cabeçalho4.fw

Como as emoções afetam nossos Corpos

Como as emoções afetam nossos Corpos

Pergunta: Onde se situa a base do Corpo de Desejos no Corpo Denso?

Resposta: O assento do Corpo de Desejos situa-se nos músculos e no sistema cérebro espinhal.

Pergunta: Qual a evidência dessa afirmação?

Resposta: A energia dispendida por uma pessoa quando sob grande excitação ou sentimento de cólera representa um exemplo que corrobora a afirmação acima.

Nessas ocasiões o sistema muscular na sua totalidade encontra-se sob tensão o que não ocorre na execução dos trabalhos mais exaustivos. Sob aqueles estados de tensão emocional muitas vezes a prostração do organismo permanece por várias semanas.

Pergunta: Como seria possível evitar-se isso?

Resposta: Melhorando o Corpo de Desejos mediante o controle das emoções, poupando o Corpo Denso dos males originários das ações desgovernadas, próprias dos impulsos desordenados e irracionais.

Pergunta: Como o ocultista vê essa condição?

Resposta: Sob o ponto de vista oculto, a consciência no Mundo Físico é o resultado da luta entre as naturezas essenciais do Corpo de Desejos e do Corpo Vital.

Pergunta: Qual a diferença entre esses dois corpos ou veículos de expressão?

Resposta: A tendência do Corpo Vital é de atenuar e construir. A sua expressão principal é o sangue, as glândulas e o sistema nervoso simpático. Pela ação de uma vida cristã, o coração transformar-se-á paulatinamente de um músculo involuntário em um músculo voluntário.

Daí a possibilidade de que com o tempo a tendência natural do Corpo Vital seja a de ingressar no baluarte do Corpo de Desejos (o sistema voluntário nervoso e muscular).

A tendência do Corpo de Desejos, ao contrário da do Corpo Vital, é de endurecer ou cristalizar, tendência essa que poderá invadir os domínios do Corpo Vital, ganhar acesso ao baço aumentando sobremaneira a quantidade dos glóbulos brancos no sangue (os quais não são como comumente se propala, os "policiais" do sistema, mas os destruidores).

Pergunta: Como poderá afetar o Corpo?

Resposta: Passam eles através das paredes arteriais e das veias ao sobrevir alguma contrariedade, especialmente nos momentos de cólera. Nessas ocasiões, as arremetidas das forças do Corpo de Desejos fazem as artérias e veias se dilatarem abrindo passagem assim aos corpúsculos brancos rumo aos tecidos corpóreos, onde ao se agruparem formam núcleos de matérias terrosas, nocivas ao organismo.

Pergunta: As emoções abreviam a vida?

Resposta: A pessoa serena e jovial, dedicada a práticas e leituras espiritualistas gozará de melhor saúde e terá uma vida muito mais longa do que aquela que se apoquenta e como se costuma dizer "perde a cabeça".

Pergunta: Por que isso ocorre?

Resposta: Porque o desequilíbrio predispõe-se seu organismo a uma entrada maior de corpúsculos brancos.

Pergunta: É possível manter sob controle esses destruidores?

Resposta: Embora essa destruição desenvolva-se constantemente, não é possível controlar esses destruidores e tampouco não é essa a intenção. Se o Corpo Vital mantivesse ininterruptamente em ação a sua natureza, sua energia seria dispendida para um crescimento contínuo e antinatural.

Pergunta: Não seria então desejável?

Resposta: Não, porque dessa forma não haveria nem consciência nem pensamento. E é porque o Corpo de Desejos refreia e endurece o organismo que a consciência se desenvolve.

(Publicado na Revista Serviço Rosacruz – Fev. 1972)