presa fácil da vaidade e do personalismo; místico por falta de discernimento

Os Dois Polos: intelectual é presa fácil da vaidade e do personalismo; místico por falta de discernimento

Os Ensinamentos da Sabedoria Ocidental, promulgados pela Fraternidade Rosacruz, foram dirigidos de maneira especial àqueles que não encontraram o Cristo pela Fé. Tais Egos se inclinavam demasiado ao desenvolvimento intelectual e sofriam o risco de, perigosamente, enlaçarem nas teias retardadoras do materialismo. Através do Cristianismo Esotérico poderão satisfazer os reclamos lógicos e uma vez satisfeita a sua Mente, poderá o coração também falar.

O equilíbrio está no desenvolvimento paralelo de nossas naturezas ocultista e mística, isto é, no cultivo da razão e do coração. Este é o símbolo apresentado pela capa do Conceito Rosacruz do Cosmos: um coração (sentimento) e uma lanterna (razão), mantida em nível e paralelo como ideal. Daí resultará um corpo sadio e melhor serviço à humanidade. Platão, o Iniciado, preconizava: "Devemos ser sábios, santos e atletas". E o lema Rosacruz o parafraseia: "desenvolvamos uma Mente Pura, um Coração Nobre e um Corpo São".
Quartas-feiras, dia de Mercúrio propício às atividades mentais, para dissertação de temas ocultistas; e aos domingos, dia do Sol, dia do Senhor, propício à devoção para estudos Bíblicos da Sabedoria Ocidental.

Isto tem maior importância do que podemos imaginar. Todos os estudantes deveriam empenhar-se em acompanhar assiduamente esses trabalhos, ambos devidamente preparados com o "Ritual Devocional", o ritual composto por Max Heindel, sob orientação e ajuda dos Irmãos Maiores, para cultivo da natureza interna dos assistentes. Não importa a repetição. Ao contrário, a repetição é a chave do Corpo Vital. Através dela é que se vão gravando em nosso íntimo os preceitos básicos para nossa formação cristã esotérica. É através dela, com as práticas espirituais, pensamentos, sentimentos e atos, da vida diária quando coerentes com a vontade de nosso verdadeiro "eu" espiritual, que se forma o templo interno sem ruídos de martelos.
Cuidemos, pois, carinhosamente, desses dois polos de nossa interna divindade: razão e sentimento, positivo e negativo, masculino e feminino. O potencial equilíbrio desses dois polos é que nos tornará, gradativamente, uma "usina de força", uma fonte de luz, não importa se ainda pequena, pois "todas as trevas do mundo não podem esconder a luz de uma pequenina vela". Deus é Luz; somos feitos à Sua Imagem e Semelhança; Deus é Onipotente; portanto, a Luz está em toda a parte, principalmente em nós. Como manifestá-la? Através do desenvolvimento dos divinos atributos latentes em nós. Este é o programa da Fraternidade Rosacruz.

Sem dois polos não há eletricidade. Buscar ansiosamente os livros, correr de uma a outra conferência, deleitar-se com as "novidades intelectuais", com as novas formas de apresentação, com os novos vestidos de antigas verdades, é ilusão de sentidos, é passarela da mente carnal (intelecto), não da Mente Superior. Também não devemos buscar, somente, o cultivo do coração. O bom senso está no equilíbrio, no desenvolvimento simultâneo dos dois potenciais.

O intelectual é presa fácil da vaidade e do personalismo. Igualmente, o místico por falta de discernimento, pode ser enganado nas suas experiências internas, confundindo os meros reflexos de seu inconsciente com os raios da intuição, que vêm do supra consciente, do reino Crístico, do Espírito de Vida, diretamente ao coração.

O êxito é sempre alcançado pela ciência, pela perseverança, pelo "vigiar e orar". O exercício noturno de Retrospecção, bem realizado, aguça-nos a consciência e a natureza mística afetando, favoravelmente, o centro espiritual localizado na Glândula Pituitária e que é regido por Urano. O exercício de Concentração e Meditação matinal bem realizado possibilita-nos a disciplina mental, favorece-nos a Observação e o Discernimento, o raciocínio, ajudando-nos em todas as nossas atividades, e inclusive desenvolve o centro espiritual localizado na Glândula Pineal, regida por Netuno, em prol de nossa evolução ocultista.

Desejamos a elevação do gênero humano, começando por nossos estudantes, que, voluntariamente, buscam a orientação dada pelos Irmãos Maiores. Recomendamos a eles que levem a sério o método. Nenhum atleta Iogra resultados se não pratica fiel e assiduamente os exercícios. Se pudessem os nossos Amigos imaginar a felicidade que se esconde nessas realizações, os benefícios de toda ordem que estão reservados a todo "fiel administrador das coisas de Deus", poderiam profundamente compreender o sentido daquela frase: "Buscai primeiro o Reino de Deus e Sua Justiça e todas estas coisas vos serão dadas em acréscimo" – São Mateus – cap. 6:33.

(Revista Serviço Rosacruz – 05/69 – Fraternidade Rosacruz)